Dor de cabeça durante o treino, como abordar?

Enxaqueca induzida pelo exercício pode atrapalhar a rotina de treino

Dores de cabeça induzidas pelo  exercício geralmente ocorrem durante atividade física de carga pelo menos moderada, ou após o exercício prolongado e extenuante.  Algumas atividades associadas com dores de cabeça de exercício incluem: corrida, remo, tênis, natação e levantamento de peso.

A enxaqueca do exercício pode ser primária ou secundária.

A crise de enxaqueca pode ocorrer em qualquer atividade física

As dores de cabeça do exercício primária são geralmente inofensivas, não estão ligadas a nenhum problema subjacente, e são geralmente relacionadas à falha adaptativa circulatória e muitas vezes podem ser evitadas com medicação.

As dores de cabeça secundárias ao exercício, são causadas por um problema subjacente, que algumas vezes pode ser sério, atribuídas a doenças orgânicas e podendo, inclusive, exigir atenção médica de emergência.

Nas primárias, os sintomas geralmente são descritos como latejantes, pulsáteis, ocorrem durante ou após exercícios extenuantes, afetam ambos os lados da cabeça na maioria dos casos.

Já nas causas secundárias, podem ocorrer sintomas mais específicos como: vômito, alteração de consciência, visão dupla e rigidez  do pescoço.

Na musculação pode ocorrer enxaqueca induzida pelo exercício

As dores de cabeça primárias do exercício, geralmente duram entre cinco minutos e 48 horas, enquanto as dores de cabeça secundárias geralmente duram pelo menos 24 horas e às vezes permanecem por vários dias.

Quando consultar um médico?

Idealmente todo evento de dor de cabeça de início novo, deve ser informado ao seu médico principalmente se este sintoma se tornar sistemático. Assim, se você sentir dor de cabeça durante ou após o exercício, consulte seu médico.

Alguns fatores  de risco  podem estar associados a dores de cabeça durante o exercício: clima quente, treinos em alta altitude, histórico pessoal ou familiar de enxaqueca, treino em jejum ou em dia após noite mal dormida.

O diagnóstico é baseado na história clínica exame físico, mas suspeita de causas secundárias exames de imagens podem ser requisitados, especialmente se as dores de cabeça duram mais do que algumas horas, aparecem de repente, se o indivíduo tem mais de 40 anos, se ocorre na presença de náuseas, vômitos ou distúrbios da visão.

Desidratação pode induzir quadros de enxaqueca durante o exercício

Se nenhum problema estrutural ou vascular subjacente estiver causando suas dores de cabeça durante o exercício, seu médico pode recomendar medicamentos a serem tomados regularmente para ajudar a prevenir as dores de cabeça.

A indometacina, um medicamento anti-inflamatório, é comumente prescrita. O propranolol (Inderal), um medicamento para pressão arterial, também é usado para prevenir dores de cabeça durante o exercício. Outras terapias, incluindo naproxeno, mesilato de diidroergotamina, foram relatadas como eficazes em algumas pessoas.

Se as dores de cabeça do exercício forem previsíveis, você poderá tomar um medicamento uma ou duas horas antes de um evento programado, como uma partida de tênis ou uma caminhada em grandes altitudes.  Se as dores de cabeça do exercício são frequentes ou imprevisíveis, pode ser necessário tomar o medicamento profilático diariamente.

Calor excessivo está relacionado ao aparecimento de cefaleia no exercício

Vale ressaltar que a dor de cabeça induzida pelo exercício, costuma melhorar com a progressão do condicionamento cardiovascular, uma vez que a alteração na adaptações da demanda circulatória cerebral durante o exercício, está envolvida na gênese da dor.

Portanto, a dor de cabeça induzida pelo exercício não deve ser encarada como um fator de abandono da atividade física ou contraindicação para tal. A avaliação médica se faz necessária, principalmente para excluir causas secundárias, e ser dado um adequado  direcionamento para profilaxia, mantendo e encorajando a prática de exercício para buscar  o melhor condicionamento.

Bom treino!

Dr Bruno Sthefan
Médico do Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *