Corrida de São Silvestre, o essencial para uma boa prova

Fernando Malheiros, atleta de futebol que fez sua primeira São Silvestre. Segundo ele, sua melhor experiência de corrida até aqui.

A São Silvestre é uma prova de corrida conhecida mundialmente. Recebe esse nome em homenagem à morte do papa Silvestre no dia 31 de dezembro. Criada em 1925 pelo jornalista Cásper Líbero, um amante do esporte e idealizador da Gazeta Esportiva, hoje a prova é mundialmente conhecida e uma das mas buscadas no planeta.

Dr. Bruno Sthefan (Médico do Esporte). A experiência da São Silvestre é única e a emoção de completar é mágica.

A prova da São Silvestre, apesar de não ser uma meia maratona, muitos consideram que o desgaste pode ser considerado semelhante, levando em conta as variações do solo e de altitude inerentes à prova. Assim, algumas orientações podem ajudar no intuito de prevenir lesões e completar a prova.

Erick Castelhero (organizador da São Silvestre). “Cada ano uma nova experiência”

O profissional de Educação Física Sidney Noguchi especialista em Treinamento Desportivo com 10 participações na São Silvestre, comenta sobre 10 dicas essenciais para quem pretende participar dessa prova.

Sidney Noguchi especialista em treinamento com a personagem Chiquinha (comum correr fantasiado)

1. Esteja com a saúde em dia. Procure um médico para realizar uma avaliação pré-participação esportiva e cheque se está tudo correto com o seu corpo, para que a experiência de correr a São Silvestre seja confortável e não traumática. Geralmente são recomendados exames cardíacos, e se você já tem mais de 35 anos uma avaliação com cardiologista é recomendada.

2. Saiba a hora de diminuir o passo. Busque as planilhas de corridas com os treinadores experientes. Adquira um relógio para manter o pace conforme a estratégia de treinamento traçada com o seu educador ou coach.

Existe um planejamento específico à cada condição física que  deve ser previamente elaborado e que vai te favorecer para encerrar a prova bem e sem se machucar.

Marílson dos Santos possui três vitórias na tradicional Corrida de São Silvestre

Caso seu condicionamento ainda não seja suficiente para completar o percurso inteiro correndo, você poder participar e completar fazendo uma planilha  mista de corrida e caminhada. É fundamental saber o momento de alternar, respeitar os sinais do corpo, mantendo atenção à sua respiração, nível de dor e sede. Não espere sentir falta de ar ou ter dor para reduzir  o passo.

3. Hidrate nos pontos de água. Se você não está bem condicionado e adaptado à longas distâncias a desidratação pode ser um fator que ameace o sucesso do seu resultado. Assim, aproveite cada ponto de hidratação para beber um pouco de água. Não seja muito afoito na hora de beber, tente engolir com calma a cada três goles respire e volte a beber.

4. Use carboidrato durante a prova. A depender do seu condicionamento, a suplementação pode ser necessária de uma a três vezes. Geralmente, os géis de carboidrato atendem essa demanda. Outras formas de carboidratos também pode ser usadas. A rigor, provas que ultrapassam uma hora já recomenda-se a suplementação de carbo.

Setor Premium. Onde as celebridades da prova se divertem

5. Atente-se às dores. Dores na sola do pé, nos joelhos, no quadril e na coluna significam que alguma coisa não está funcionando muito bem. A dor deve ser respeitada durante todo o percurso e se estiver intensa ou persistente, pare de correr imediatamente. No pós-prova, é comum surgirem dores musculares e você pode realizar um treino regenerativo com trote leve ou bicicleta. Isso ajuda a reabsorver o lactato acumulado mais rapidamente, que é uma das principais causas de dor. Se não houver melhora ou se a dor ficar mais restrita a articulação, busque atendimento médico pois pode ter ocorrido lesão.

6. Cuide dos seus pés e tornozelos. Crie o hábito de realizar exercícios de alongamento e fortalecimento para a musculatura dos pés e tornozelos. Durante a corrida e principalmente nas subidas, essas articulações, os respectivos tendões e a musculatura são intensamente solicitados. Mantenha-os hidratados e descansados após a prova, utilizando calçados mais folgados, como chinelos ou sandálias.

7. Pratique treinos de força. É fundamental para afastar possíveis problemas articulares e musculares. Além do treino de fortalecimento na academia o atleta deve realizar treinos de alta intensidade em subidas, além de treinos neuromusculares com pliometria (saltos/lançamentos).

8. Esteja mentalmente preparado para a competição. Controle sua ansiedade e meça sua intensidade no dia da prova, para não sobrecarregar o seu organismo e não causar lesões ou traumas.

9. Durma cedo na véspera na prova. Importante ter uma boa noite de sono, estar com o organismo descansado facilita o foco na prova e atenção com todas as precauções. Além de melhorar a recuperação pós corrida.

10. Curta cada momento, os trechos e sinta a energia de quem aplaude. A magia e energia da prova é única e inesquecível.

A prova da São Silvestre é cheia de peculiaridades o que a torna uma experiência única e inesquecível. É uma prova que exige diversas habilidades para aqueles desejam performar e que exige bastante cautela para os corredores menos experientes que pretendem terminar a prova.

Muitos participam da prova pela experiência única de estar na mais famosa corrida do Brasil, e completar é lucro! Independente do seu objetivo, seguir as precauções e orientações dos mais experientes irão aumentar sua chame de terminar sem machucar e ainda se divertir no percurso.

Bom treino!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *