Gaalooo! E Ceni salva o Grêmio.

Foto: Rubens Chiri/SPFC

Quando parecia que o Galo teria de esperar, pelo menos, uma rodada a mais pra meter a mão na taça, pois o desesperado Bahia vencia por 2 a 0, já pra lá da segunda metade da segunda etapa de jogo, eis que o Galo levanta a crista e, com um gol de pênalti de Hulk, e outros dois de Keno, vira o placar e sai de campo gloriosamente campeão brasileiro, depois de meio século de espera.

Nada mais merecido, pois a campanha do Atlético foi impecável, sob o comando de Cuca e a estrela de Hulk, conquistado o Brasileirão com folga na tabela sobre dois outros bambas do torneio – o Flamengo e o Palmeiras.

E me fez lembrar aquele outro Galo, o primeiro campeão brasileiro, quando em 1971 foi instalado o campeonato nacional na esteira do Robertão, sinalizado pelos interesses políticos do então presidente da CBD e da Arena fluminense (partido da ditadura militar), sob os auspícios da célebre frase do mandatário: “Onde a Arena vai mal, mais times no Nacional”.

E a escalada, que começou com vinte times, chegou a beirar os cem, na sucessão dos torneios, até a eleição de Giulite Coutinho, já nas franjas da redemocratização, quando caiu para os vinte atuais.

Era aquele Galo dirigido por Telê Santana e que tinha em campo craques como Vantuir, Oldair, Humberto Ramos, Lola, Dario, Tião, o mestre no cruzo, como gostavam de dizer os mineiros, e tantos outros, que se impôs na decisão do triangular contra São Paulo e Botafogo, dois timaços à época.

Nesses cinquenta anos de espera, porém, o Galo ostentou algumas equipes excepcionais, onde se destacaram craques como Rei-Reinaldo, Cerezo, Eder etc.

Memorável feito do Galo. E já não era sem tempo.

Um pouco mais tarde, outro gigante do nosso futebol, o Grêmio recebia em seu campo o São Paulo, ambos com campanhas aterrorizantes diante de suas respectivas grandezas.

O Grêmio, à beira do precipício, e o São Paulo ainda espiando de esguelha o fundo do poço.

Eis, então, que na véspera do jogo Ceni incorporou o espírito masoquista de Crespo e voltou a escalar seu time com três zagueiros, sistema de jogo que jogou o Tricolor paulista à essa deplorável situação. Não só isso: pinçou do meio de campo o canhoto Sara, principal articulador do ataque de seu time, e remeteu-o à lateral direita, esquecendo da nefasta experiência anterior com outro atacante canhoto e habilidoso – Marquinhos – destinado em jogo passado a essa mesma função.

Deu-se, então, um, verdadeiro massacre técnico e tático do Grêmio ao longo de todo o primeiro tempo diante de um São Paulo desarticulado, submisso e incapaz de se organizar minimamente em campo.

Foi quando o Imortal abriu a contagem com Tiago, de cabeça, logo depois  de ele mesmo ter perdido gol feito, salvo por Miranda em cima da risca.

Bem que Ceni tentou desfazer o malfeito no intervalo, com as entradas de Igor Vinicius no lugar de Benitez e de Marquinhos no de Wellington.

Mas, aí a vaca já havia se embrenhado no brejo, e o Grêmio aumentou com Diogo Barbosa e, já no finzinho, com Jonathan, do meio do campo, deixando o Grêmio com um último suspiro de escapar ao descenso.

Quanto ao São Paulo, que Ceni aprenda a lição que já lhe fora ministrada antes por três vezes, e exorcize de vez esse signo maldito dos 3.

 

7 comentários

  1. Parabéns ao galo. Super merecido esse título, de ponta a ponta. Lembrando que os gols de hoje foram do Palmeirense Hulk e do ex-palmeirense Keno. Quanto ao São Paulo, xiiiiiiiii, Helena…..ele desceu pro inferno outra vez? Mas outro dia contra o sport ele tinha subido aos céus….e continua a gangorra tricolor…sobe, desce,desce,sobe, sobe, desce, desce, sobe, sobe, desce….ufaaa!!!…só Jesus na causa ! kkkkkk

  2. Helena boa noite, depois das barbaridades do Rogério Ceni na formação do time, chego à conclusão que o Rogério Ceni é um CRETINO, cretino maior é o Presidente do Clube que contratou esse paspalho, pobre SPFC, pra 2022 não temos treinador, não temos goleiro, não temos lateral direito, não temos meias de criação, com toda certeza fiasco e mais fiascos no ano que vem, que goleiro mentiroso, dois gols tomdos por estar adiantado

  3. Esse treinador inventou contra o Flamengo colocado um zagueiro de cintura dura para marcar atacantes de velocidade, outro dia com Marquinhos como lateral direito, hoje inventou de novo com um meia atacante como lateral direito, não ganhou nenhum dos três jogos e pra piorar levou dois chocolatões

  4. LIXOS TRICOLORES
    -ROGÉRIO TREME – NARCISISTA- NA PRIMEIRA PASSAGEM PELO TRICOLOR FOI DISPENSADO PELO PIXU-LECO, APÓS PERDER VÁRIAS PARTIDAS DEIXANDO O TIME NA Z-4, FOI PARA O CRUZEIRO BRIGOU COM QUASE TODOS OS JOGADORES PROVOCANDO A QUEDA PARA SEGUNDONA, FOI PARA O FLAMENGO (MELHORES JOGADORES DAQUELE MOMENTO) BRIGOU COM TODOS JOGADORES E PERDEU TODAS DISPUTAS DE TÍTULOS. VOLTOU PARA O SPFC, NÃO TEM ESQUEMA DE JOGO, NÃO SABE ESCALAR, NÃO SABE SUBSTITUIR, É ARROGANTE E PSICOPATA DEIXANDO O REINALDO (MELHOR JOGADOR DA TEMPORADA NO BANCO E COLOCA BEQUE CENTRAL DE ZAGUEIROS. TOMOU UM PASSEIO DO GRÊMIO QUE NÃO GANHOU DE NINGUÉM POR 3 X 0.
    -TIAGO VOLPI – CAOLHO E BRACINHOS DE JACARÉ, PIOR GOLEIRO DO TRICOLOR DE TODOS OS TEMPOS, NÃO SABE SAIR DO GOL E QUANDO SAI É UM DESASTRE, E O PIOR QUE O TÉCNICO E DIRETORES NÃO ENXERGAM.
    -MURICI RAMALHO, DIRETOR BOA VITA, GANHA R$280.000 MENSAL PARA ASSITIR JOGOS NO CAMAROTE, APROVOU O CRESPO E ROGÉRIO TREME, ALÉM DE NÃO CONSEGUIR CONTRATAR UM BOM GOLEIRO.
    -CASARES (CAPACHO DO PIXU-LECO), CONTRATOU OREJUELA (QUE ERA RESERVA NO CRUZEIRO) POR 3 MILHÕES DE DÓLARES, ALÉM DE CONTRATAR O CALERI, GABRIEL NEVES, EDER, E FAZER ACORDO COM O DANI ALVES EM 60 PARCELAS DE QUESE 400 MIL REAIS POR MÊS. NA CAMPANHA PARA PRESIDENTE DISSE QUE ERA ANTIÉTICO PAGAR SALÁRIOS PARA CONSELHEIROS, FOI ELEITO, NÃO FEZ NADA PARA ESTORNAR E AINDA AUMENTOU SEU SALÁRIO.
    CONTRATOU O ROGÉRIO TREME ATÉ FINAL DE 2022, PELO SALÁRIO DE 800 MIL MENSAIS COM MULTA RESCISÓRIA ASTRONÔMICA.
    O QUE SE PODE ESPERAR DESTE PRESIDENTE, DO TÉCNICO, DO MURIÇOCA! ESTES CARAS ESTÃO FALINDO O TRICOLOR

  5. Helena, Telê Santana foi ótimo porque não inventava moda, fazia o simples, treinava fundamentos básicos como cruzamentos, passes, etc. Sabia o momento certo pra puxar jogadores da base, tinha olho clínico. E montava seu time para jogar bola, jogar bonito, e ganhar e ganhar títulos. Que Rogerio se espelhe nele, pois também foi seu jogador. Pare de inventar moda Rogerio, faça o simples. Ainda acredito que possa dar certo, ao contrário de muitos torcedores tricolores . Quanto ao rebaixamento, agradeça a salvação da queda a Abel Ferreira e ao Bahia, que cairá juntamento com o Grêmio, e, bem possível já nesse domingo. Ou seja, o SPFC se salvará, mas nem é pelos seus próprios méritos, mas pela maior incompetência e ruindade de outros. Campeonato pra esquecer. Jogadores (a maioria do elenco) pra esquecer. Reformulação é pra ontem.

  6. HELENA, NAO CONCORDO COM VOCE SOBRE ESSE NEGOCIO DOS ZAGUEIROS TER SIDO O MOTIVO DA
    ATUACAO DESASTRADA DO TIME. UMA ARMACAO DE 3 ZAGUEIROS NAS MAOS DE UM TREINADOR HABIL
    PODE FUNCIONAR , CERTAMENTE MENOS QUE UMA FORMACAO DE 2 BEQUES. O PROBLEMA CHAMA-SE
    ROGERIO CENI.. NAO TIVESSE ESSA IMAGEM DO PASSSADO SERIO SIMPLESMENTE CENI TREINADOR.
    MUITO FRACO, INCONSISTENTE , TEIMOSO E ESCRAVO DE ESQUEMAS. OS ESQUEMAS PODE SER USADOS
    MAS TEM QUE SER INTERPRETADOS PARA CADA SITUACAO QUE O TREINADOR ENCONTRA.. ENTAO A ATUA
    CAO DO TIME NAO TEM NADA HA A HAVER COM 3 ZAGUEIROS.. QUANTO AO RESTO O PESSOAL QUE ESCRE
    VEU AQUI TEM TODA RAZAO, DISSERAM TUDO…. MAIS O QUE O COZAC ESCREVEU NO SEU BLOG ONTEM.
    ABRACOS

  7. Esse pessoal tem que parar com isso! Técnico não ganha jogos, quem ganha são os jogadores que estão dentro do campo. Ganham uma fortuna para ganharem jogos. Ora, essa cambada de caneludos que estão no São Paulo já deram vexames nas mãos de tantos técnicos antes do Rogerio Ceni, tanto é que ,quantos títulos o São Paulo ganhou nesses últimos anos, com exceção do Paulista? Tres zagueiros, dois zagueiro, nove centroavantes, 15 goleiros…e daí? Com a fortuna quer esses caras ganham eu jogaria no time até de roupeiro e tenham a certeza que daria meu máximo para o time ganhar jogos. Parem de culpar o técnico e observem a qualidade dos jogadores que ele tem em mãos, vai ver que ninguém faz milagres com “cabeças de bagre”. No jogo contra o Gremio ninguem jogou nada , pareciam baratas tontas em campo, ninguém queria nada!.. Ora, se sou craque eu jogo em qualquer posição, vejam o caso do Dudu do Palmeiras. Ora é ponta esquerda, ora é centro avante, ora é ponta direira, ora é beque e assim vai, e o mesmo acontece com o Gustavo Scarpa e com o Veiga, até o Deyverson “maluquinho” aparece em todos os lugares do campo . Os torcedores do tricolor tem que pegar no pé é dos jogadores, não do técnico Ceni, que não tem culpa nenhuma, me poupem….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *