Esse é o Peixe de sempre

Foto: Natacha Pisarenko/AFP

O Santos não deixa de me impressionar desde quando menino, no início dos anos 50, vi em ação aquele ataque com 109, Antoninho Fernandes, Silas, Odair e Pinhegas, Na época, não ganhava um título há décadas, mas praticava um jogo ofensivo, leve, altamente técnico, gostoso de se ver.

Depois, veio o bi, com Tite, Álvaro ou Jair, Pagão, Vasconcelos e Pepe, que antecedeu a Era de Ouro com Pelé e cia. bela.

Ainda outro dia, sob pressão danada de todos os lados, sagrou-se vice da Libertadores, para, nesta noite de terça, estrear no torneio continental batendo o San Lorenzo, lá, por 3 a 1, com uma garotada que me vejo incapaz de escalar assim de cabeça.

E venceu dominando todo o primeiro tempo, quando meteu 2 a 0, um golaço de Lucas Braga, aos 7 minutos, e outro, de Marinho cobrando pênalti do goleiro em Marcos Leonardo.

E olhe que os dois principais esteios da equipe estavam a meio pau. Marinho começou jogando depois de mais de mês parado, e Soteldo só entrou no segundo período, também depois de longa ausência na Venezuela, sem treinar nem jogar.

Na segunda etapa, o San Lorenzo levantou a crista, passou a pressionar o Peixe e chegou ao seu gol de honra numa falha de Pará, que não conseguiu cortar cruzamento da direita bem aproveitado por Angel Romero.

E aqui quero bater palmas para o técnico argentino Holan, que em vez de encher o time de beques e volantes pra assegurar o placar de 2 a 1, preferiu alterar a parte ofensiva, com as entradas do menino Ângelo, de Soteldo e de Bruno Henrique.

A partir daí, o Peixe voltou a crescer até chegar ao terceiro tento, numa arrancada de Soteldo que culminou no toque certeiro de Ângelo na esquerda.

E assim segue o Santos com boa vantagem em busca de um lugar na próxima fase da Libertadores, com seus meninos e o velho estilo de jogar sempre em direção à meta adversária, sob qualquer comando ou formação de equipe.

7 comentários

  1. O Alberto Helena Jr é um jornalista que dá prazer em ver, ler, ouvir, como é diferente as suas análises táticas, recheadas de história, sempre com leveza e nunca sem responsabilidade, credibilidade, profissionalismo, não está mídia folclórica e descompromissada de tudo. Viva o Santastico Show da Vila, viva o futebol, que nos proporciona momentos de felicidade, no caso hoje, o meu Santos e o competentissimo Alberto Helena Jr, que Deus o conserve por muitos e muitos anos, fazendo a diferença no jornalismo em meio a tanta mediocridade e pequenez…

  2. Caro Helena, o Santos e sua verticalidade surpreende tanto quanto sua escrita, sempre renovando, sempre criando imagens.
    Parabéns pela crônica sobre o Santos.
    Com admiração,

    Prof. Ibrahim.

  3. Alem de….meu caro mestre….um jogo de muitas faltas….e sendo assim….acho que desvantagem para o Santos que teve um pouco mais com a bola no chao….mas nao tem isso, nao….se for pra ser assim que seja….viva o Peixao na Libertadores

  4. Alberto Helena Jr.

    Não vi o jogo ao vivo mas vi agora através do seu belo texto que sempre segue a rotina de nos dar pontos históricos de grandeza de todos os times sem se deixar levar por clubismo, parcialidade e outros defeitos que pululam entre jornalistas de gerações mais novas que não desfrutaram como nós, “véinhos”, de momentos mágicos de outrora do futebol brasileiro e de seus times verdadeiras máquinas de jogar futebol, mais uma vez texto irretocável testemunha de um jornalismo sério….parabéns amigo Alberto e olha que nem sou santista, sou amante como você do bom futebol. Saudações palmeirenses.

  5. Professor Alberto!
    Sei que o senhor não é santista, mas faz para da pequena parte da imprensa que não torça, mas trabalha com honestidade em todos os momentos. Os nossos parabéns da coletividade santista, tão machucada pela mídia que torce, a um extraordinário homem de imprensa, com a honestidade, a sinceridade e o conhecimento de poucos…. chamado Alberto Helena Jr.!

  6. Não conhecia o seu blog,mas a partir de hoje,estarei sempre por aqui.Acabei de lê uma matéria a seu respeito no UOL,foi lá que descobri o blog.Jornalista imparcial está em extinção,você é um dos últimos,Muito obrigado. DA-LHE PEIXE!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *