Verdão, bravo! Inter e Timão, ufa!

Foto: David Mercado/AFP

Time que sobe o morro inevitavelmente bate naquela muralha invisível chamada de altitude, e cai.

Pois, o Verdão encarou de peito aberto a altitude de La Paz, o Bolívar e derrubou ambos, mesmo desfalcado de alguns jogadores essenciais como Felipe Melo, Patrick de Paula e o Lucas Lima das últimas duas exibições.

Só que Luxemburgo não se acovardou diante das dificuldades naturais do jogo da Libertadores e manteve o esquema que tirou o Palmeiras do marasmo que o perseguia em meio à pandemia, escalando apenas um volante (Ramires), três meias e dois atacantes, com Menino jogando por dentro, não pela ponta como ocorria antes.

Resultado 2 a 1, gols de William, de pênalti, e de Menino, num disparo sensacional da intermediária no ângulo.

Talvez pela garantia de que o Verdão poderia trocar cinco jogadores, seus atletas não se pouparam como de hábito o fazem os times brasileiros que se aventuram morro acima, ou porque o time, assim formado, é bom, o fato é que o Palmeiras foi a maior parte do jogo superior e ainda encerrou-a com um chute de Scarpa no travessão,

Já o Inter, em casa, protagonizou um espetáculo emocionante diante do América de Cali, em jogo de sete gols, placar definido já nos acréscimos por Boschilia, autor de outro dos quatro gols colorados e o melhor jogador em campo.

E olhe que, em determinado momento da partida, parecia que tudo estava definido a favor do Colorado, que vencia por 3 a 1, quando, subitamente, o América empatou no segundo tempo.

A propósito, é irritante essa mania dos times brasileiros de desacelerar o jogo quando têm uma vantagem no placar. Em vez de seguir atacando em busca de mais gols, ficam ali naquele banho-maria, esperando que o adversário ofereça uma chance para o contragolpe que quase nunca se oferece. Aí, tomam um gol, se desesperam e é aquele perereco pra recuperar a vantagem.

Foi mais ou menos o que aconteceu com o Corinthians frente ao Bahia, em Itaquera.

Fez 2 a 0, com Otero e o menino Roni; tomou um gol de Nino Paraíba, em nova hesitação de Cássio; aumentou com Gil, de cabeça, mas permitiu ao Bahia tomar conta do jogo, fazer o segundo com Saldanha e ficou ali esperando o fim do jogo com o terço na mão.

De qualquer forma, o Timão venceu e, neste ciclo de sua vida, é o que mais importa.

Foto: Divulgação/Rodrigo Coca

6 comentários

  1. Alberto Helena Jr.

    Nunca substimem o Verdão que foi lá no céu literalmente a 3.667 metros de altitude aonde o avião precisa subir para depois aterrisar pois o aeroporto fica a 4.100 metros acima do mar e meteu, só no sapatinho, um chocolate no tal de Bolivar por 2 x 1, o “ultrapassado” (ironia) Luxa deu nó e um banho tático no aturdido técnico do time boliviano, aplicado e calmo em campo o Verdão tocou a bola e fez só a redondinha correr assim poupando o folego de nossos jogadores e deu muito certo porque todos no time corresponderam a orientação tática de nosso técnico e de lá saimos com a vitória, coisa que nenhum time brasileiro tenha feito desde 1983 potanto há 37 anos, se tivesse torcida hoje teriam que pagar dois ingressos, um para entrar e outro para ver o gol de placa, um chutaço lá da intermediária no ângulo que foi morrer no fundo das redes do desesperado goleiro boliviano que pulou só por pular porque na hora que saiu o pombo sem asas sabia que não iria chegar…..gooooolaaaaaaçooooo…. e como sempre a pergunta que não quer calar…..e aí Tião Fiel assistiu o jogo e viu como se ganha um jogo sem apito amigo, sem var ? Falando nisso Tião o seu time lá na Arena Gardenal de Itaquera suou sangue para ganhar do Bahia….parábens…..precisou de uns trancos para jogar bola né…..o cagaço era evidente porque quem tem….tem medo né e com razão pois é inadmissivel agressão de qualquer natureza contra qualquer pessoa….rindo até 2026. Saudações palmeirenses.

  2. Mestre Helena Jr, essa foi uma vitória histórica do verdão. Como diria meu velho pai, jogou no “banho maria” e derrotou, na altitude, o melhor time da Bolívia após 37 anos de tabu sem perder para clubes brasileiros No primeiro tempo O Bolívar ficou meio perdido e foi superado pelo jogo dinâmico do Palmeiras e teve poucas chances no ataque e só recorreu à bola parada. No segundo tempo houve uma reação e dominou as ações, mas não teve profundidade. Após o gol do Riquelme, tentaram chegar ao empate, mas pararam na sólida defesa palmeirense. O jogo do Palmeiras foi simples e inteligente. Teve a posse da bola e , baseado na velocidade, Willian e Rony ( ufa, finalmente !) foram um pesadelo para a defesa boliviana. Reparei, pela TV, um pouco antes do jogo terminar, que o técnico do Bolívar, com cara de poucos amigos, foi sentar no banco de reservas e esperou o final do jogo, já sem esperanças de um resultado melhor. Boa verdão, sempre acreditei em vc !!

  3. Alberto Helena Jr.

    Como diriam alguns como tem “especialistas” na alegrinha cônica esportiva brasileira sem nenhuma responsabilidade sobre as consequências do resultado de análises feitas de forma açodada, diriamos até venais que buscam atingir pessoas do ramo do futebol, como o Luxa, que vêm fazendo um trabalho digno e sério na Sociedade Esportiva Palmeiras e sofrendo críticas por muitos “entendidos” que na verdade tem picuinhas não só contra o treinador como também contra o Verdão, isso faz um mal danado ao esporte pois suas “análises” levam muitas vezes as torcidas a um grau de impaciência que resultam em coisas terríveis para o futebol tais como ficar cercando jogadores e treinadores em aeroportos e agitando as redes sociais contra os profissionais, eu sempre fiz as minhas críticas, inclusive contra o sistema de jogo imposto pelo Luxa que inadvertidamente considerei acovardado mas após uma análise de minha própria consciência vi que minha impaciência não tinha motivo de ser, a gente com a idade vai aprendendo a analisar as coisas e procurando se colocar no lugar dos outros por isso venho a este espaço me desculpar publicamente com o Luxa pela minha impaciência e as críticias feitas neste blog e por isso lanço a #FICALUXA, pois você Luxemburgo, por muitos considerado “ultrapassado” ao contrário definitivamente enxerga quilometros a frente destes especialistas que o criticam….vamos Verdão pois o Luxa está definitivamente acertando o time e quando se encaixar plenamente vai ser dificil parar esse time….parabens Luxa essa vitória é fruto direto do seu conhecimento técnico e tático…..valeu mermão como dizem os cariocas Luxa…..rindo até 2026. Saudações palmeirenses.

  4. Alberto Helena Jr.

    São meia noite e trinta e oito minutos do dia 18/09/2020 e eu não aguentei esperar você postar sobre o vexame do “Framengo” que levou um vexatório 5 x 0 do time dos funcionários de uma fábrica de laranjas, em plena libertadores da américa, envergonhando todo o futebol brasileiro e a pergunta que não quer calar é….cadê você Oliveira ? Seu time perdeu para um time de fábrica de suco de laranja mas na verdade quem foi espremido, chupado e engarrafado foi o menguinho do urubu, eu disse diversas vezes para você Oliveira, quando você zoava os times paulista e exaltava a pretensa superioridade do menguinho sobre todos os outros times, que as vezes não é tão dificil fazer um bom campeonato e subir aos pincaros da glória mas também é bem mais dificil permanecer no cume da montanha e aí veio o humilde time do Del Valle e voou em campo enquanto o menguinho tropeçava na sua própria soberba, arrogância e de lingua de fora levou cinco mas poderiam ser dez gols se o time equatoriano não tivese tirado tirado o pé, ficaram com dó do menguinho….vocês hoje foram rebaixados moralmente perante a todas as torcidas de Mengão para menguinho (com letras minusculas mesmo), chupa Oliveira só que não é laranja é limão (verde) sem açucar…..rindo até 2026….#FICADOME para a nossa alegria. Saudações palmeirenses.

    1. kkkkkk…primeiro, a fábrica de sucos Del Valle detonou as galinhas do KI MICÃO de Itaquera, agora detonou o urubu soberbo da Gávea. Acho que eles não gostam muito de galináceos e aves de rapina hehehe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *