Peixe cai e Tricolor avança

Foto: Rubens Chiri/SPFC

E o Mengão segue lampeiro no topo da tabela, mantendo os oito pontos que o separam do vice Palmeiras, ao bater o Furacão, na Baixada, por 2 a 0, dois de Bruno Henrique. E olhe que era uma armadilha para o líder, desfalcado do seu artilheiro Gabigol, entre outras coisas, porque o adversário é daqueles raros brasileiros que buscam jogar bola. Aliás, jogou, mais do que o Flamengo, diga-se, que nunca havia dependido tanto de Diego Alves nesta fase de ouro do time no campeonato.

Baixando os olhos para a vice-liderança, o Peixe, ao empatar por zero a zero com o Inter, no Beira-Rio, desceu um degrau. E pode botar na conta de Sampaoli, o timoneiro da grande virada caiçara neste campeonato. Justamente, porque novamente resolveu armar seu time com três zagueiros, o que drenou a capacidade de o Santos exibir aquele futebol fluente e irresistível no ataque.

Mais tarde, neste domingo, o Corinthians defendia o quarto lugar com seu mais próximo perseguidor pela vaga direta à Libertadores, o São Paulo de Fernando Diniz (mais ou menos, melhor dizendo). Como o jogo, ainda por cima, era no Morumbi, caiu a sopa no mel para o esquemão Carille: todo mundo lá atrás e uma vaga esperança na frente, ainda mais vaga por conta dos tantos erros de passe na transição da defesa para o ataque.

Por seu lado, o Tricolor colaborou para o esquema alvinegro, ao congestionar seu jogo pelo meio, lotado de meias e volantes. Resultado: o primeiro tempo se resumiu naquele petardo de Reinaldo no poste de Cássio, e na jogada decisiva inacabada por Clayson, que driblou Volpi e saiu com a bola pela linha de fundo.

O fato é que, no segundo tempo, o São Paulo voltou mais ativo, enquanto o Corinthians seguia sem um neurônio sequer no seu meio de campo, limitando-se a barrar a entrada de sua área. Resistiu até os 20 minutos, quando Manoel cometeu pênalti, empurrando Vítor Bueno que engatilhava o tiro fatal na área. Reinaldo bateu firme no canto e o Tricolor termina a rodada ao lado do Corinthians na tabela, por pontos ganhos, perdendo a quarta vaga por um gol de diferença.

No fundo, no fundo, quase nada mudou no cenário geral do Brasileirão.

9 comentários

  1. Alberto Helena Jr.

    Resultado normal no Morumbi, aliás esse time de itaquera a tendência é descer ladeira abaixo, com esse esquema tático mais do que manjado de jogar na defesa e por uma bolinha espirrada no ataque 1 x 0 foi pouco para o tricolor, no final do campeonato o time de itaquera pelo anti futebol praticado estará lá pelo 12º ou 13º lugar e o pessoal de itaquera que levante as mãos para o céu se terminar como eu disse, já o tricolor do Morumbi é capaz de descolar uma boquinha na libertadores de 2020, já o Santos que tropeçou hoje em Porto Alegre é outro que levante as mãos para o céu e agradeça o 0 x 0 pois se o Inter joga para valer ia ser uma sacolada colorada, enfim campeonato já vai para o seu outono e acho que todo mundo já vai estar mais ou menos em seus lugares, para o bem ou para o mal, garantidos o Verdão lutando pela vice liderança e será um lugar honroso, senão vejamos 2016 campeão, 2017, vice campeão, 2018 campeão 2019 provavelmente vice campeão definitivamente os anos pares são os melhores para o Verdão porém a diretoria tem que mudar a estratégia de contratações nada de aposta porque o Palmeiras não é laboratório para ver se jogador dará certo ou não, contratações pontuais para resolver, não basta quantidade tem que ter qualidade, Pitty Martinez, Ibrahimovich, Hulk aí sim né. Saudações palmeirenses.

    1. E nada de tu,JJ falar do melhor time e elenco do futebol brasileiro, o Mengão! Comeu abiu? Você tinha dado uma previsão que o patético paranaense venceria o Mengão, falando que o Mengão estava desfalcado, que os jogadores que entraria no lugar dos titulares não teriam capacidade de substituir a altura e vejo esse garoto do Mengão revelado na base o Lucas Silva,, que sofreu o pênalti que infelizmente o árbitro marcou no campo mas foi chamado pelo árbitro paulista do Var, isso mesmo o árbitro paulista do Var,chamou o juíz Lalau para anular o pênalti seria mera coincidência ou não por paulista e na qual os medíocres timecos paulistas estão tentando brigar pelo título o que não vão chegar pois não possuem jogadores!
      Isso é que tu o Sr.Helena deveria falar.Ha mais o prejudicado foi o Mengão se fosse algum timeco paulistas você e o se Helena estariam criticando o árbitro.Mas segue o líder!
      Mengão rumo ao heptacampeonato!!!
      Saudações rubro Negra!

      1. Alberto Helena Jr.

        Queria cumprimentar meu amigo rubronegro Oliveira e dizer a ele que o planejamento do Flamengo foi muito bem feito e que está a caminho do título com toda a justiça jogando muita bola porém o campeonato ainda não acabou, daqui a pouco o time da gavea estará enrolado com o Grêmio na semifinal da libertadores e aí é que vamos ver quem tem garrafa para vender, o elenco será muito importante para a conquista do campeonato que vocês não ganham há dez anos mas acho que esse ano você tem grandes chances de levantar a taça…eu acho que sou um pouco mais velho que você Oliveira, tenho 64 anos e torço pelo Verdão desde os cinco anos de idade, já vi muito time com o campeonato praticamente nas mãos e por um detalhe deixar escapar o título e te digo todos os cumprimentos e reconhecimentos só depois de levantar a taça com todos os méritos jogando bola e só bola dentro de campo. Saudações palmeirenses.

  2. Nobre, Helena Júnior, com os jogadores que estavam em condições, para a partida, da camisa 5 a 11, o ideal seria começar com, Matheus Jesus, Matheus Vital e Clayson, Janderson, Boseli e Love. Mas como “gosta o treinador”, de no mínimo 2 volantes, que fosse assim : Gabriel, Matheus Jesus e Matheus Vital, Janderson, Love e Clayson. Porque, com o Time jogando na retranca, como “gosta o treinador”, a chance de obter sucesso no contra ataque, seria maior, com 3 de velocidade a frente. è uma coisa tão óbvia, que é duro acreditar, existir um treinador de uma Equipe grande, que não enxergue isso …

  3. OS OPERADORES DO VAR ESTÃO DECIDINDO O BRASILEIRÃO. E PENSAR QUE ACHAMOS QUE ESTE EQUIPAMENTO FOSSE ACABAR COM OS ERROS DE ARBITRAGEM – LEDO ENGANO – DESDE 1971 NÃO VEMOS UM CAMPEONATO TÃO CHATO. OS PROGRAMAS ESPORTIVOS NÃO ESTÃO FALANDO DAS COISA DO CAMPO – FASTA-SE HORAS FALANDO DO VAR – OS CARAS CONSEGUEM ERRAR COM IMAGEM EM 3D E DE VÁRIOS ANGULOS, UMA VERGONHA. COMO NÃO CHEGAR A CONCLUSÃO DE QUE O VAR ESTÁ SENDO MANIPULADO? HOUVERAM LANCES QUE PRECISAVAM DE REVISÃO E NÃO FORAM REVISADOS E LANCES EM QUE O NARIZ OU O CALCANHAR DOS ZAGUEIROS DAVAM CONDIÇÕES AOS ATACANTES E DEPOIS DE HORAS OS ARBITROS DECIDIRAM VALIDAR OU ANULAR OS GOLS. CARA, TEM MAIS DE CINCO PESSOAS NA SALA DO VAR COM IMAGENS, COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA, ETC, ETC., GASTA-SE UMA FORTUNA COM ESSE EQUIPAMENTO QUE ESTÁ SENDO TÃO MAL UTILIZADO. SUGIRO PROVIDÊNCIAS DA CBF SOB PENA DO CERTAME ACABAR SOB JÚDICE, NÃO NOS ESQUECAMOS QUE O VAR JÁ DECIDIU O FLAMENGO CAMPEÃO E QUE VAI DECIDIR TAMBÉM OS QUATRO REBAIXADOS.

  4. Resistiu até os 20 minutos, quando Manoel cometeu pênalti, empurrando Vítor Bueno que engatilhava o tiro fatal na área

    OH MESTRE TA PRECISANDO GRADUAR O ÓCULOS, COM CERTEZA NÃO VIU A FALTA ANTERIOR, NA SEQUENCIA ORIGINOU GOL DA BAMBIZADA? VIU OU NÃO?
    A PALAVRA É SUA!!!

  5. Alberto Helena. gostei muito da sua crítica pontual ao Sampaoli. Apesar de reconhecer muitas qualidades nele, não consigo entender, como torcedor e santista, porque ele não privilegia um time base, que é nossa cultura.
    Você considera que este tipo de comportamento, um time-um jogo dará certo no futebol brasileiro?

  6. Caro, Alberto Helena

    O Flamengo provavelmente será campeão brasileiro, pois o trabalho está facilitado para o Jorge Jesus
    Num campeonato que não existe grande concorrência, num campeonato com a maioria dos treinadores de terceiro mundo: atrasados, ultrapassados e, com equipas adversárias falidas e, com jogadores aposentados e outros pernas de pau.
    O Flamengo só perderá o campeonato brasileiro, por culpa dele mesmo, pois com jogos quarta/domingo meses seguidos não há jogadores que aguentem o mesmo ritmo a não ser na playstation.
    Bem Haja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *