O baile do Fla e a vitória do Mano

Foto: Alexandre Vidal/CRF

Flamengo joga amanhã, eu vou estar lá

Vai haver mais um baile no Maracanã

O Mais Querido tem Dida, Dequinha e Pavão

Eu vou pedir pra São Jorge pro Mengo ser campeão…

Esse samba do genial Wilson Batista, rubro-negro doente, fez muito sucesso na voz de Roberto Silva nos meados dos anos 50, quando o Flamengo possuía um timaço cujo desempenho a cada domingo era um verdadeiro Baile do Vermelho e Preto em pleno Maracanã.

É no que está se transformando o Mengo destes dias. Foi assim contra o Inter, o Palmeiras e assim foi nesta tarde de sábado da Independência, diante do Avaí. Um baile do Mengo na vitória por 3 a 0, em que Gabigol e o menino Reinier (não seria Rainier, em  homenagem ao festivo Príncipe de Mônaco. parça na noite do nosso saudoso Ieso Amalfi?) deram o tom da melódia.

Sei bem que estou falando de coisas e personagens de um passado que a maioria dos leitores não viveu. Um passado que está vivíssimo, porém, no presente do Flamengo, o time que joga o mais moderno futebol destes tempos, com bola refinada e dirigida o tempo todo a buscar a meta adversária.

Basta comparar, por exemplo, com o desempenho do Corinthians, na manhã deste sábado.

Conseguiu, uau!, abrir 2 a 0 diante do Ceará no primeiro tempo. Foi o que bastou pra correr de volta à casinha, trancar as portas e janelas, deixando uma fresta, porém, para o primeiro gol cearense. Tapada também essa fresta, e o empate entrou pelo telhado, como uma esplêndida goteira em dia de tempestade, naquele magnífico gol olímpico de Leandro.

Já no início da noite, o São Paulo foi ao Beira-Rio enfrentar os reservas do Inter, com três volantes (Hudson, Tchê-Tchê e Liziero). Perdeu por 1 a 0 sem incomodar o goleiro Lomba, um dos raros titulares em campo.

Por fim, a estreia de Mano Menezes no Palmeiras, em Goiás. Verde com Verde. E, Dio Mio!, conseguiu vencer uma,, por 2 a 1, com o gol da vitória de Scarpa aos 55 minutos do segundo tempo.

O placar foi apertado, com o Goiás saindo na frente impulsionado por aquele torpedo de Vaz lá do meio da rua para William empatar na segunda etapa.

Mas, o mais gratificante foi ver que, nas mão de Mano, o Verdão deu um passo à frente, passando a trabalhar a bola com mais ciência, sobretudo a partir do instante em que Lucas Lima, um meia-armador de fato, entrou no lugar do volante Ramires, passando Dudu a atuar pela direita, seu melhor caminho. Pena que Lucas Lima foi expulso já no finzinho.

Enfim, o palestrino amigo  pode voltar a sonhar com a disputa, mas só no caso de a orquestra rubro-negra desafinar de vez.

Foto: Cesar Greco/SEP

 

 

 

 

18 comentários

  1. Alberto Helena Jr.

    Mais uma vez texto e análise enxutos e corretos e tal e cousa e maripousa colocados pelo mestre Alberto e gostaria de fazer comentário na parte que me toca, no caso o Palmeiras que me parece encontrará seu caminho a partir de agora com o Fratello Menezes (Mano é coisa de gamba) e falando em gamba que vexame em pleno Odebrechtão ou Itaquerão como queiram os manos com aquela camisa ridicula deixaram escapar vitória dada por eles como certa e tomaram dois gols em falhas grotescas do goleiro bonecão de Olinda de itaquera que muitos, inclusive da dita crônica esportiva especializada em gamba, teimam em colocar como goleiro de seleção….”eta” brincadeira sem graça “sô”…..quem quer Cassio goleiro na seleção não entende nada da posição de goleiro, eu que sou um relés goleiro de varzea sei que um dos fundamentos básicos para se dar bem na posição é saber sair para interceptar a bola em cruzamento na área e tomar um gol olimpico de um chute destro partindo da direita é dose para mamute albino…..cadê você Tião Fiel ? Um abraço meu amigo corintiano e não vá se enforcar num pé de couve que o Cassio não merece esse seu sacrificio. Voltando ao Verdão ganhamos na raça e na superação e o Fratello Menezes já tem esse crédito de colcar um bando de acomodados se coçar….agora vai. Oliveira meu amigo rubronegro carioca estamos a seis pontos de vocês e terça feira pegamos o Florminenc em jogo atrasado e essa diferença pode cair para três pontos e ainda teremos o confronto direto no Allians Parque no segundo turno…..te cuida Oliveirapara outra vez não ficar só no cheirinho….de bacalhau ópa como dizem os lusitanos. Saudações palmeirenses.

  2. O porco ganhou e o sumido que estava embaixo da cama lambendo as feridas só fala do Timão. Cria vergonha meu caro….Mas bom ver que assimilou mais um vexame e voltou com as abobrinhas verdes….Pep Carile manda lembranças ao Mano Corinthiano!

    1. Alberto Helena Jr.

      Queria dizer ao meu amigo corintiano Tião Fiel que ele tem razão estava lambendo as feridas deixadas por aquele time sem vontade do Felipão, ganhando muito os jogadores e acomodação na mesma proporção e agora com a chegada do Fratello Menezes a cuica roncou e neguinho que estava só na sombra vendo o circo pegar fogo teve que ir para o sol escaldante sem um pingo de água, sofrimento vai moldando a gente para se tornar uma pessoa melhor nos mais voltei para comentar aqui no blog para a sua alegria, do Oliveira do Flamengo e de outros amigos que nem sei o nome, o esporte é isso como uma montanha russa as vezes o carrinho está lá em cima e outras vezes ladeira abaixo. Um abraço e saudações palmeirenses.

  3. Belo texto mestre!!
    O meu Mengão está sobrando, ganha os jogos com facilidade!!!
    3×1 no Grêmio, 4×1 no Vasco, 3×0 no Ceará, 3×0 no porco (ficou barato) heim J Júnior!!!! Kkkkk
    E ontem 3×0 no Avaí!!!
    Ou seja, disparado o melhor time do Brasil!!!!!

    1. Alberto Helena Jr.

      Queria cumprimentar outro amigo rubronegro o Adriano e dizer a ele que tem toda a razão ficou barato, se o Flamengo mantém o mesmo ritmo nos noventa minutos teriamos tomado uma sonora goleada, parece até que em respeito a instituição Palmeiras o Flamengo tirou o pé no segundo tempo senão a vaca tinha ido pro brejo com bezerro e tudo. Um abraço e saudações palmeirenses.

  4. Sinceramente, seria interessante que mais e melhores torcedores do Verdão se manifestassem por aqui, assim, aqueles que visitam esse blog pela primeira vez,segunda, terceira………e pelo jeito ad infinitum não ficariam com a impressão que o LIXÃO que rola por aqui ” A TÍTULO DE OPINIÃO” represente a opinião da maioria da grande torcida Palmeirense. Parabéns MANO DOS GAMBÁS, vc começou exatamente como deveria, falando para os HOMENS DA CAVERNA DE VALORES QUE NORTEIAM A VIDA, NESTE CASO ” HUMILDADE” siga com doses muuuuuuito HOMEOPÁTICAS , POIS QUEM ESTA COSTUMADO COM CARNE DE PESCOÇO QUANDO PROVA FILÉ MIGNON PODE ATÉ SE ENGASGAR!!!… Força MANO,prova pra esses lobotomizados que eles já são vencedores em potencial, mas, é imprescindível POTENCIALIZAR, caso contrário td se transforma apenas em SONHO… MARAVILHA QUE VC GANHOU O JOGO ONTEM, ASSIM CERTOS PORCOS QUE ESTAVAM COM A CARA ENFIADA NA LAMA PODEM MOSTRÁ-LA NOVAMENTE. O TIMÃO PODE ATÉ FICAR PELO CAMINHO, MAS FICAREI FELIZ SE ESSE TIMINHO ATÉ ENTÃO DECADENTE E SEM PERSONALIDADE , RAÇA,ALMA E SANGUE , TIVER MELHOR SORTE DAQUI PRA FRENTE , POIS TORÇO POR VC CARO MANO DOS GAMBÁS… VAI TIMÃO…….

  5. PARABÉNS MANO DOS GAMBÁS, esse timinho decadente, sem raça , sem personalidade, sem sangue e sem alma, não está predestinado ao fracasso, basta que alguém mostre a eles que já são VENCEDORES EM POTENCIAL E ISSO, É CONDIÇÃO INERENTE AO SER HUMANO, mas td POTENCIAL é imprescindível que seja potencializado, caso contrário serão apenas sonhos… O caminho é esse caro Mano dos gambás, falar pra essa turma da era da pedra lascada de valores e conceitos que norteiam a vida daqueles que são REALMENTE VENCEDORES. Com td respeito!!! sugiro que mais torcedores do Verdão deixem por aqui as sua opiniões, pois td vez que se abre esse blog damos de cara com certos LIXOS RESIDUAIS que certamente não representam a nata dos torcedores do Verdão. Boa sorte MANO DOS GAMBÁS , campeão ou não já és um VENCEDOR. Se puderes contar com a colaboração dos verdadeiros PALMEIRENSES REALIZARÁS um grande trabalho, quem sabe até ser campeão. se isso acontecer vou comemorar e brindar em teu nome, pois torço por vc.. Vai timão….OBS: o que vc vai encontrar como obstáculo já mostrou a cara,e é fácil perceber( o que não é novidade) que coisas do tipo HUMILDADE não faz parte da vida desses pobres coitados, depois do escandoloso VEXAME regado a muita arrogância, estupidez, incoerência e incompetência, ” certos porcos” até então com a cara enfiada na LAMA já deram sinal de vida, e já voltaram ARROTANDO AS COISA FÉTIDAS DE SEMPRE QUE ACUMULARAM EM SUAS CABEÇAS VAZIAM E QUE”LEVAM O SEU TIME AO SUCESSO”!!! MANO DOS GAMBÁS talvez eu fale pela pela imensa torcida do Timão ? da minha parte chego até a desejar que seja CAMPEÃO!!! pois torço por VC… Saudações do BI – MUNDIAL INTERCLUBES DA FIFA…..

  6. Caro Mestre, sou fanzaço(SIC) do M’ganga Wilson Batista, que , dizem, já aos doze anos compunha paródias de músicas de sucesso para o Rancho das flores. Foi para o Rio(era de Campos) e em pouco tempo compôs obras primas como: O pedreiro Waldemar, Conversa fiada e lenço no pescoço, dentre outras. Com pouquíssimo estudo formal compunha letras com rimas ricas, melodias belíssimas a ponto de seu Rival pelo amor de certa moça, (ninguém menos do que,Noel Rosa) mesmo não gostando da letra(fino humor e bom gosto) achou a melodia belíssima e juntos compuseram outro samba para atacar a citada moça.. Isso dito peço vênia a V.S. para levantar uma dúvida sobre a estrofe citada no inicio de seu artigo.

    “Flamengo joga amanhã, eu vou(pra) [estar] lá
    Vai haver mais um baile no Maracanã
    O Mais Querido tem [Dida] (Rubens), Dequinha e Pavão…….” A torcida do Flamengo, em certo momento, alterou os nomes dos craques para “… tem Zico Adílio e Adão….”

    Perdoe-me Mestre, mas tenho uma gravação do samba em que as sugestões que faço entre parenteses estão assim. A letra fica mais fácil de cantar do que na versão mostrada por VS.
    Saudações Wilson Batistanas.
    RR Siuzudra

    1. Meu Faraó! Antes de mais nada, quero lhe dar os parabéns pelo bom gosto musical. E, pelos conhecimentos a respeito. Em segundo, devo dizer que vacilei se ia de para ou estava. Era para, como o amigo corrige. Quanto a Rúbens, o craque que Mário Filho dizia ter um elástico invisível ligando sua chuteira à bola, revelado pelo Ypiranga, com breve passagem pela Lusa antes de virar ídolo no Fla (depois foi para o Vasco), ele é escalado pelo Wilson na seguda parte: “Eu vou pra lá/ Para ouvir a charanga do Jaime tocar/ Eu vou pra lá, só pra ver Dr. Rúbis jogar…”
      Abraços Que Rá continue iluminando-o.

      1. Ola Carlos. Duas palavras que resumem a situacao do tricolor. Continua sua campanha. e quem sabe teremos
        um tecnico que faca o time jogar bola. Treinos todos os dias….pra que? nao muda nada !!!
        abraco sampaulino

  7. A rodada de sábado mostrou como disse Helena, o Mengão só não será campeão e com folga,se pisar no freio,pois esses times paulistas são todos ridículos, quiseram levantar a bolinha do curica e vejam o que aconteceu empatou com o poderoso Ceará, aquele mesmo time que sucumbiu diante do Mengão,os bambis não conseguiram empatar com o time reserva do Inter e o parmeirinha só ganhou nas bacias das almas do poderoso Goiás!Enfim o melhor time e elenco do futebol brasileiro e mundial é do Mengão.
    E mais uma vez a Gávea revelando talentos, esse menino Reinier,joga muito, não a toa a multa rescisória é de 70 milhões de Euros!!

  8. Quero me desculpar com TDS pela repetição da minha postagem, ocorreu que me pareceu que a primeira não tinha sido enviada. Se bem que neste caso e assunto. uma dose dupla até que vai bem!!!obrigado.

    1. CARO PEDROCA DE ORLEANS E BRAGANÇA, SUAS POSTAGENS AQUI NESTE ESPAÇO SÃO TÃO AGUARDADAS, QUE SÓ FUI PERCEBER QUANTO A DUPLICIDADE DO TEXTO, QUANDO JÁ ESTAVA A LER NOVAMENTE….KKKK RELAXA “HOMI”!!!!! E, NÃO OBSTANTE A ISSO, QUANTO AO SEU, MAIS UMA VEZ, BRILHANTE TEXTO, (PRINCIPALMENTE AS ULTIMAS 5 LINHAS) LHE PERGUNTO: LEMBRA QUANDO ERA COSTUME IRMOS AOS ESPETÁCULOS CIRCENSES? COMPARECÍAMOS NA ESPERANÇA DE VERMOS OS ELEFANTES, TIGRES, LEÕES, TRAPEZISTAS, MÁGICOS E “ABERRAÇÕES” DA NATUREZA….. MAS TAMBÉM EXISTIAM OS PALHAÇOS…. SIM OS VELHOS E BONS PALHAÇOS, TRISTES EM SUAS VIDAS REAIS, POBRES, EXCLUÍDOS, PRETERIDOS QUANTO AS DEMAIS ATRAÇÕES… MAS QUE SOBRETUDO, NÃO PODIAM PERDER A “GRAÇA” DIANTE DA PLATÉIA… AQUI NÃO É DIFERENTE, ALGUNS “ANIMAIS” ESTÃO AGORA PROIBIDOS NOS ESPETÁCULOS (CONCORDO) MAS ANTAS, BURROS, PORCOS E RATOS AINDA INSISTEM EM FAZER PARTE DOS ESPETÁCULOS… E, VEZ OU OUTRA, SOMEM… MAS, SEMPRE REAPARECEM, SÓ QUE AGORA, TRAVESTIDOS DE PALHAÇOS, (AMARGOS, RANCOROSOS, BILTRES E, É CLARO, TRISTES EM SUA INTIMIDADE) ACREDITA? ABS E EXCELENTE WEEKEND!!!!

  9. Olá Santiago! vc assistiu a entrevista do Paulo Nobre para o Flávio Prado é IMPERDÍVEL ( imperdível não é de autoria do Magri , ou seria? minha é que não é…)
    TD Palmeirense verdadeiro deveria assistir, e aqueles que conseguirem ” ondular pelos caminhos sinuosos contidos nos MEANDROS da fala do ex presidente Palmeirense certamente terão motivos para se preocuparem” a arte ou o esporte imitam a vida, ou seriam ambos? Pensando bem, o que o Paulo Nobre disse é apenas a constatação daquilo que já não nos surpreende mais…Sim, caro Santiago!! Palhaços que possuem uma capacidade natural de alegrar, de fazer rir de nos alçar para um mundo onde a alegria é verdadeira e o riso e Franco e sincero,por onde andam, o que foi feito deles? Já dizia a saudosa e querida “pimentinha” ……sabe que o show de um artista tem que continuar meu Brasil…… Acordem Palmeirenses!!! Depois dessa entrevista dada por alguém que com certeza vcs respeitam o SINAL AMARELO JÁ ESTÁ ACESO,!!Quanto a vc companheiro das Botecudas e Bodegas te desejo uma semana de muito sol, paz alegria e muita inspiração… até mais..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *