Que tal, Neymar por dentro?

Atacantes (Divulgação CBF)

Não vou me ater às surpresas na convocação de Tite para os próximos amistosos – o goleiro Ivan, da Ponte, e Samir, da Udinese -, pois nunca vi ambos jogarem. Nem mesmo sei se são jovens o suficiente pra que a Seleção os acolha com vistas ao futuro. Esse, por exemplo, é o caso de Jorge, lateral-esquerdo revelado pelo Flamengo, ora no Santos, onde vem atuando muito bem.

Assim como, para muitos do rebanho anti-Neymar, sua chamada também foi uma surpresa.

Afinal, o craque não vem jogando, em função das contusões sérias sofridas e das desavenças com o PSG. Não vem jogando, mas joga como nenhum outro nesta pátria amada senil, que caminha celeremente em direção à Idade Média, primeiro estágio até às cavernas, com tantos trogloditas em ação  nas esferas mais altas do país.

Aliás, pela linha das convocações, com tantos atacantes bons, apesar da ausência de Cebolinha, seria a chance de testar Neymar onde justamente nos falta ciência e arte – a armação do meio de campo.

Mais uma vez Tite se equivoca no chamado dos meio-campistas, setor onde abundam volantes e escasseiam os meias de armação típicos. São quatro volantes (Casemiro, Alan, Artur e Fabinho) pra dois meias cujo estilo é mais ofensivo do que de organização das jogadas (Paquetá e Coutinho).

Parece que meu querido Tite, excelente treinador, ainda não afinou seu olhar pra isso. Aliás, como a imensa maioria dos nossos técnicos de campo e comentaristas atados ao dogma dos dois volantes que elimina a figura primordial do meia-armador.

Justamente por isso, vale a experiência com Neymar nessa função, por dentro, armando as jogadas para seu ataque, e chegando à área com a presteza e o faro de gol que lhe são peculiares. O que a propósito, abriria espaço para uma linha de ataque formada, digamos, por Neres, Richarlison e Vinicius Jr., que ainda não foi devidamente testado na Seleção.

É uma ideia, que, suponho, seja descartada pelo conservadorismo do nosso Tite., embora, mais cedo ou mais tarde, esse será o destino de Neymar. Pra que, então, perder tempo?

Enfim, é esperar pra ver.

 

 

2 comentários

  1. Alberto Helena Jr.

    Posso te garantir que o goleiro Ivan que joga na série B (você deveria assistir pois tem jogos interessantes) é de nível superior ao Cassio por exemplo que é endeusado pela mídia comprada ou gamba mas que na minha opinião para ser considerado melhor goleiro do país como os entendidos dizem deveria primeiro melhorar seus fundamentos de como sair do gol em bolas cruzadas sobre a sua área e não ficar pregado embaixo das traves e outra melhorar seu domínio de bola com os pés pois é inseguro e grosso no português castiço e tal e cousa e maripousa (aprendi ccom um grande jornalista). Saudações palmeirenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *