Ah, se Tite tirasse o paletó…

Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press

A turma está preocupada mais em jogar pedra no Neymar do que em centrar suas análises na formação do nosso meio de campo, ponto nevrálgico de qualquer equipe, setor onde a bola ganha senso pra que todos os demais participantes possam executar suas funções com ciência e arte.

E agora vou dizer algo que poderá espantar o amigo: Neymar, o apedrejado,  pode ser a solução para esse problema crônico do futebol brasileiro – a ausência de um autêntico meia-armador, o cara que pensa o jogo, dono da antevisão da jogada, capaz de desvendar espaços onde só há congestionamento de defensores, que tanto sabe trocar passes curtos quanto lançar bolas em profundidade para os companheiros mais avançados, ou até mesmo de avançar com a bola colada aos pés, em dribles sucessivos, além de chegar à área com velocidade e decisão.

Sim, porque espie o amigo os jogadores convocados nesta sexta-feira para a Copa América. São quatro volantes de estilos diferentes mas volantes de qualquer jeito (Casemiro, Fernandinho, Artur e Allan) e apenas dois meias que não preenchem os requisitos necessários para a missão de criar, pois são mais carregadores de bola do que lançadores ou passadores – Coutinho e Lucas Paquetá.

Como? O que disse? De que jeito este velhote ranzinza que de fato é muito alegre armaria nosso time sob tais preceitos? Simples: Casemiro ou Fernandinho, volante adorado por Guardiola e odiado por nossos especialistas em retrancas, Artur e Neymar; Neres, Richarlison e Cebolinha.

Não tenho dúvida de que a bola saindo lá detrás tomaria curso vertiginoso a partir daí, acionando um ataque veloz, hábil, contundente, arejado, como manda o figurino da tal modernidade tão apregoada por aí.

Mas, pra isso, Tite teria de tirar o paletó, arregaçar as mangas e dizer pra si mesmo: “Manda ver, guri, que a frigideira começa a esquentar”. Se levantar a Copa América palmilhando o lugar-comum do nosso atual futebol, não fez mais do que a obrigação. Se perder arriscando um jogo mais ousado e divertido, será exaltado por, pelo menos, estar buscando um caminho novo em direção ao Mundial. E, se ganhar, então, jogando assim, o céu será seu limite.

 

6 comentários

  1. Neymar concordando com Alberto Helena Jr. seria um meia extraordinário desde que a sua prepotência e egoísmo não fossem muito maior. O mundo é insuficiente para Neymar. Ele jamais aceitaria um função tática definida por qualquer treinador mesmo que essa função significasse o crescimento do time. Ele Neymar apesar de jogar em um time, age como um participante solo. Faz o que que quer, quando quer e do jeito que ele quer. Esse moço é bom que fique claro, já provou por A + B que é mais um problema do que uma solução para a seleção. O tempo passa, Neymar apronta das suas e ainda ficamos naquela de achar que ele vai mudar.

  2. Nobre, Helena Júnior, a lógica, o bom senso, o que só não vê, quem não quer, é que no lugar de 2, desses 4 volantes, devem, e já deveriam estar, desde o último Mundial, Ganso, Lucas Lima ou Diego, os quais dariam vida ao meio campo, como Você bem frisou. E se eles, não tiverem folego, para suportar 90 minutos, que joguem meio tempo cada um. E para completar a lógica, de quem entende um pouquinho de futebol, dos dois volantes que ficarem, ao menos um deve ficar obrigatoriamente no banco, no banco ! Mas como quem manda e desmanda, é o homem do paletó, Paciência, Paciência !

  3. Alberto Helena Jr.

    Quem foi na conversa de santinho do pau oco do Tite foi porém quem é mais calejado pela vida e não vai fácil atrás do canto da sereia a história é outra, com aquele sutil dialogo para acalentar bovino ou no português castiço com essa conversa mole para boi dormir em consonância com os interesses de suas patroas a Nike e os dirigentes mais do que corruptos da CBF ele vai levando a vida e a torcida brasileira nos lábios de mel só que comigo não violão nunca me enganou conseguiu enganar boa parte da alegrinha crônica esportiva brasileira principalmente a gamba para quem ele é um semi Deus pobre futebol do Brasil em que mãos estamos ? Saudações palmeirenses.

  4. Não seria o caso de mandar o Tite cuidar dos netos e colocar o senhor Alemanha 7×1 no lugar dele, aí sim, teríamos um técnico que sabe de td de futebol principalmente tomar goleadas e permanecer feito um POSTE ao lado do campo….vai que da certo né messsm..

  5. Caro Helena! muito elementar sobre o paletó do Tite. Salutar seria ele começar a desenrolar sobre o nosso futebol praticado nessa seleção, usando o linguajar da massa, porque se ele acha que com essa conversa criptonizada do futebol que sua seleção está praticando vai iludir alguém, está muito enganado. Em tempo: Ganhar com sobras, o título de eliminatórias, amistosos muitos dos quais duvidosos e agora “talvez” a Copa América, não é e nunca foi parâmetro para conquista na Copa do Mundo. O Tite tem de parar com esse papo de “cerca lorenço” e agir como um autêntico treinador canarinho. Chega de atrelar em suas convocações jogadores que não se encaixam na seleção. Será que vai repetir 2018, quando ele morreu abraçado com os corintianos Paulinho, Fagner e Renato Augusto?.

  6. Caro Helena! muito elementar sobre o paletó do Tite. Salutar seria ele começar a desenrolar sobre o nosso futebol praticado nessa seleção, usando o linguajar da massa, porque se ele acha que com essa conversa criptonizada do futebol que sua seleção está praticando vai iludir alguém, está muito enganado. Em tempo: Ganhar com sobras, o título de eliminatórias, amistosos muitos dos quais duvidosos e agora “talvez” a Copa América, não é e nunca foi parâmetro para conquista na Copa do Mundo. O Tite tem de parar com esse papo de “cerca lorenço” e agir como um autêntico treinador canarinho. Chega de atrelar em suas convocações jogadores que não se encaixam na seleção. Será que vai repetir 2018, quando ele morreu abraçado com os corintianos Paulinho, Fagner e Renato Augusto?.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *