Vitória de quem jogou bola: Croácia

Foto: Alexander Nemenov/AFP

A Inglaterra saiu na frente logo aos 4 minutos de bola rolando, numa falta cobrada com perfeição, no ângulo, por Trippier. E caiu na velha e manjada retranca, tentando explorar a velocidade de Sterling em contragolpes.

Mesmo porque seu treinador optara desde o início da Copa numa formação com três zagueiros, a la Conte do Chelssea, com o lateral-direito ofensivo Walker atuando como zagueiro pela direita, a exemplo de Azpilicueta nos azuis de Londres.

Sistema, aliás, readotado por alguns dos participantes desta Copa que já voltaram pra casa antes da hora, diga-se.

Já a Croácia, preferiu o clássico 4-3-3, praticamente sem volante algum, pois tanto Rakitic quanto Brokovic são autênticos meias aos quais se juntava o excelso armador Modric, o melhor da Copa até aqui nessa função, para acionar o ataque formado por Rebic, Mandzukic e Perisic, este, numa jornada excepcional.

Tanto, que lhe coube o gol de empate, aos 22 do segundo tempo, aproveitando cruzamento da direita e se antecipando a Walker.

Nessas alturas, só dava Croácia, numa pressão insuportável. E o segundo gol de Perisic só não saiu porque a bola preferiu o poste em vez das redes.

E assim foi até os 4 minutos da segunda etapa da prorrogação, quando Mandzukic, o artilheiro sem gols da Copa, depois de ter perdido um diante de Pickford muito antes, aproveitou uma saída em falso dos ingleses que Perisic cortou de cabeça pra trás, e de canhota definiu a classificação da Croácia para a disputa da Taça diante da França no próximo domingo.

Jogo emocionante, corrido, disputado, com alguns momentos de técnica esmerada, com poucas faltas, apesar da tensão predominante, digno de uma semifinal de Copa do Mundo, em que o melhor, mais audaz, mais bem dotado tecnicamente saiu vitorioso.

 

10 comentários

  1. Alberto,
    Acredito que a vontade por algo é iminente.
    Qualquer coisa é assim, inclusive o futebol.
    Perseverança e crédito são fatores fundamentais contra equipes mais conceituadas.
    Parabéns a Croácia, que incorporou esse espírito vencedor, faltante à nossa seleção.
    Grande abraço e Saudações.

  2. A Odisséia da Croácia, meu caro. Foi uma viagem épica e heróica até a final, com três prorrogações e duas dispustas de pênaltis,. A gente olha pra esse time e isso faz nos relembrar aos aureos tempos da canarinha, estilo de jogo ofensivo e jogadores técnicos ajustado em cada posição, especialmente no meio-campo sob a maestria de Modric. Ja viraram heróis nacionais, mesmo se não vencer o titulo, espero que vença..

    PS: O astro do rock inglês Mick Jagger secou a Inglaterra denovo. Mas, que zica!, hein meu chapa.

  3. Alberto Helena Jr.

    A Croacia jogou um pouco mais de bola neste jogo alucinante contra a Ingkaterra, porém ganhou o futebol mais criativo menos burocrático e com um meio de campo superior ao dos ingleses, o melhor jogo da Copa na minha opinião, mais não será o suficiente também na minha opinião para sobrepujar a França, que além de ser mais jovem, sofreu menos na parte física que o croatas que já disputaram três jogos com 120 minutos, como diria meu avô não há tatu que aguente, enfim será um bom jogo domingo e que vença o melhor durante a partida. Saudações palmeirenses.

  4. A Croácia ficou muito nervosa do começo do jogo até os 30 min do primeiro tempo, depois viu que a Inglaterra não é esse bicho todo e começou a dominar as ações. A Inglaterra apostou na defesa e alguns contra ataques muito fraco que nunca levou perigo. A Croácia foi ganhando moral e fez um gol de querer mais que os ingleses. Na prorrogação os croatas que supostamente deveriam estar mais cansados de suas maratonas, estava correndo com mais vontade e os ingleses assistiam eles jogarem sem qualquer poder de reação. A única coisa que os ingleses mostraram foi no escanteio que eles usavam a formação dos times de basquetebol do NBA com algum sucesso espero que os times porra qui façam a mesma coisa, é uma maneira inteligente de evitar o agarra, agarra na area, vamos ver.

  5. O fato é que a Inglaterra depois de fazer o gol começou a fazer cera, como vinha fazendo ao longo da Copa, no entanto, não contava com uma Croácia motivada, e com tantos bons jogadores, que merecidamente viraram. No final, quem fez firula e enrolação saiu perdendo…

    Feliz sina…

    Modric…. Melhor da Copa até aqui.

    Parabéns Croácia.

  6. Helena, acabei de assistir uma entrevista de um holandês em uma cúpula, na qual lá estava, entre outros, Parreira. O holandês ironizou Neymar dizendo que futebol precisa de diversão, uma indireta pelo cai cai. Na minha opinião, isso com o Neymar já virou exagero. Ele as vezes se joga mas também apanha muito. Se eu estivesse no lugar do Parreira perguntaria ao holandês, após feita sua gracinha, quantas copas a Holanda já ganhou. Pois é. Aí encerra o assunto não é holandês? Cabe ao Neymar tentar ganhar a próxima copa e calar esses críticos. Torço muito por ele.

    1. Romário foi um dos jogadores mais rebeldes do futebol brasileiro. Praticamente sózinho liderou o Brasil e ganhou um copa do mundo. Nunca se viu i baixinho com cai cai, fazendo beicinho,, piscando o olho, colocando a língua pra fora. Mas, na hora que a bola sobrava para ele colocava pra dentro. Só não ganhou mais duas copas porque fizeram sacanagem com ele. Esse sim merce ser lembrado, não um mimadinho multimilionário que está mais para garoto propaganda e que já perdeu duas copas. Fora Neymar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *