Pedrinho, a coincidência dos 7 a 2

Foto: NELSON ALMEIDA/AFP

Pode ser coincidência. Pode ser. Mas, como costumam dizer os detetives dos seriados e dos romances policiais, não creio muito em coincidências, mas, sim, em causa e efeito. O fato é que, depois da fixação do Pedrinho como titular, o Timão saiu da caixa. Isto é: passou a ter um poder ofensivo que não revelava antes, sempre refém daquele 1 a 0 que lhe conferia respeito mas não necessariamente encanto.

Nesta noite de Libertadores, então, alçou voos inusitados: 7 a 2 no Lara, lá na Venezuela, com direito a três de Jadson e dois de Jr. Dutra, meia e atacante até agora econômicos nesse quesito.

Pedrinho não fez nenhum. Mas, o que trabalhou na coxia, armando jogadas, driblando, passando com exatidão, juntamente com Maycon, foi a obra subterrânea que sedimentou a goleada inesperada.

Se o Corinthians festeja a goleada histórica na Venezuela, ao mesmo tempo, verte uma lágrima pela saída iminente do técnico Carille, até outro dia uma figura caminhando às sombras de Itaquera, e, que de repente expandiu-se ao sol das três últimas grandes conquistas do Timão: o Brasileirão e o bicampeonato paulista.

Isso, assim, ó, sem um elenco prestigioso, sem um craque de renome internacional, nada disso.

E aqui me faz lembrar Rato, o José Castelli, que, depois de ter sido um craque corintiano nos anos 20/30, ao pendurar as chuteiras, foi cuidar dos meninos do Parque São Jorge, até ascender à direção do time titular, quando o Corinthians vagava pelo deserto de dez anos sem títulos.

Rato juntou uma garotada saída do Maria Zélia, tradicional clube de várzea da Zona Leste – Cabeção, Idário, Roberto Belangero, Nelsinho, Colombo, Luisinho, o Pequeno Polegar -, e montou aquele timaço bicampeão paulista de 51/52, que Brandão recebeu de bandeja para festejar o Quarto Centenário da Cidade de São Paulo, em 54.

E, agora, se Carille for levado pelas asas dos milhões de dólares oferecidos pelos árabes?

Cá entre nós? Praticamente nada, pois o Corinthians tem se revelado nos últimos anos uma barca que segue sempre o mesmo rumo, cujo timoneiro tanto pode ser um famoso como o Brandão daquela época como um clone de Carille, tipo Loss, o Carille do Carille.

 

 

11 comentários

  1. Alberto Helena, leio muito os blogs de esporte e nunca fiz comentários pois nunca me propus a isso. Não há um fator em si, mas creio ser a preguiça a maior delas no sentido de ficar comentando algum blog. Porém, hoje senti a vontade de deixar registrado aqui tamanha admiração que tenho pelos seus posts!!! O senhor devia servir como inspiração para muitos!!!!! Parabéns pela carreira, sobriedade e grandes análises futebolísticas como sempre. É sempre um grande prazer ler seu blog.

  2. Mestre Helena, não pude ver o jogo todo(aposentado, honesto,não tem como pagar TV fechada), mas vi um Cássio sempre falhando. No primeiro gol do Lara ele se abaixa fugindo de um chute que se ele não se abaixasse teria sido atingido pela bola. Não é goleiro para ser titular do time e muito menos para ir para a seleção. Quanto ao técnico, tão incensado, merece uma observação: teria tido muito mais sucesso se aproveitasse mais os meninos da base(Carlinhos, Marciel, Oya, etc…) e não insistisse em acomodar bondes como M. Gabriel e Kazim dentre outros.

  3. A imprensa, de maneira geral, gosta de dizer que o time do Corinthians é limitado e o do Palmeira uma maravilha, o melhor das Américas, etc…Ao se fazer uma comparação individual dos dois times titulares vê-se que essa não é a realidade. Só para exemplificar, vejamos a defesa dos dois times. Goleiro, o Cássio é da seleção e superior aos goleiros do Palmeiras, Os laterais do Corinthians também são melhores. O mesmo dos dois zagueiros, pois Balbuena e Henrique, são nitidamente superiores o Edu Dracena e Antônio Carlos, aliás refugos do Corinthiansi.. Temos Jadson e Rodriguinho, melhores (não no papel) e sim na prática que Lucas Lima (enganador) e Dudu (o chorão) Volantes do Corinthians bem melhores que Felipe Melo e Tche Tche…. E por aí vai!!!!!!

    1. Alberto Helena Jr.

      Ontem o time de itaquera não fez mais que a obrigação, o tal de Deportivo Lara da Venezuela é pior do que último colocado aqui da liga amadora de São Manuel – SP, o glorioso Grêmio Desportivo Pinguços da Vila São Jorge daria para encarar não só o Deportivo Lara como também ficar no zero a zero com o time de itaquera. Bom eles se classificarem para serem posteriormente tri eliminados pelo time do Verdão na libertadores. Saudações palmeirenses.

  4. Boa Alberto Helena
    Osmar Loss é super campeão pelas categorias de base, conhece o clube como ninguém e outra
    vai dar mas oportunidade para os meninos que ele bem conhece, se o Carille sai é mas que justo
    para ele fazer seu pé de meia, mas se ficar sera melhor ainda pois podemos ganhar a libertadores e o
    mundial ai ARILLE VAI SER QUATRO CAMINHÕES DE DINHEIRO E AI E SO SE APONSENTAR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *