Que pobreza, meu Deus!

Foto: Djalma Vassao/Gazeta Press

O jogo era entre dois gigantes históricos do futebol brasileiro – um, líder e virtual campeão brasileiro deste ano; o outro, vice líder. Talvez, a última chance de o Grêmio se aproximar do Corinthians o suficiente para dar um certo tempero no Brasileirão.

E o que se viu? Um futebol de indigência técnica e anímica desoladora.

Espio minhas anotações sobre o jogo e o que vejo? Uma cabeçada de Jô pra fora no primeiro tempo e uma cobrança de falta de Edíolson que se choca com o travessão de Cássio no segundo.

De resto, uma espinhosa, inútil e tediosa troca de passes errados e desarmes inconsequentes no meio de campo ao longo de toda a partida.

Uma noite pra esquecer, embora rodada a rodada essa seja a tônica do futebol (ou sua imitação barata) brasileira.

Salários milionários encharcam os nossos campos e suas beiradas, a troco do quê? Disso aí?

Menos mal que, no Rio, no confronto dos Tricolores, a torcida pôde vibrar com os três gols do carioca sobre um paulista anêmico, que achou seu gol de honra com o menino Shaylon, num cruzamento pra área que, desviado pelo beque, acabou nas redes do Flu.

Resultado que aliviou o Flu e manteve o São Paulo ainda agoniado quando olha pra baixo e espia o rebaixamento tão próximo.

11 comentários

  1. É isso aí, Alberto.
    O problema e também fato é que o corinthians não chutou a gol.
    O grêmio jogou o que tinha que jogar, fora de casa, com o time titular tentando reviver o inevitável, ou seja, evitar que o corinthians seja campeão.
    Jogo fraco porque ambos estudaram muito a marcação sem a bola, bem cansativo dentro e fora de campo.
    Enfim, mais um ponto precioso para o timão que caminha a passos lentos ao título.
    É esperar para ver.
    Grande abraço e saudações.

  2. Salve Mestre Helena,

    Faz tempo que não comento aqui na coluna, mas hoje acordei meio revoltado com o futebol e vim até esse Oásis de pensamento.
    O que estão fazendo com nosso futebol? ou melhor, “contra ataque bol” . Tive o desprazer de ver Cruzeiro, do horroroso Mano Menezes, perdendo do Coxa, durante 45 minutos o razoável time do Cruzeiro não desferiu um só chute ao gol de Wilson, isso por que estavam perdendo !!!!!
    Pelo que vi das estatísticas 65%-70% dos vencedores das partidas do Brasileirão tem menos posse de bola do que o derrotado !!!
    Corinthians, Gremio e Santos (os 3 primeiros colocados) são times que praticam o que há de pior no futebol.
    O São Paulo é um dos times que mais tem posse de bola no campeonato, e é um dos piores times…(talvez o pior SP já visto)
    Não existem jogadas ensaiadas, infiltrações ofensivas, um festival de cruzamentos errados, uma hecatombe de 2 linhas de 4 praticamente uma encima da outra, e ambas encima da linha da grande área defensiva !
    Não se chuta de fora da área, e mesmo as jogadas de bola parada (o recurso final dos infames) vão rareando. Centroavantes não recebem mais do que 2 bolas no jogo e mesmo assim no meio de 3-4 marcadores.

    Penso que enquanto técnicos tiverem sobrevida média de 5 meses, enquanto qualquer jogador que vem de fora terminar a carreira no Brasil ganhar 800 mil (salários dos pífios Fred, Robinho e Guerrero só pra citar alguns), enquanto esse maldito 4-2-3-1, (que nada mais é do que um 4-5-1 da segunda escola do leste europeu) com sua variante maléfica 4-1-4-1 continuarem a campear nossos clubes. enquanto os treinadores não voltarem ao treinamento de fundamentos (sim, o unico esporte que não treina fundamentos é o futebol) e enquanto os jogadores passarem mais tempo nas academias do que nos campos de treinamento, o que veremos é o futebol brasileiro derreter como gelo em água morna.

    Um abraço e continue sendo o arauto da ressurreição do nosso futebol mestre

    1. Amigo, reforçando suas palavras…anos atrás qualquer falta à frente da intermediária era uma sensação de gol, pela cobrança direta !! fruto de treinamentos ! hoje, nem conseguem alçar a bola na área…
      lamentável, pelo futebol que apresentam e falta de profissionalismo, já que ninguém treina mais nada, não deviam ganhar nem um décimo do que recebem…

  3. Já passou da hora, tem que haver uma reformulação de pensamento, atitudes e cobrança quanto ao jogo, jogado aqui no Brasil.
    Futebol e divertimento, alegria, espetáculo, jogadas com dribles, jogadas de improvisos, habilidades, gols bonitos.
    O que assistimos hj e times jogando na retranca mesmo( futebol compacto) jogadores sem técnica, habilidade, sem fundamentos
    básicos de como bater na bola, cabecear, cruzar, bater falta.
    E colocado e cobrado esquema tático, pq individualmente não sem jogadores de qualidades, aí tem que tirar desses jogadores na
    raça, em esquemas táticos.
    Todos enaltecem isso, em vez de cobrarem uma outro estilo de jogo para o futebol brasileiro,
    A culpa é de todos nós, torcedores, jogadores, dirigentes, imprensa escrita, mídia, técnico, que aceitamos o que estamos assistindo e
    aplaudimos e dizendo o que importa é o resultado é ser campeão.
    Veja a nova geração de torcedores todos com camisas de clubes de fora, e todos assistindo jogos da Champignons Liga, Copa UEFA,
    liga inglesa, espanhola, francesa, e alemã.
    Já passou da hora de se ter uma outra postura e cobrança com os jogos que vemos na TV, ou nos estádios de baixíssima qualidade técnica.
    Não venham com aquela frase é discurso quer espetáculo vai no teatro,, duvido que vcs gostem e assistam filmes ruins, jogos de vôlei, partidas de tênis, basquetes e outros esportes se não tiver espetáculo e nível elevado de técnica e de habilidade,

  4. Olá, bom dia!
    Lendo esses comentários sou obrigado, infelizmente, a concordar com o que leio…nível fraquíssimo o futebol brasileiro!! O meu Corinthians mesmo não dá mais pra assistir os jogos de tão apático e pobre de jogadas, sem nada a acrescentar, jogo a jogo os jogadores parecem acreditar que vão ganhar o título porque os outros times tbm não vão vencer seu adversários! Eu fico assistindo e não entendo como o Carile não consiga tirar desses jogadores um algo mais, parece que todo o futebol que o Corinthians tinha que apresentar foi todo no primeiro turno. Eu fico com uma frase que foi o Juca Kfouri falou sobre o corinthians que se o Corinthians for campeão a comemoração vai ser mais alívio de não ter perdido do que animação por ter conquistado o titúlo!! Dessa fraqueza de atitude dos jogadores eu isento a dupla de zaga,o gigante Cássio e o Clayson…no mais todos, sem excessão, parecem que jogam de calça jeans molhada!!!
    Sinceramente eu nem sei mais se acredito no título, seria o maior fracasso da história do Corinthians!!
    Carile, abre o olho enquanto a tempo!

  5. Helena, me desculpe mas seus comentários são fracos demais, relatar o que passou no jogo não acrescenta nada, até porque quem viu (como eu) não terá nenhum acréscimo sobre o jogo. Talves você não tenha visto mas o jogo do PSG ( que só ganhou do Boa Esporte da Bélgica) graças ao talento de Neymar, Daniel Alves e outros brasileiros menos cotados, brasileiros estes que não estão mais jogando por aqui por miseros 800 mil, visto que na Europa os clubes podem pagar muito mais. Porém tem cada joguinho ruim que dói.

  6. O que ocorre na verdade é que a Europa e agora a China acabaram com o futebol sul americano. Não tem mais nenhuma bicho papão na America do Sul. O ultimo grande jogador (candidato a craque) que atuou por aqui foi Gabriel Jesus. Hoje na América do Sul não tem nenhum craque em pais nenhum. É só ver os últimos resultados da Libertadores com times sem tradição chegando a final e vencendo como San Lorenzo, Atlético Nacional, LDU etc…. e times como Guarani do Paraguai que eliminou Corinthians, Atlético Nacional que eliminou São Paulo e recentemente, pasmem, o Barcelona de Guayaquil (o genérico sem Messi e cia) Palmeiras e Santos e vai também eliminar o Grêmio. Esse campeonato brasileiro é o pior dos ´últimos 50 anos. Um campeonato que já teve Pelé jogando contra Tostão, Rivelino, Gerson etc Sócrates contra Zico, Falcão etc Romário contra Bebeto etc….Ronaldo fenômeno, Ronaldinho gaúcho, Rivaldo, Kaká (o ultimo brasileiro melhor do mundo), hoje tem quem contra quem ? Ninguém;, é de chorar; a ponto de o Corinthians que no inicio do campeonato era contestado até por corintianos, hoje é o virtual campeão de forma tranquila sem ser incomodado, haja vista que andou perdendo algumas partidas e os adversários não se aproximaram porque são todos times ridiculos. O jogo de Fluminense e São Paulo os goleiros sairam com uniforme limpo; se o Flu tivesse jogado sem goleiro não ia fazer diferença. E não é só o São Paulo, são todos, e o São Paulo com esse time não conseguiria ganhar a série C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *