Levir: e vai e vem e volta…

(Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)

E vai e vem e volta e tal e cousa e lousa e maripousa, Levir segue  no comando do time do Santos. Segundo informam, a pedido dos jogadores.

Bem, como dizia meu saudoso velho, errar é humano; insistir no erro é sinal de burrice.

Errava a diretoria do Peixe em demitir Levir Culpi por declarações feitas pelo treinador após o empate de quinta-feira, o terceiro em seguida. E o que havia dito Levir? Simplesmente, que o clima de disputa política do Santos também influenciava na produção da equipe.

É óbvio, elementar, palmar, que às vésperas de uma eleição pra presidente de qualquer clube dividido entre tantas candidaturas, como ocorre com o Santos, a atmosfera se adensa e isso interfere na ação geral, inclusive do time, embora não seja esse o fator principal da queda de produção do Peixe dentro das quatro linhas.

O principal fator é, sem dúvida, a modéstia do elenco caiçara, que se avulta na medida em que a enfermaria começa a acolher os principais jogadores da equipe. No caso mais recente, Renato e Bruno Henrique, que se juntaram a Victor Ferraz e a Victor Bueno, jogador essencial na conquista do vice da temporada passada e que está há muito fora de combate. Some-se a isso, a queda de produção de sua principal estrela, Lucas Lima e a venda precoce de Tiago Maia, volante de escol.

Isso, sem contar o refluxo na tradicional capacidade de produção de jogadores de categoria das bases do Peixe.

Levir, contudo, vai fazendo omelete sem ovos (referência à indigesta metáfora criada por Modesto Roma ao explicar a reviravolta na demissão do treinador). Seu índice de aproveitamento ronda os 60 por cento, o que mantém o Santos por quase todo o campeonato lá no topo, entre a vice-liderança e o terceiro lugar.

O que mais se pode exigir de um treinador nessas circunstâncias?

NA LINHA DO GOL

Tite anunciou sua nova lista para os amistosos contra Japão e Inglaterra, já na bica da Copa do Mundo na Rússia. Nenhuma grande surpresa, a não ser a volta de Diego Souza, que ele, obviamente, pretende mais uma vez experimentar na função de Gabriel Jesus, como alternativa, claro. Lamento que não o tenha feito com Tardelli, quando pôde, já que não repetiu a chamada do atacante desta vez. Mas, enfim, é esperar pra ver, com uma ponta de otimismo em virtude do que Tite já fez até agora à frente da Seleção.

 

3 comentários

  1. Eu acho que seria legal se o Levir, falasse para os diretores que prefere sair, já que eles acham que não precisa mais de seu serviço! Que paguem a multa rescisória. Serviço não vai faltar ele é um bom profissional!

  2. Tite desfila uma rosário de contradições pois pelas suas dúvidas mostra que está mais perdido que cego em tiroteio. Não bastasse o seu erro gravíssimo de conceito de futebol arcaico com 2 volantes faz de suas convocações uma verdadeira caixa de pandora pois as suas surpresas são cada dia piores do que as outras. Tardelli foi convocado sequer jogou. Diego do Flamengo um jogador ultrapassado mais do que testado na seleção sem sucesso volta à canoa furada. Para completar o rol de incertezas abre agora o que ele chama de briga sadia(sic) pela posição de goleiro. Amigos, mesmo numa posição onde o goleiro Alisson já demostrou ser muito seguro, Tite deposita confiança. Nesse time só temos das certezas. A primeira é que Casemiro, Fernandinho, Paulinho e Willian são os Pelés do time pois não perdem uma convocação. A outra absoluta é que esse time vai ser um vexame sem precedentes, só não vê quem não quer.

  3. O Levir fez coisas boas, mas só algumas atitudes um pouco estranha, por ex: o reporter disse que o um time do Japão queria êle, E êle disse: “é verdade, estou indo”, esse tipo de atitude mesmo sendo brincadeira, não pega bem, pois ele não está em qualquer clube, está no Santos time da camisa branca mais famosa do mundo, Então treinador tem é que mostrar trabalho, e realmente em alguns pontos êle mostrou, sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *