Uma aventura com Marcelão

(Foto: Divulgação)

Foi durante a excursão da Seleção Brasileira à Europa e Ásia, em 78, antes da Copa.

Estávamos a uma hora esperando o sinal de embarque  para Hamburgo, tíquete na mão e uma dose extra de paciência na cabeça, já na boca do avião, quando veio a informação de que o voo estava lotado. Não entra mais ninguém.

Motivo: o excesso de peso provocado pelo Gladiador, aquela imensa máquina de recuperação física introduzida entre nós pelo Gilberto Tim, de saudosa lembrança, e levada por Cláudio Coutinho, o técnico, para manter nos trinques e sempre lesionado Rei Reinaldo.

Olhei pro Marcelo Rezende, então repórter esportivo de O Globo, ao meu lado e logo percebi que ali estava um parceiro ideal para a empreitada: alto, forte feito um touro e com ar de poucos amigos.

Falei: “Topas?”. Claro que a resposta foi “Topo!”

Ah, sim vale dizer que havia dois gendarmes postados à porta do avião pra impedir a entrada de mais alguém.

Pois investimos escadinha acima, trombamos com os guardinhas franceses e cada um de nós se ajeitou no primeiro assento disponível. Coube-me ficar entre o zagueiro Amaral e um jovem alemã, professora de português em Paris, acredita?

Veio o guardinha querendo me retirar do avião. Respondi simplesmente: “Pode chamar  o De Gaulle, o Napoloeão e seus sessenta soldados que daqui não saio”.

Acabaram desistindo e lá fomos nós para o gelado vento do Norte ver um Brasil e Alemanha de cujo resultado nem me lembro mais.

Lembro, sim, com afeto da figura gigantesca do Marcelão, que acaba de partir para outras paragens mais amenas, quem sabe?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *