
Na Copa de tantos gols, quem fez a festa foram os goleiros. E só por isso os resultados se recataram nestas duas últimas fases da disputa.
Pegue o amigo como exemplo supremo essa partida decisiva entre Holanda e Costa Rica. Os holandeses debruçaram-se sobre o adversário, de cabo a rabo, incluindo aí a prorrogação E o que viram? O goleiraço Navas, que já havia feito um campeonato espanhol sensacional pelo Levante, na plenitude de seus reflexos e elasticidade, salvando tudo. Ou quase. Pois, três disparos fatais da Holanda (dois de Sneijder) chocaram com a baliza.
Robben, mais uma vez, esmerilhou nos dribles, pra cá, pra lá, nas investidas em alta velocidade, nos passes medidos, naquelas matadas de bola de tirar o fôlego de quem ama o futebol como uma espécie de arte, no empenho com que divide as jogadas com os adversários, e tal e cousa e lousa e maripousa.
Mas, o fato é que a bola não entrava e o drama se encaminhava para os pênaltis. Eis, então, que o técnico Van Gaal, já prorrogação escoando, tira o coelho da cartola: um galalau de quase dois metros de altura, que atende pelo nome de Krul.
O bicho entrou para pegar dois pênaltis e levar a Holanda para as semifinais, diante da Argentina, semana que vem. E pegou mesmo, sem saltar à frente ou qualquer outro truque.
Quanto à Costa Rica, a maior surpresa desta Copa, volta para seu rincão abençoado coberta de glória.
Nada mais merecido para um país pequeno, mas, altamente civilizado. Tanto que, desde 1948, não possui Forças Armadas, além de ostentar um título que vale mais do que seis Copas do Mundo somadas – o de estar entre as democracias mais antigas e estáveis do planeta.
E, no campo de jogo – ou à beira dele -, lá, os clubes de futebol são verdadeiros centros comunitários, em vias e se transformarem em ONGs.
Palmas, pois, para os pequeninos de alma tão grande.
Bonito o texto , mas tenho que discordar desta parte: “Nada mais merecido para um país pequeno, mas, altamente civilizado. Tanto que, desde 1948, não possui Forças Armardas “. Desde quando a presenca de forcas armadas e sinonimo de falta de civilizacao?