Os reservas dos reservas: 4 a 0. Tá bom, né?

Foto: Pedro Martins/Mowa Press

Foi, seguramente o gol mais rápido da história da Seleção Brasileira, desde os tempos de Friedenreich: 10 segundos se passaram desde a saída de bola inicial até a bichinha morrer nas redes australianas, fruto do vacilo do beque o que permitiu a recuperação de Giuliano e a rolada para Diego Souza finalizar sob o goleiro.

Mas, o primeiro tempo, como se congelado por esse prodígio, transcorreu sem mais nenhuma chance de lado a lado. Isso, porque os australianos avançaram sua marcação, atrapalhando a saída de bola do Brasil da defesa, embora quando conseguíamos ultrapassar a intermediária adversária, nosso ataque mexia-se bem, com todos trocando de posição, e executando passes desconcertantes, sem, contudo, agonizar a meta amarela.

Claro, há que se levar em conta que era o time reserva dos reservas, desde que muitos titulares sequer foram convocados para esses dois amistosos, com Daví Luís improvisado como volante, posição que ele já conhece de outros carnavais, mas nem por isso a executa com a precisão dos especialistas da área.

Porém, ali na área inimiga, pelo alto, o bicho é esperto. Tanto, que, aos 16 do segundo tempo, colheu uma cabeçada que foi à trave; aparada, na volta, por Rodrigo Caio, acabou sendo finalizada com acerto por Tiago Silva: 2 a 0.

A coisa pegou fogo mesmo depois das entradas de Taison e de Willian, que, na primeira jogada roubou a bola do beque, em alta velocidade, e deixou Diego Souza na cara do goleiro. Na sequência, foi a vez de Taison receber belo lançamento de Alex Sandro – novamente o goleiro defendeu à queima-roupa.

Não deu, contudo, um minuto e lá estava Willian aprontando pela direita; serviu a Paulinho, que tocou para Taison marcar o terceiro, em vertiginosa jogada.

O quarto só viria já nos acréscimos, aos 47, na cobrança de escanteio que Diego Costa meteu de cabeça. Isso, depois de mais três chances claras desperdiçadas pelo nosso ataque. Por tudo isso, valeu o teste, sobretudo pra Tiago Silva, impecável na zaga, e Alex Sandro, além de Willian, que já passou dessa fase.

Agora, se o amigo me permite, com um sorriso nos lábios, vou dormir, sonhando com dias ainda melhores, quando a Seleção jogar completa num horário mais decente e por qualquer outro canal que não seja o da CBF, que, mais uma vez, atingiu o cúmulo da incompetência.

 

8 comentários

  1. Para fazer os comentários a seguir, parto do princípio que esse foi o pior time que já vi da Mama Austrália. Esses caras devem ser mesmo caçadores de cobra ou amestradores de canguru tal a inocência do seu futebol. Dito isso, se confirma aquilo que venho falando contra a imensa maioria dos torcedores e simpatizantes da seleção que aqui postam seus comentários. O esquema de Tite se resume aquilo que assistimos a todos os jogos. Ele não abre e jamais abrirá mão de dois volantes marcadores quer jogue contra a França, Itália Alemanha ou com o time dos coroinhas do vaticano. Dunga fez isso em 2010 e se deu mal. Até o nobre Galvão Bueno o alertou várias vezes no seu Bem Amigos cobrando dele um “plano B”(Helena é testemunha pois ainda participava do programa) que o Brasil deveria ter caso precisasse utilizá-lo numa eventualidade. Dunga como Tite faz agora fez ouvido de mercador e na hora que a seleção precisou contra a Holanda, o time se perdeu e foi desclassificada. Não dá para aceitar que num jogo fácil, sem pressão por resultados o cara não coloque em prática uma variante mais ofensiva, um esquema mais de toque de bola e saída rápida até para testar os jogadores do banco. E o pior ele coloca de volante um zagueiro que se mostrou perdido em campo correndo pra lá e pra cá.
    Individualmente o que se viu foi o Rafinha como boa opção para a lateral direita. Thiago Silva inseguro mesmo sem ter a quem marcar. Alex Sandro não é jogador de seleção, Filipe e Marcelo são melhores. Rodrigo Caio é um jogador excelente e pode ser aproveitado. Paulinho poderia continuar, mais jogando de primeiro volante. Fernandinho entrou e mostrou que é um cabeça de bagre. Giuliano também não me agradou. Filipe Coutinho muito bom. Diego Souza matador como sempre e perigosíssimo vindo de trás. Diego Costa infelizmente não joga nada na seleção. Dos que entraram Willian não me convence apenas corredor e ciscador contra times ruins. Resumindo, temos excelentes jogadores no entanto Tite limita a seleção a um esquema de jogo imutável que prioriza a marcação o qual pode ser fatal num mata mata contra os grandes do mundo quando o time precisar ser mais ofensivo.
    Obs. Helena acho que você trocou os Diegos.

    1. Diego Costa, não pode jogar na seleção Brasilia, pois é espanhol naturalizado e joga: pela Espanha! Acho que o Sr. Helena quisera se referir ao Douglas Costa, esse sim concordo que nada joga nem na seleção e nem no Bayern de que já assisti uns jogos e não vi nada de mais. Talvez queime a língua assim como queimei sobre Romero, Marquinhos Gabriel etc. Já o choroso Thiago Santos me parece jogador de jogo pequeno.

  2. Prezado Alberto,
    Não assisti ao jogo, porém, como escreveu, o adversário é uma legião de pernas-de-canguru.
    Mas, certamente os reservas dos reservas estão entrando na linha de pensamento do mestre Tite, aliás, todos que são convocados para defender o escrete canarinho.
    Isso é prova que o trabalho segue sendo bem feito, não importando o resultado ou o adversário (desde que seja amistoso, lógico).
    Comentar amistoso é coisa de joão-sem-braço, quero ver quando fôr para valer….e, olha que isso já aconteceu, certo?
    Grande abraço.

  3. Alberto Helena Jr.

    Excelente texto e te cumprimento pelo profissionalismo Alberto, levantar lá pelas 6:30 hs. da matina com esse frio desgraçado e na minha idade de 61 anos só faria por dever de ofício como você mas como sou aposentado e a partir da minha aposentadoria já enfrento a dura rotina de 2ª à 6ª feira não fazer nada e aproveitar o fim de semana para descansar, afinal ninguèm é de aço né, só posso te elogiar e dizer também que não vale a pena acompanhar uma seleção que estampa aos olhos que as convocações visam a interesses, financeiros de dirigentes de clubes, da CBF, de empresários e até do “santinho” Tite vislumbrando gordas comissões pois ali o que menos anda voa. Saudações palmeirenses.

  4. Jorge Sanpaoli técnico da Argentina fez aquilo que defendo num técnico criativo que tenta encontrar soluções novas, sair da mesmice por exemplo que é o futebol aqui no Brasil e na seleção. Jogando contra o inexpressivo time de Cingapura Sanpaoli escalou nada menos que 5 atacantes, 3 meio campistas e só 2 zagueiros porém, com o time bem distribuído em campo. A Argentina enfiou 6 x 0 o que é mais do que normal num jogo dessa natureza. O que surpreende no técnico é a determinação em em inovar, testar um time altamente ofensivo prevendo uma situação durante um jogo ou numa partida específica, criando um esquema alternativo que possa surpreender os adversários. Não atoa Sanpaoli é um técnico disputado mundialmente e por anda passa seus times apresentam grandes resultados. Tite inova tirando um trombador e colocando um trator e ainda diz que o cara jogou muito. O que espanta é que há uma legião de seguidores que acham que ele está certo..

  5. Não adianta nada ficarem tecendo comentários sobre isto ou aquilo pois o que importa é o ano que vem e na Rússia. Entendo que mesmo com Neymar e Gabriel Jesus será muito difícil o Brasil voltar com o caneco pois as demais seleções estão treinando e muito com seus esquemas armados. Até agora o Brasil de Tite só jogou com “babas” mesmo o Uruguai, Chile não estão jogando nada então o Brasil não teve nenhum teste com seleção de primeiro nível para poder saber o seu potencial. Aguardem…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *