Tudo por dinheiro

(Foto: RAUL ARBOLEDA/AFP)
(Foto: RAUL ARBOLEDA/AFP)

Se o amigo escavar até a raiz dessa tragédia inominável, encontrará a semente da cupidez humana. Pois não é que por uns míseros dólares, o piloto, também dono da companhia aérea em questão, decidiu colocar em risco não só a própria vida como a de mais de setenta pessoas que estavam  no infausto voo?

Sim, tudo por dinheiro. Vidas perdidas, outras – a de familiares e amigos -, devastadas, e tudo pelo maldito dinheiro. Pra economizar uns trocados, o sujeito disponibilizou no tanque de combustível a conta do chá. E, quando a descida ficou apertada, adiou o pedido de emergência ao posto de controle do aeroporto de Medellin, pra não levar multa e demais penas pela fatal imprudência, até o limite da fatalidade.

Tudo por dinheiro. Bendito e maldito dinheiro que move esse mundo, sociedades criadas sob o signo apenas da competição em busca do pote de ouro. Um mundo de resultados, só isso importa. O ser humano é apenas um peão nesse jogo sinistro da caça ao tesouro.

Por dinheiro –  pra tapar a vazão daqueles rios de dinheiro que escapam pelos ladrões (metafórica e literalmente falando) das nossas elites governamentais e empresariais – aí está o projeto de reforma do ensino, esse ensino já tão depauperado no Brasil desde a instalação da ditadura militar há mais de meio século. Um projeto claramente destinado a transformar as escolas não em fontes criadoras de cidadãos plenos, mas, sim, em usinas produtoras de mão de obra para satisfazer a necessidade de mais dinheiro no bolso dos já muito endinheirados.

Não importa ser, só vale quem tem, como dizia o velho provérbio. O que importa é o resultado. Assim na vida como no futebol, que vivo dizendo ser uma dramatização, um espelho da sociedade, do dia a dia de todos nós.

Veja só o amigo a insensibilidade que raia a escrotidão dos cartolas do Inter, que, em meio à comoção mundial pela tragédia de Medellin, propõem até mesmo que a CBF elimine a última rodada do campeonato, para que seu clube possa escapar da queda para a Segunda Divisão do campeonato nacional.

Gesto oposto ao do Nacional de Medellin, que abriu mão do título da Copa Sul-Americana em favor da Chapecoense, enquanto o povo colombiano dava a mais comovente prova de solidariedade aos nossos que morreram pelas mãos da cupidez.

Exemplo de que ainda há um fio de esperança.

 

 

 

 

13 comentários

  1. Lamentável e assustadora verdade. O duro é que nesse mundão de Deus muitos erros inomináveis iguais a este continuarão acontecendo. Se há uma coisa que fica na nossa mente também é a extraordinária fraternidade e espírito de solidariedade do povo colombiano.

    1. Como sãopaulino,anteriormente ia torcer contra o Atlético Nacional no mundial ! Depois de tudo que aconteceu,terei a honra de torcer pra que eles consigam bater o Real !

  2. E maldito seja o dinheiro, velho e mau-cheiroso!
    A pergunta que fica é: “quanto valhe cada indivíduo?”
    Uma vez conversei com um evangélico que dizia “bendito seja o dinheiro, ele é fruto abençoado”….fruto de quê?
    Vez por outra me pego pensando no MALDITO DINHEIRO, comanda tudo e muda tudo.
    Infelicidade, tristeza, agonia e estupidez humana.
    Bom, o fato é que, bem dito por você, o fio existe mais está cada vez mais fino.
    Abraços.

  3. Dizem que a gente vale o que tem ! Pois é,só que quase sempre, esse ter não pode evitar a permanência da nossa existência ! Esse ter afoga e afugenta a importância do ser,mas não vence nunca,quando se depara com a dura realidade da fragilidade da vida humana !

  4. Não só para o responsável mas isso também vale para oi irresponsáveis dos políticos desse país e da grande maioria dos dirigentes do futebol que se aproveitam do momento para pensar em si mesmos e não em milhares de pessoas sofrendo!!!!disse tudo….tudo por dinheiro!!!

  5. Ente o céu e a terra existe muito mais do que vãs filosofias elucubram…
    Passado o momento da dor é necessário encadear o momento da vigília. Existem imensas perguntas não respondidas. O fato de o aparelho ter sofrido uma pane seca pode ser esclarecido nas investigações e até mesmo o motivo (o maldito dinheiro, como você observa) pode ser identificado. Aparentemente, entretanto, existem problemas maiores: A companhia tinha apenas três aviões, dos quais apenas um estava em condições de voo, e mesmo assim conseguiram contratos valiosos com seleções e times sob o controle da Comebol! Isto cheira a carniça e já por respeito aos colegas jornalistas que também perderam a vida, vocês todos da imprensa devem assumir a obrigação de pressionar a procura dos fatos. Somente assim pode-se evitar que no futuro isto se repita.

  6. Existe uma solução e muito viável veja o filme THRIVE Português PROSPERAR O Que Será, nele é explicado que é possível haver outras alternativas na qual todos podem prosperar.

  7. E vejam vocês, um dia depois, em meio à paralisia de todos, reptilianos de toga resolveram dar um parecer favorável ao assassinato de seres humanos com até 3 meses de gestação. E por quê? Porque os malandros querem fazer sexo – esse que a princípio tem importância biológica – sem as consequências biológicas do ato, sem as consequências morais do ato, sem as consequências pessoais e sociais do ato. Afinal, para a maioria dos fracos, a vida se resume numa busca pelo mero prazer efêmero, tal como o dinheiro traz a quem muito o tem – pelo que pode comprar. Há muito a moral virou cafona e só o que é “da moda” (socialmente reconhecido e cultuado) é vislumbrado.
    A educação lembrada pelo Alberto vai na mesma toada: promete, teoricamente, conhecimento técnico para o mercado profissional, ou seja, para que você possa competir e correr atrás de um posto que lhe renda o tão disputado dinheiro. Pelo menos nas escolas particulares! porque, nas públicas, só existem promessas de formação dos “agentes transformadores” – seres que serão manobrados via facebook na construção de “um outro mundo possível”. Como o tal “mundo possível” não chegará sem trabalho, muitos verão como Santo Graal a estabilidade do emprego público.
    Eventualmente, quando uma tragédia dessas acontece, alguns são acordados para a pequenês de certas coisas e para o que é atemporal e o que realmente importa.
    Como diz nosso amigo Chico: “e assim segue a mediocridade!”

  8. Sr Alberto cada dia mais eu admiro seus textos , você é um exemplo digo ao meu filho leia a coluna do Alberto helena Junior e marque as palavras que você não conhece o significado e pegue o dicionario e veja, obrigado , além de ser o melhor colunista e mais nostalgico que admiro.

    me deculpe se o portugues não foi dos melhores.

    1. Sou eu quem lhe dá parabéns por fazer o dever de casa como manda o figurino, ao estimular seu menino a frequentar o dicionário em caso de dúvidas com as palavras. Era o que minha mãe fazia comigo quando criança. Posso lhe garantir que foi a maior herança que dela recebi.
      Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *