Max, o campeão incontestável

Foto: AFP

Max Verstappen saiu do Japão rumo à Europa com o bicampeonato mundial assegurado. A tumultuada corrida em Suzuka só consagrou o piloto holandês na última chicane, quando Charles Leclerc cortou o percurso, foi punido com cinco segundos, e perdeu o segundo lugar para Sergio Perez. A dobradinha da Red Bull sob a chuva e a vitória da Honda no Japão mostraram quem dá as cartas atualmente na Fórmula 1. Foi a 12ª vitória de Max na temporada e a 32ª na carreira.

A corrida foi curta, interrompida por causa da chuva e alguns acidentes, mas não afetou a performance de Verstappen que largou na pole e foi se distanciando dos demais adversários. Na largada, defendeu a posição de pole position com categoria, impedindo a ultrapassagem de Leclerc.

O Mundial tem agora quatro corridas pela frente: Estados Unidos (23/10), México (30/10), BRASIL (13/11) e Abu Dhabi (20/11). A disputa pelo vice-campeonato, ponto de honra para a equipe Ferrari que começou bem o campeonato mas descuidou-se, está apertadíssima. Sergio Perez e Charles Leclerc estão separados por apenas um ponto. Já Verstappen, com 113 pontos sobre Perez e 114 sobre Leclerc, não pode mais ser alcançado. Nas quatro provas finais 112 pontos estarão em jogo.

O Japão também revelou novidades para o Mundial de 2023. Pierre Gasly defenderá a Alpine formando uma dupla francesa com Esteban Ocon. Para seu lugar, a AlphaTauri trará o holandês Nyck de Vries. E o australiano Daniel Ricciardo anunciou que estará fora do grid do ano que vem. Há duas vagas restantes, uma na Haas para correr ao lado de Kevin Magnussen e outra na Williams para fazer dupla com Alexander Albon. O veterano Nico Hulkenberg e Antonio Giovinazzi estão entre os pretendentes.

No Brasil, celebrando os 50 anos da chegada da F1, as comemorações começam na próxima terça, 18/10, com a inauguração da Exposição 50 Grandes Prêmios, na OCA, no Parque Ibirapuera, com carros do passado, capacetes, troféus, mostra de fotos e recordações dos GPs disputados em Interlagos e Jacarepaguá. Na OCA, em um telão, o público poderá assistir às quatro corridas finais do campeonato. Haverá ainda encontros com personalidades do automobilismo.

Surpresas estão previstas para a corrida de Interlagos nos dias 11, 12 e 13 de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *