A Fórmula 1 mais forte no Golfo Pérsico

A FOM confirmou a estreia do GP do Catar, substituto do GP da Austrália, como 20º etapa do Mundial 2021. A corrida será disputada no dia 21 de novembro, uma semana após o GP de São Paulo de F1, no circuito internacional de Losail. Dessa forma, o Catar passa a ser o quarto país árabe no calendário mundial da Fórmula 1.

O autódromo de Losail já recebe a MotoGP e tem as condições necessárias para receber a Fórmula 1. A reinvindicação dos promotores locais é antiga. A corrida chega em um momento importante já que, em 2022, a Copa do Mundo de Futebol será disputada no Catar, entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. O GP do Catar, por causa da Copa, não será disputado em 2022. Mas voltará em 2023, iniciando um contrato de dez anos.

O primeiro país do Golfo Pérsico a receber uma corrida de F1 foi o Bahrein que recebe a categoria desde 2004. Nas 17 corridas já realizadas até agora, Lewis Hamilton é o maior vencedor, com cinco conquistas. O mesmo Hamilton também venceu cinco vezes em Abu Dhabi que passou a fazer parte do calendário em 2009 e este ano, mais uma vez, fechará o Mundial no dia 12 de dezembro.

Antes de Abu Dhabi, entretanto, haverá a corrida do Catar e também outra novidade, o primeiro GP da Arábia Saudita, em Jedah, no dia 5 de dezembro.

Tanto o GP do Catar como da Arábia Saudita seguirão no Mundial nos próximos anos. E já se especula a possibilidade um quinto país da região a negociar uma vaga no Mundial, o Sultanato de Omã. Uma exibição dos carros de F1 da Red Bull, em abril de 2016, despertou o interesse local que possui um grande investimento na área de turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *