A sprint race chega para mudar a F1

Foto: AFP

O primeiro teste da sprint race ou corrida sprint de classificação será neste final de semana, no GP da Inglaterra, em Silverstone. A expectativa é grande e até os horários foram alterados. É uma experiência inédita e que tornará o final de semana mais intenso. O autódromo inglês poderá contar com lotação máxima nesta 10ª etapa do Mundial 2021. A Band TV, com o comando de Sérgio Maurício, e a BandNews FM, com narração de Odinei Edson, transmitem a corrida ao vivo, domingo, a partir das 11h.

As mudanças do fim de semana começam na sexta. O primeiro treino livre terá uma hora de duração e começará às 10h30. O segundo treino será o de classificação para a sprint race e começará às 14h, no formato já conhecido de Q1, Q2 e Q3. Ele estabelecerá o grid de largada. Todos os carros utilizarão apenas pneus macios. As equipes estarão liberadas para a a escolha dos pneus que utilizarão na sprint e no Grande Prêmio. O Parc Fermé manterá suas restrições.

No sábado, haverá um treino livre das 8h às 9h e a corrida sprint de classificação começará às 14h, com 30 minutos de duração, sem a obrigação de troca de pneus. Serão 17 voltas no traçado de Silvestone. Os três primeiros colocados receberão respectivamente 3, 2 e 1 pontos pela conquista. Não haverá cerimônia de pódio. A classificação completa da corrida será o grid para domingo. Portanto, o vencedor será o pole position da corrida de domingo, disputada no formato tradicional.

Os próprios dirigentes admitem que o formato da sprint poderá ser ajustado caso haja necessidade.

A corrida de classificação terá ainda mais dois testes este ano, ainda dependendo de confirmação oficial: O GP da Itália, em Monza, e o GP de São Paulo de F1, em Interlagos. Esta semana, a Liberty Media, detentora dos direitos da F1, confirmou que o projeto é manter a novidade em algumas corridas da próxima temporada.

Se a corrida de classificação dará mais trabalho às equipes no final de semana, mais gastos e exigirá mais dos pilotos, a Fórmula 1 ganhará com o novo modelo. As tevês terão uma atração melhor aos sábados, o público assistirá à duas corridas no final de semana e a sexta será mais valorizada com a sessão de treino de classificação.

A atribuição do ponto extra pela melhor volta, estabelecida em 2019, e os pontos correspondentes aos três primeiros lugares na corrida de classificação darão uma nova dinâmica na disputa do campeonato. E ela vai acontecer exatamente em uma das temporadas mais competitivas dos últimos anos.

O GP da Inglaterra será disputado em um momento crucial para a disputa do campeonato onde a Red Bull passou à frente e a Mercedes não tem demonstrado fôlego para acompanhar a escuderia de Max Verstappen. Se não demonstrar reação, a Mercedes estará definitivamente em uma situação complicada para competir pelos títulos de pilotos e construtores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *