A Fórmula 1 mostra sua cara em Barcelona

Foto: Handout/Ferrari Press Office/AFP

Depois da apresentação dos carros das principais escuderias na semana passada, a Fórmula 1 2020 vai dizer ao que vem a partir de quarta, em Barcelona, com a primeira série dos testes de inverno. Se eles não são conclusivos indicam, pelo menos, a tendência a para a temporada.

As duas últimas apresentações estão previstas para hoje: Racing Point e Williams. E o visual definitivo da Alfa Romeo só será conhecido na quarta, já que na sexta a equipe rodou com uma pintura falsa, alusiva ao Dia dos Namorados. A Renault também não ficou pronta a tempo e apenas o layout foi mostrado na apresentação, em Paris.

De um modo geral, as equipes trabalharam em cima dos projetos de 2019. O da Ferrari foi mais ousado, o da Mercedes e Red Bull mais conservador. De comum bicos um pouco mais afilados.

A Ferrari chamou mais a atenção por conta de mudanças aerodinâmicas com novas aletas para assegurar mais eficiência nas curvas, um dos problemas detectados no ano passado. No visual um vermelho fosco e os números em branco como era utilizado no final da década de 70 e começo dos anos 80. O modelo do carro – SF1000 – remete à milésima corrida da Ferrari na Fórmula 1 prevista para ocorrer no GP da França.

O fosco também foi adotado pela Red Bull. Segundo consta, a tinta brilhante representa um ganho de peso e por isso acabou sendo evitada.

Para quem se surpreendeu com o fato de a maioria de os carros não terem sofrido mudanças mais profundas – e visíveis – convém lembrar que este é o último ano com o atual regulamento. No ano que vem – aí sim – as modificações serão sensíveis com a volta do carro asa e pneus de novas dimensões entre outros elementos. As equipes, então, terão um ano difícil disputando o campeonato e trabalhando com o novo regulamento. Não caberia agora modelos mais ousados.

De qualquer forma, a pintura ousada da Alpha Tauri (antiga Toro Rosso) causou impacto e foi a mais elogiada nas redes sociais do GP Brasil de Fórmula 1. Os carros serão pilotados por Pierre Gasly e Daniil Kvyat.

Também chamou a atenção os detalhes em bordô nos carros da Mercedes por conta de um novo patrocinador, a INEOS, multinacional de produtos químicos.

De quarta a sexta – 19 a 21 de fevereiro – desta semana e na próxima – 26 a 28 – os carros andarão em Barcelona. Na pista, Esteban Ocon estará voltando à F1 com a Renault enquanto a Williams lançará o canadense Nicholas Latifi no lugar de Robert Kubica, fazendo dupla com o inglês George Russell.

Uma das questões ainda a serem resolvidas na Fórmula 1 é o GP da China, previsto para ser realizado no dia 19 de abril, após o GP do Vietnã, e adiado oficialmente pelas autoridades chinesas por causa do coronavirus. A FIA tenta encaixá-lo em outra data mas ainda não obtiveram sucesso. Entre o GP do Vietnã, 5 de abril, e da Holanda, 3 de maio, haverá quase um mês sem corridas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *