Jovem guarda no caminho da Fórmula 1

Pedro Piquet, (Foto: Divulgação/fiaformula3.com)

Pedro Piquet, 21 anos, é o primeiro brasileiro confirmado no campeonato de Fórmula 2, último degrau antes da Fórmula 1, no próximo ano. Piquet defenderá a equipe tcheca Charouz Racing System. O piloto de Brasília, filho de Nelson Piquet, terminou em quinto lugar a temporada oficial de Fórmula 3 e terá adversários como Mick Schumacher na temporada que começa no Bahrein, em março. Com exceção de Bahrein e dos circuitos de Mônaco e Baku, Piquet já competiu em todos os traçados da categoria.

Outros brasileiros que também poderão correr na Fórmula 2 são Sergio Sette Câmara, que faria sua quarta temporada, desta vez pela equipe Hitech, e também Felipe Drugovich pela MP Motorsport. Os dois pilotos estão em negociação com as respectivas equipes.

Caio Collet, 17 anos, o melhor estreante do ano com seis pódios, considerado uma das grandes revelações da Fórmula Renault Eurocup em 2019, disputará em 2020, outra vez, a mesma categoria. Collet continuará defendendo a equipe francesa Race GP. Neste sábado, Caio estará correndo as 500 Milhas de Kart, no kartódromo da Granja Viana, em São Paulo.

Piloto da academia Ferrari, Gianluca Petecof, 17 anos, acertou sua participação no campeonato de F3 regional europeia pela equipe Prema em 2020, sempre com a supervisão da academia Ferrari. Este ano Petecof foi vice-campeão da F4 italiana e terminou em quinto lugar o campeonato alemão de Fórmula 4.

Os netos de Émerson Fittipaldi seguem firme buscando subir novas etapas. Pietro Fittipaldi, 22 anos, permanecerá com piloto de testes da Haas e, ao mesmo tempo, disputará o campeonato de Super Fórmula, no Japão, atrás da bendita superlicença. Seu irmão, Enzo, 18 anos, competirá na FIA F3 que faz a preliminar de diversas etapas do Mundial de Fórmula 1. Enzo foi vice na F3 regional em 2019.

Mais dois pilotos bem jovens começam a despontar rumo às categorias mais importantes do automobilismo internacional. Gabriel Bortoleto, 15 anos começará a competir na Europa pela equipe Prema, disputando a Fórmula 4 italiana e Fórmula 4 alemã. E o pernambucano Rafael Câmara, 14, anos vice-campeão mundial de kart, fará seu primeiro teste também na F4 mas ainda não disputará toda a temporada. Neste final de semana, Rafael correrá as 500 Milhas de Kart, pela primeira vez, pela equipe de Felipe Massa e Lucas di Grassi.

Candidatos, portanto, não faltam. Olho neles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *