A Mercedes quer Hamilton e Bottas em luta aberta

Foto: Toshifumi Kitamura/AFP

A Mercedes, com a tática dos pit stops, garantiu a vitória de Valtteri Bottas e, com o terceiro lugar de Lewis Hamilton, conquistou pela sexta vez consecutiva o título do Mundial de Construtores. Nada mal para a equipe de Toto Wolff que segue dominando a Fórmula 1 apesar da reação ferrarista nas últimas provas. Agora, seus dois pilotos são os únicos que podem vencer o Mundial de Pilotos. A Mercedes vai ‘liberar’ a disputa.

É claro que a situação de Lewis Hamilton é muito confortável. Ele tem 64 pontos de vantagem sobre o companheiro de equipe e poderá ser campeão no México se conseguir ampliar a vantagem para 78 pontos.

Bottas, escolhido o ‘Piloto do Dia’ pelos internautas, mereceu a vitória e tem feito um bom serviço na Mercedes, mantendo-se como segundo colocado e somando os pontos que ajudaram a conquista dos Construtores. Além disso foi extremamente hábil na largada, percebendo o espaço pelo lado esquerdo e superando de uma só vez os dois pilotos da Ferrari. Depois manteve-se na frente, resistindo à pressão.

A corrida do Japão foi atípica. Teve o treino de classificação no domingo de manhã por conta do furacão que passou sobre o sul do país. Charles Leclerc foi mal na largada e bateu em Max Verstappen, tirando o holandês da corrida, e prejudicando muito seu próprio desempenho (e perdendo uma posição por conta da punição que sofreu). Vettel queimou a largada mas não foi punido porque não levou vantagem. Pelo menos teve o mérito de segurar Hamilton nas oito voltas finais quando a Mercedes tinha pneus em melhores condições.

As equipes, agora, vão para as Américas e, depois, Abu Dhabi. As corridas serão interessantes. Fora da luta por pontos, vão lutar por vitórias, garantindo o espetáculo.

E a Fórmula 1 já tenta mudar regras desportivas para 2021. No ano que vem, por exemplo, ela pretende realizar três ‘corridas de classificação’ no sábado. Se funcionar, o sistema poderá ser adotado em todo o campeonato a partir de 2021. ‘Corrida de classificação’ é uma prova de 100 km (cerca 30 ou 35 minutos) cujo grid de largada seria estabelecido pela classificação no Mundial. A ‘corrida de classificação’, por sua vez, estabeleceria o grid para domingo. Os GPs previamente escolhidos são os da França, Bélgica e Rússia. Mas a mudança só será sacramentada se todas as equipes aprovarem. Para o público será bom. Do ponto de vista técnico e logístico ainda é preciso algum estudo.

O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece nos dias 15, 16 e 17 de novembro, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os ingressos para a corrida, informações e imagens em 360 graus dos setores estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br. O GP Brasil também está no Instagram e Facebook: gpbrasilf1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *