Bottas bate. E Hamilton pode ser campeão no México.

Foto: Alfredo Estrella/AFP

O treino de classificação para o GP do México foi cruel com Valtteri Bottas. Quando o finlandês terminava sua melhor volta foi surpreendido ao subir na zebra e perder o controle do carro. Bateu forte mas nada sofreu. O carro, entretanto, ficou destruído. Max Verstappen fez a pole mas foi punido porque não respeitou a bandeira amarela na batida de Bottas e perdeu três posições. A Ferrari larga na primeira fila com Charles Leclerc na pole. A Honda colocou seus quatro pilotos entre os dez. A SporTV mostra a corrida ao vivo, às 16h10. A Rádio Trânsito (92.1), o aplicativo @bandradios e BandNews FM (Belo Horizonte) abrem a transmissão às 15h20, com a equipe de Odinei Edson.

Se o acidente comprometeu a corrida de Valtteri Bottas, que sairá em 6º, só saberemos a partir da largada. Bottas é o único piloto ainda com chances aritméticas de vencer o campeonato. Se Lewis Hamilton, que largará em 4º, aumentar a diferença de 64 pontos para 78, o hexacampeonato será comemorado no México. Do contrário, a decisão ficará para Austin, nos Estados Unidos, na semana seguinte. Há ainda outro elemento que pode determinar a classificação final: a previsão de chuva durante o GP.

Como se imaginava, a Mercedes sofreu no treino final. Os motores sentem mais o problema de altitude – 2300 metros, o circuito mais alto da F1 – e renderam menos do que os Ferrari e Honda. O ar rarefeito exige mais dos turbos e ainda pode afetar a pressão aerodinâmica dos carros. Algumas equipes também acusam o ar rarefeito como responsável pelo aquecimento excessivo dos freios. O motor Honda, por sua vez, trabalhou bem e a aerodinâmica da Red Bull esteve impecável no treino.

A Honda ainda classificou para a largada Alex Albon (5º), Daniil Kvyat (9º) e Pierre Gasly (10°), comprovando sua evolução na Fórmula 1. As McLaren também foram bem classificando os dois carros para o Q3.

O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece nos dias 15, 16 e 17 de novembro, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os ingressos para a corrida, informações e imagens em 360 graus dos setores estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br. O GP Brasil também está no Instagram e Facebook: gpbrasilf1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *