Monza vibra com a Ferrari e vê a volta mais rápida da história da F1

Foto: Miguel MEDINA / AFP

A torcida da Ferrari, a maior da Fórmula 1, tem motivos para lotar o circuito de Monza, neste domingo, para a disputa do GP da Itália. A primeira fila conta com seus dois pilotos – Kimi Raikkönen e Sebastian Vettel – e o alemão poderá reduzir a vantagem que Lewis Hamilton leva na liderança do campeonato (no momento é de 17 pontos). E a corrida poderá ter um novo recordista. No treino de classificação, deste sábado, Raikkönen estabeleceu a volta mais rápida da história da F1 e superou a marca de pole que pertencia à Rubinho Barrichello. A corrida, neste domingo, terá transmissão pela TV Globo, às 10h, e BandNewsFM, com narração de Odinei Edson, a partir das 9h30.

Primeiro vamos às estatísticas. A volta mais rápida da história da F1 pertencia ao colombiano Juan-Pablo Montoya, com Williams, e foi estabelecida nos treinos livres para o GP da Itália, em 2004. Montoya cravou a média horária de 262,242 km/h. No mesmo dia, no treino de classificação, Rubinho Barrichello fez a pole com 260,395 km/h. Raikkönen, que não fazia a pole em Monza desde 2006, atingiu neste sábado a impressionante média horária de 263,587 km/h – 1min19s119. Agora o desafio é superar o recorde da prova, de Rubinho Barrichello estabelecido também em 2004: 1min21s046.

Para Kimi Raikkönen, a conquista da pole em Monza pode ter um alcance maior: a renovação de seu contrato com a Ferrari para 2019. Condições para isso ele demonstrou na pista. E tem uma vantagem: Vettel prefere que ele continue como seu companheiro de equipe.

O que esperar do GP da Itália? O piloto da Ferrari para a briga pelo título é Sebastian Vettel. Portanto, a equipe deve determinar que Raikkönen ‘facilite’ o trabalho de Vettel, permitindo que ele tome a ponta. Se vai ser na largada ou depois saberemos na corrida.

A Mercedes colocou seus dois carros na segunda fila. O trabalho será parecido. Valtteri Bottas terá a incumbência de permitir que Lewis Hamilton acelere e não seja importunado por Max Verstappen que vem logo atrás. E um detalhe: Romain Grosjean também sairá da terceira fila. Todo cuidado é pouco.
47º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece nos dias 9, 10 e11 de novembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os ingressos para a corrida, informações e imagens em 360 graus dos setores estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br. O GP Brasil também está no Instagram e Facebook: gpbrasilf1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *