A Ferrari vence e Vettel fica mais perto de Hamilton

Foto: JOHN THYS/AFP

O resultado do GP da Bélgica não surpreendeu. Lewis Hamilton só tirou a pole de Sebastian Vettel, no sábado, graças à chuva. No seco, a Ferrari teve mais carro. Depois da corrida, Hamilton, ainda de capacete, passou alguns momentos analisando o carro do vencedor. Não deve ter chegado a nenhuma conclusão. O forte da Ferrari, agora, é o motor. A diferença entre os dois tetracampeões mundiais caiu de 24 para 17 pontos. E, no domingo, é a vez do GP da Itália, em Monza. Vettel chegou a 52 vitórias na F1 e está atrás apenas de Michael Schumacher e Lewis Hamilton.

Pouco depois da metade da corrida, quando ficou claro que Hamilton não teria condições de ir à caça de Vettel, o piloto inglês passou a administrar o resultado e poupar seu terceiro motor.

O rocambolesco acidente no começo da corrida serviu para ‘homologar’ de vez o halo na F1. Nico Hulkinberg calculou mal o ponto de frenagem e bateu forte na traseira da McLaren de Fernando Alonso que voou sobre a Sauber de Charles Leclerc. As marcas no halo deixaram claro que ele protegeu o piloto monegasco. Os três saíram da prova e Hulkenberg, que assumiu o erro, perderá dez posições no grid da corrida de Monza. Kimi Raikkönen e Daniel Ricciardo, também envolvidos nos acidentes da largada, não concluíram a prova.

Além da vitória categórica de Vettel que assumiu a ponta logo na largada, destaques também para as boas ultrapassagens realizadas por Max Verstappen – que continua arrastando multidões de holandeses aos circuitos europeus – e o trabalho perfeito de Valtteri Bottas que largou de trás para terminar em 4º e, assim, colaborando para aumentar a diferença de 10 para 15 pontos em favor da Mercedes no Mundial de Construtores.

Esta semana saberemos como ficará o grid no GP da Itália. Se depender de Lawrence Stroll, responsável pela aquisição da Racing Point Force India, o piloto Lance Stroll já defenderá a nova equipe em Monza, entrando no lugar de Esteban Ocon. Este, por sua vez, poderia substituir Stoffel Vandoorne na McLaren. E Vandoorne, por sua vez, iria para o lugar de Marcus Ericsson na Sauber. Ericsson, então, não correria as demais provas da temporada. Se estas mudanças se confirmarem, a Williams colocará o polonês Robert Kubica na vaga de Stroll. O único obstáculo continua sendo o contrato de Vandoorne com a McLaren, difícil de ser quebrado nessa altura da temporada.

47º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece nos dias 9, 10 e11 de novembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os ingressos para a corrida, informações e imagens em 360 graus dos setores estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br. O GP Brasil também está no Instagram e Facebook: gpbrasilf1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *