
A nova proprietária da F1, a empresa americana Liberty Media, está conseguindo aprovar mudanças que permitam tornar os carros mais equilibrados e, principalmente, passíveis de manobras mais ousadas na pista. Aumentar o número de ultrapassagens é a preocupação do momento. E a Federação Internacional de Automobilismo já avalizou algumas alterações significativas nos carros para o Mundial 2019.
Com asas dianteiras mais simples e amplas, dutos de freios sem aletas e asas traseiras maiores e com perfil mais profundo, os técnicos apostam que a nova aerodinâmica eliminará boa parte da turbulência na pista – o que impede muitas vezes a aproximação e a tentativa de ultrapassagem de quem está atrás. A turbulência é uma consequência do aumento de pressão aerodinâmica, permitindo que o monoposto atinja velocidades maiores. Mas, ao mesmo tempo, essa pressão tornou-se um obstáculo para as ultrapassagens. Nos próximos dois meses, a Liberty Media e a FIA ainda deverão discutir medidas complementares às já aprovadas. O pacote de mudanças só estará definitivamente concluído quando as polêmicas regras para 2021 – incluindo os motores – estiveram estabelecidas.
Ao mesmo tempo, os dirigentes trabalham para aumentar a audiência das corridas em todo mundo. A transmissão por Internet – para alguns países – é um dos caminhos escolhidos.
Finalmente, cumprindo a promessa desde que assumiu o controle da Fórmula 1, a Liberty Media está perto de anunciar um segundo GP nos Estados Unidos, já para o ano que vem: Miami. A corrida seria realizada nas ruas da cidade, em local a ser determinado. A administração municipal está fazendo uma consulta para aprovar a realização da prova. A ideia é incluí-la na fase inicial do calendário ou antes do GP do Canadá.
O 47º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece nos dias 9, 10 e11 de novembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os ingressos para a corrida, informações e imagens em 360 graus dos setores estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br. O GP Brasil também está no Instagram e Facebook: gpbrasilf1