Clima sombrio ronda a Mercedes. Ferrari larga na primeira fila.

Andrej Isakovic/AFP

A Mercedes seria a favorita no circuito de Xangai. Seria. O treino de classificação na madrugada deste sábado mudou o quadro. A Ferrari colocou seus dois carros na primeira fila – Sebastian Vettel na pole – e a Mercedes não teve outra saída senão a de admitir que será difícil lutar pela vitória nesta terceira etapa do Mundial de Fórmula 1 2018. A corrida será disputada às 3h00 da madrugada de domingo com transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão e BandNews FM com narração de Odinei Edson.

Na segunda fila estarão Valtteri Bottas (3º tempo) e Lewis Hamilton que ficou apenas com o quarto tempo. Depois as Red Bull.

O currículo da Mercedes é o melhor no circuito chinês. Soma cinco vitórias (sendo as quatro últimas consecutivas). Lewis Hamilton também é o piloto que mais venceu nesse traçado, também com cinco vitórias. A equipe vinha ainda de seis poles consecutivas na China. Mas a falta de aderência de seus carros acabou sendo decisiva para a equipe alemã. E a situação é tão delicada que os pilotos da Red Bull estão confiantes que terão condições de superar a Mercedes ao longo da corrida. Mas não fizeram a mesma projeção em relação à Ferrari.

Sebastian Vettel não só quebrou o recorde de pole position com a marca de 1min31s095 (contra 1min31s678 de Lewis Hamilton, em 2017) como também foi o piloto que atingiu a maior marca de velocidade na pista: 331,1 km/h.

De qualquer forma, mesmo com a vantagem que a Ferrari poderá ter largando na frente e ainda aproveitando o seu bom rendimento na reta, a Mercedes tem uma esperança: a de que a estratégia de corrida, pit stop na hora exata e a escolha adequada dos pneus serão fundamentais na luta pela vitória. Há uma previsão de grande desgaste de compostos de borracha o que mudaria substancialmente as estratégias.

Mas uma corrida de F1, por mais recursos tecnológicos que as equipes possam dispor para todos os cálculos e projeções possíveis e imagináveis, o imponderável está sempre rondando e assustando os participantes. A previsão é de uma bela corrida. Vamos aguardar.

O 47º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece nos dias 9, 10 e11 de novembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os ingressos para a corrida, informações e imagens em 360 graus dos setores estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br. O GP Brasil também está no Instagram e Facebook: gpbrasilf1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *