Red Bull arma o bote: Mercedes e Ferrari não resistem.

Foto: AFP

Daniel Ricciardo venceu com muita categoria o GP da China na madrugada deste domingo, assumindo de forma impecável a estratégia adotada pela Red Bull. A escuderia poderia até ficar com a dobradinha não fosse Max Verstappen afoito e inconsequente. A corrida foi empolgante – a melhor do ano até agora – com muitas alternativas e as opções de compostos de pneus foram decisivas para o resultado final.

Como na Austrália, a entrada do safety car determinou a mudança do jogo. Na altura da 30ª volta, na segunda metade da prova, os dois carros da Toro Rosso se chocaram – Pierre Gasly foi o culpado – e a Red Bull – que já tinha feito a primeira troca de pneus com os dois carros ao mesmo tempo – fez a segunda troca colocando pneus macios. A Red Bull já tinha começado a corrida com supermacios enquanto Ferrari e Mercedes utilizaram macios e depois médios em sua única parada. Com pneus novos e mais rápidos, Daniel Ricciardo e Max Verstappen saíram em busca dos ponteiros. Sem um carro a altura para chegar ao pódio, Lewis Hamilton contentou-se em correr pelos pontos. A melhor pista é o ‘speed trap’ que aponta as velocidades máximas alcançadas na prova. Lewis Hamilton foi o último colocado com 320,4 km/h enquanto Kimi Raikkönen, terceiro na corrida, foi o 1º com 343,8 km/h.

Se Verstappen errou ao tentar ultrapassar Lewis Hamilton em um trecho impróprio e depois acabou batendo em Sebastian Vettel – levou 10 segundos de penalização – Ricciardo foi perfeito nas ultrapassagens sobre Lewis, Vettel e Valtteri Bottas. Nem houve reação tamanha era a diferença de rendimento. Não por acaso Daniel Ricciardo ficou com a melhor volta da corrida – 1min35s785, sem superar o recorde da pista – e Max Verstappen foi o 2º. Com a batida, Vettel teve o carro avariado e só chegou em 8º, depois de perder o 7º lugar para Fernando Alonso que já soma mais pontos do que em toda a temporada de 2017.

O GP da China provou que, mesmo com forte turbulência, as ultrapassagens são exequíveis. Uma novidade que parece ganhar corpo este ano é a logística definida ao longo da prova, alterando um rumo pré-determinado. Quando se tinha como definitivo que uma única parada seria o melhor caminho para vencer em Xangai, a Red Bull virou a estratégia do avesso, parando duas vezes e dando um banho na Mercedes e Ferrari.

O campeonato está agora mais equilibrado. O líder Sebastian Vettel está separado por apenas nove pontos e a Mercedes está na frente no Mundial de Construtores por apenas um ponto – 85 a 84. A próxima etapa será o GP do Azerbaijão, 29 de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *