Chuva e três setores para o DRS. GP da Austrália imprevisível.

Glenn Nicholls/AFP

Os treinos livres para o GP da Austrália comprovaram que a Mercedes sai na frente no Mundial 2018, da mesma forma que terminou a temporada passada.  Lewis Hamilton foi o mais rápido e Valtteri Bottas ficou com o terceiro tempo. A Red Bull está mais forte e a Ferrari, parece, não mostrou tudo. Mas a prova terá dois ingredientes que podem mudar a história da corrida: previsão de chuva no treino de classificação e, também, na corrida. Fora isso, pela primeira vez, um circuito terá três setores para acionar a asa, o DRS, e tentar a ultrapassagem.

Duas equipes, pelo menos, contam com a chuva para surpreender: Red Bull e McLaren. Dirigentes das duas escuderias admitiram que a pista molhada poderá dar mais chances de uma boa classificação já que, segundo eles, a vantagem dos carros da Mercedes e Ferraria seria minimizada.

O terceiro trecho de DRS no circuito de Melbourne, entre as curvas 12 e 13, é uma tentativa da FIA em aumentar o número de ultrapassagens que caiu bruscamente de 2016 para 2017. Isso poderá auxiliar os pilotos mais agressivos como Max Verstappen, o segundo mais rápido nas duas sessões de treinos livres, atrás de Lewis Hamilton.

Um dos pilotos de ponta da atual geração da F1, exatamente o piloto ‘da casa’, o australiano Daniel Ricciardo, começará a temporada com uma punição de três posições. Ele excedeu o limite de velocidade durante uma bandeira vermelha. E, pior, não teve culpa. O problema foi do sistema de dados do carro que não indicou a velocidade máxima permitida. Ricciardo é um dos pilotos que poderia enfrentar as Ferrari e Mercedes, já que a Red Bull rendeu bem no treino.

Se a Haas mostrou boa evolução com os motores Ferrari, permitindo a Romain Grosjean ficar com o sexto melhor tempo, a Williams não impressionou, deixando Lance Stroll apenas na 14º posição. As Toro Rosso, agora com motor Honda, não repetiram o que demonstraram nos testes de inverno em Barcelona e a Sauber, como se previa, ficou na lanterna com os dois carros. E agora a responsabilidade do time suíço é maior como escuderia ‘B’ da Ferrari.

O GP da Austrália será disputado na madrugada de sábado para domingo, às 2h10.

O  47º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1  acontece nos dias 9, 10 e11 de novembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os ingressos para a corrida, informações e imagens em 360 graus dos setores estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br. O GP Brasil também está no Instagram e Facebook: gpbrasilf1.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *