Ferrari joga suas últimas cartas para enfrentar Lewis Hamilton

Foto: Kazuhiro Nogi/AFP

O GP do Japão é crítico para a equipe Ferrari. Depois de derrapar nas corridas de Cingapura (acidente na largada) e Malásia (motores sem potência), a Casa de Maranello assistiu, assustada, ao aumento da vantagem de Lewis Hamilton sobre Sebastian Vettel, chegando aos 34 pontos atuais. O campeonato tem 125 pontos em disputa (cinco corridas) e a Ferrari tem, por obrigação, reduzi-lo gradativamente a partir de Suzuka se quiser chegar ao final do Mundial com chances de conquistar o Mundial de Pilotos. A TV Globo e a BanNewsFM transmitem a corrida a partir das 2h da madrugada (de Brasília).

O treino de classificação não foi bom mas também não foi ruim para a Ferrari. Beneficiada com a punição de Valtteri Bottas, que perdeu cinco posições no grid pela troca de câmbio, Sebastian Vettel ganhou o direito de largar na primeira fila. Estará ao lado de seu rival Lewis Hamilton que cravou sua 10º pole na temporada. O problema é que a Mercedes está melhor do que a Ferrari, como já se esperava, no veloz circuito nipônico. E Vettel só tem a alternativa de tomar logo a ponta e torcer por um problema de qualquer ordem com Lewis. Kimi Raikkönen largará mais atrás e não há jogo de equipe possível. Se é que se pode chamar de alento, Kimi Raikkönen alcançou a maior velocidade máxima no treino: 311,6 km/h, o que assegura o bom rendimento do motor da Ferrari.Na segunda fila largarão as duas Red Bull. Daniel Ricciardo e Max Verstappen tiraram o máximo do carro. É improvável – mas não impossível – que consigam acompanhar o ritmo da Mercedes de Lewis Hamilton.

A prova, se for como o treino de classificação, será uma das mais velozes da temporada. Basta lembrar que os oito primeiros pilotos do grid – de Lewis Hamilton a Felipe Massa – superaram o recorde de pole anterior – 1min.29s529 – estabelecido por Felipe Massa, com Ferrari, em 2006. O recorde de prova pertence a Kimi Raikkönem, McLaren, 1min31s540, e não foi superado desde 2005. Se a previsão meteorológica estiver correta a corrida será disputada com tempo seco. E o recorde deverá cair.

O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece nos dias 10, 11 e 12 de novembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Os ingressos para a corrida, informações e imagens em 360 graus dos setores estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br. O GP Brasil também está no Instagram e Facebook: gpbrasilf1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *