Qual o segredo da Mercedes?

Qual o segredo da Mercedes?

Foto: AFP

A melhor cena do treino de classificação para o GP da Bélgica de Fórmula 1, neste sábado, em Spa-Francorchamps, ficou por conta do olhar oblíquo de Sebastian Vettel, observando a traseira do carro de Lewis Hamilton estacionado na reta de chegada do circuito, entre a Ferrari de Vettel e a Mercedes de Valtteri Bottas. Minutos antes, o piloto inglês tinha estabelecido sua 68º pole position (igualando o recorde de Michael Schumacher). Sebastian Vettel ficou com o segundo tempo.

O que Vettel depreendeu de sua atenta observação da Mercedes de Lewis não foi revelado. A dúvida é se tirou alguma informação que poderia ajudar a Ferrari na corrida (domingo, 9h, com transmissão pela TV Globo e BandNews FM).

O GP da Bélgica promete boas emoções a partir da largada com os dois principais candidatos ao título, largando lado a lado na primeira fila. Fora isso, em Spa, os pneus supermacios (utilizados pela primeira vez) e a aerodinâmica dos carros proporcionaram marcas excelentes. Os cinco primeiros colocados do treino de classificação superaram o até então recorde de pole de Michael Schumacher, estabelecido em 2002, com 1min43s726.  Lewis cravou 1min42s553 para ficar com a pole.

O final de semana em Spa serviu para o anúncio da renovação do contrato de três pilotos. Depois de Kimi Raikkönen (mais uma temporada pela Ferrari) e Stoffel Vandoorne (para o ano que vem, na McLaren), a Ferrari anunciou que Sebastian Vettel assinou por mais três temporadas, encerrando então os boatos de que poderia se transferir para a Mercedes a partir de 2019.

Para Felipe Massa sobrou a 18º posição do grid depois de ter ficado no Q1 e ainda por cima levado uma punição de cinco posições por não ter reduzido a velocidade no treino livre da manhã no momento de bandeira amarela dupla. Massa reclamou do momento ‘crítico’ da equipe Williams em um circuito onde deveria render mais. Curiosamente, no dia em uma publicação alemã, a Auto Motor und Sport, revelou que a Williams teria interesse na contratação de Fernando Alonso para o ano que vem para o lugar de Felipe Massa.

O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece nos dias 10, 11 e 12 de novembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Os ingressos para a corrida, informações e imagens em 360 graus dos setores estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br. O GP Brasil também está no Instagram e Facebook: gpbrasilf1.

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e Diretor de Imprensa do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *