Temporada de renovação de contratos na Fórmula 1

(Foto: Jose Jordan/AFP)

Como prevíamos, as equipes começaram a anunciar a renovação do contrato de seus pilotos às vésperas do GP da Bélgica que abre a segunda fase do Mundial de Fórmula 1 2017. A Ferrari fechou com Kimi Raikkönen por mais um ano e a McLaren anunciou que o belga Stoffel Vandoorne permanecerá na equipe. Os desdobramentos são inevitáveis.

A presença de Raikkönen por mais uma temporada na Ferrari – será a 8ª na escuderia italiana – dá pistas de que não deverá haver mesmo mudanças nas grandes equipes. Dessa forma, a Ferrari continuará também com Sebastian Vettel (nos planos da Mercedes para 2019). E a Mercedes, por sua vez, terá Lewis Hamilton (nos planos da Ferrari para 2019). O contrato com Valtteri Bottas vence este ano. O mais provável é que o piloto renove. Mas Pascal Wehrlein – se sair mesmo da Sauber – pode entrar na concorrência por esta vaga.

O holandês Max Verstappen fez uma ameaça velada à Red Bull, exigindo ‘um carro mais eficiente’ para continuar na equipe. Não ficou claro se ele estava se referindo ao ano que vem. O contrato dele vai até o final de 2018. E, salvo algum engano, ele não teria nenhuma proposta de outra equipe. A maior chance é a manutenção da dupla Verstappen e Ricciardo em 2018.

A McLaren voltou a ter alguma esperança de evolução do motor Honda depois que a Ilmor passou a dar um suporte técnico. Por isso antecipou-se no anúncio do novo contrato de Vandoorne. Esse pode ser o argumento para continuar contando com Fernando Alonso. O espanhol não se pronunciou. Mas, fora um improvável convite da Mercedes para o lugar de Bottas, ele não teria uma boa opção entre as demais equipes.

A presença de Felipe Massa na Williams em 2018 está em elaboração. A confirmação ou não ainda deve levar algum tempo. Mas está bem encaminhada.

O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece nos dias 10, 11 e 12 de novembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Os ingressos para a corrida, informações e imagens em 360 graus dos setores estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br. O GP Brasil também está no Instagram e Facebook: gpbrasilf1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *