Fim da abstinência. Fórmula 1 volta em Spa.

Foto: Jose Jordan/AFP

As férias da Fórmula 1 terminam no próximo domingo, com a disputa do GP da Bélgica, às 9h, com transmissão pela TV Globo e BandNews FM. Agora as equipes terão nove corridas pela frente e deixarão a Europa logo depois do GP da Itália, a última etapa do continente. Isso implica em algumas dificuldades para as escuderias que trabalharão as últimas sete provas longe de suas respectivas bases. Quem conseguiu alguma evolução técnica nessas três semanas, quando o campeonato foi interrompido, poderá levar vantagem a partir da corrida de Spa-Francorchamps.

É difícil fazer um prognóstico sobre o GP da Bélgica com base nos vencedores das corridas anteriores. Os reis do veloz e técnico circuito de Spa foram Michael Schumacher (seis vitórias) e Ayrton Senna (cinco vitórias, sendo quatro consecutivas o que nenhum piloto conseguiu realizar). Entretanto, se levarmos em consideração apenas os pilotos que continuam atuando, Kimi Raikkonen é quem mais chegou na frente, com quatro primeiros lugares: dois com a McLaren, dois com a Ferrari. Mas, para vencer em Spa, Raikkonen teria que superar seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel, em quem a Ferrari deposita toda a esperança para voltar a conquistar o Mundial de Pilotos.

Entre as escuderias, a situação não é muito diferente. Nenhuma delas tem o domínio absoluto do traçado. A Mercedes venceu as duas últimas. Mas nos últimos dez anos, a Red Bull somou três vitórias, a Ferrari três e a McLaren, hoje fora da competição por vitórias, venceu duas vezes.

Spa-Francorchamps recebe corridas de Fórmula 1 desde o primeiro ano da categoria, em 1950. Começou bem, com uma vitória de Juan-Manoel Fangio. O GP da Bélgica teve ainda corridas em Nivelles e Zolder, antes de voltar definitivamente para Spa em 1985, quando Senna venceu pela primeira vez no circuito. Além de Senna, entre os brasileiros, Émerson Fittipaldi conquistou vitórias em Spa, exatamente nos anos em que foi campeão mundial: 1972 e 1974. E Felipe Massa venceu em 2008 quando esteve muito perto de levantar seu primeiro título mundial.

As marcas de Spa que poderão ser superadas no próximo final de semana: recorde de pole, 1min43s726 (Michael Schumacher, Ferrari, 2002) e melhor volta da corrida, 1min47s263 (Sebastian Vettel, Red Bull, 2009.

O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece nos dias 10, 11 e 12 de novembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Os ingressos para a corrida, informações e imagens em 360 graus dos setores estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br. O GP Brasil também está no Instagram e Facebook: gpbrasilf1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *