Fórmula 1: novos GPs à vista?

Charlie Whiting – (Reprodução FIA)

O Mundial de Fórmula 1 2018 terá a volta do GP da França em Paul Ricard, circuito que abrigou a categoria entre 1971 e 1990, permitindo a Alain Prost conquistar a vitória em quatro vezes. A Alemanha também estará no calendário, com a prova de Hockenheim. A Malásia deixará o circuito. Com 21 corridas previstas, a Fórmula 1 ainda estuda um possível aumento de provas para 2019 ou 2020. Candidatos não faltam.

Nesta semana, o diretor de corridas da Federação Internacional de Automobilismo, Charlie Whiting, visitou Buenos Aires a convite do Automóvel Clube Argentino e observou o autódromo da capital portenha. Sugeriu uma reforma profunda antes que o Automóvel Clube entre oficialmente com um pedido para voltar a sediar uma etapa do Mundial de Fórmula 1 em 2019 ou 2020.

Mas não foi só a Argentina quem se animou com a possibilidade – ainda passível de confirmação – de um aumento no número de etapas do Mundial de Fórmula 1 que não tem, por enquanto, a unanimidade de dirigentes e equipes. Portugal foi o primeiro país da Europa a se manifestar. O país teve seu GP de Fórmula 1 em Estoril entre 1984 e 1996 mas cancelou por problemas financeiros. Foi nesse circuito que Ayrton Senna conquistou sua primeira vitória, correndo com uma Lotus, em 1985. Agora o plano é levar o GP para o autódromo do Algarve. A pista tem um ponto cego que teria de ser modificado para a corrida, obra que não demandaria muito tempo e gastos.

Na fila estão ainda a Turquia, cuja prova em Istambul foi disputada entre 2005 e 2011, e que tem em Felipe Massa seu maior vencedor: três primeiros lugares, competindo com uma Ferrari, e a Holanda.

A Holanda, graças à popularidade crescente de Max Verstappen e o apoio da cerveja holandesa Heineken, já faz estudos para a recuperação do traçado de Zandvoort. Esta prova foi disputada entre 1950 e 1985 e foi marcada por quatro vitórias do lendário Jim Clark.

Sabe-se ainda que a americana Liberty Media tem planos ambiciosos para os Estados Unidos. Ela avalia a possibilidade de realizar uma corrida em Miami, Nova York ou Los Angeles, além da etapa de Austin.

O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece nos dias 10, 11 e 12 de novembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Os ingressos para a corrida, informações e imagens em 360 graus dos setores estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br. O GP Brasil também está no Instagram e Facebook: gpbrasilf1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *