Sobre as torcidas organizadas

Foto: Geraldo Bubniak/AGB/Gazeta Press

É muito simples e fácil falar que as torcidas organizadas precisam acabar.
É muito fácil jogar a culpa em algo genérico, algo que não seja palpável.
A Constituição garante a liberdade de associação, liberdade de reunião, assegura o direito de ir e vir.
Claro que odeio violência. Sou contra toda forma de briga, até boxe e UFC me dão arrepios e não gosto. Mas dizer que acabar com as torcidas organizadas resolveria os problemas de violência no futebol é exagerado.

Discuti com o Flavio Prado sobre o assunto.
Não é certo generalizar e dizer que todo torcedor organizado é bandido. Isso não é verdade. O que gera a sensação de impunidade é que no Brasil as leis são brandas e nao são cumpridas. Tenho familiares e amigos que são de torcidas organizadas.
Eles não são bandidos. Eles nunca brigaram. Mas eles cantam e vibram e gritam e torcem e amam seu time com uma força e uma vibração difíceis de explicar.
Só quem já esteve num estádio e ouviu os cânticos e gritos das organizadas sabe o arrepio que aquilo dá. Enche o corpo de adrenalina e emoção.
É lindo. Será que tudo isso precisa acabar pra violência terminar no futebol? Tomara que não. Infelizmente alguns seres humanos fazem a gente perder a fé na humanidade. O espírito de massa é ignorante e agressivo.
Que as pessoas tenham mais amor, mais tolerância e saibam torcer sem brigar.
Afinal, tudo é um grande jogo, uma grande brincadeira. Ou no dia seguinte a maioria dos mortais não tem que acordar cedo e sair pra ganhar seu suado salário?
Paz no futebol.
Paz no mundo.
Paz na vida de cada um.

12 comentários

  1. Michelle Gianella

    Cada vez mais você evolui mais como jornalista e isso é bastante legal de se ver e acompanhar, sua análise foi muito boa e no contexto por você colocado de um mundo ideal faz todo sentido não se extinguir a organizada mais sim depurar e expurgar todos os maus elementos de todas as organizadas de todos os times. Saudações palmeirenses.

  2. OBRIGADO MICHELLE,A LOIRA DE TODAS AS TORCIDAS.MUITO BEM DIRIGIDOS OS DARDOS A QUEM MERECE.ESSE ANIMALZINHO QUE VOCE TEM O DESPRAZER DE TRABLHAR,JA DEU VARIAS AMOSTRAS DA SUA EDUCACAO,QUE SEGUNDO O MESMO PALERMA,CONSEGIU EM 2 FACULDADES(PELO TAMANHO DO Q.I..DUVIDO QUE SAIBA LER)COMO ESFREGOU NA CARA DO RONALDO GIOVANELLI .VARIOS ANOS ATRAS,AO VIVO PELA JP.ACHO QUE VOCE NEM TINHA VINDO AO MUNDO AINDA.MAS FAZ 2 SEMANAS,EU OUVI AO VIVO E EM DIRETO,ESTE PITECANTROPUS ERECTUS CHAMAR AOS BERROS DE ANTA E IMBECIL UM OUVINTE,UM OUVINTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!DO PROGRAMA DE DEBATES FA JP.DIZER O QUE ??QUE UMA BESTA DESTE CALIBRE POSSA FALAR NO RADIO E AINDA SER SOBERBO.MICHELLE,EU SEI QUE POR QUESTOES DE ETICA E TRABALHO,JAMAIS IRIA ME DAR O PRAZER QUE ESTE CIDADAO VEJA MEU COMENTARIO,MAS PELO MENOS,FALA O QUE EU DISSE.QUEM SABE UM DIA CHAGA A SER MEDIOCRE.PRA VOCE,MEUS PARABENS,QUEM NAO TEM EDUCACAO,MERECE TOMAR LICOES DA MESMA,E VOCE DEU.ABRACO

  3. OBRIGADO MICHELLE,A LOIRA DE TODAS AS TORCIDAS.MUITO BEM DIRIGIDOS OS DARDOS A QUEM MERECE.ESSE A.N.I.M.A.L.Z.I.N.H.O QUE VOCE TEM O DESPRAZER DE TRABALHAR,JA DEU VARIAS AMOSTRAS DA SUA EDUCACAO,QUE SEGUNDO O MESMO P.A.L.E.R.M.A,CONSEGIU EM 2 FACULDADES(PELO TAMANHO DO Q.I..DUVIDO QUE SAIBA LER)COMO ESFREGOU NA CARA DO RONALDO GIOVANELLI .VARIOS ANOS ATRAS,AO VIVO PELA JP.ACHO QUE VOCE NEM TINHA VINDO AO MUNDO AINDA.MAS FAZ 2 SEMANAS,EU OUVI AO VIVO E EM DIRETO,ESTE PITECANTROPUS ERECTUS CHAMAR AOS BERROS DE A,N,T,A E .IM.B.E.C.I.L UM OUVINTE,UM OUVINTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!DO PROGRAMA DE DEBATES FA JP.DIZER O QUE ??QUE UMA B.E.S.T.A DESTE CALIBRE POSSA FALAR NO RADIO E AINDA SER SOBERBO.MICHELLE,EU SEI QUE POR QUESTOES DE ETICA E TRABALHO,JAMAIS IRIA ME DAR O PRAZER QUE ESTE CIDADAO VEJA MEU COMENTARIO,MAS PELO MENOS,FALA O QUE EU DISSE.QUEM SABE UM DIA CHAGA A SER MEDIOCRE.PRA VOCE,MEUS PARABENS,QUEM NAO TEM EDUCACAO,MERECE TOMAR LICOES DA MESMA,E VOCE DEU.ABRACO

  4. Torcidas organizadas, ou como costumo falar, facções criminosas organizadas, são redutos de bandidos. Não importa se seja de time da série A ou da série D, todas são redutos de bandidos. Elas envergonham o futebol brasileiro. Elas envergonham aqueles que realmente torcem e amam o time que escolheram.

  5. UMA PENA QUE VOCE CENSUROU MEU COMENTARIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!MAS ENTENDO.NEM TODO MUNDO PODE FAZER O QUE QUER,PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DUM VERME COMO SEU COMPANHEIRO DE TV.MEUS PESAMES.MAS CONTINUO GOSTANDO DE VOCE.

  6. Michele
    Concordo com todos os seus argumentos, mas acho que é de fundamental importância essas torcidas organizadas cuidarem de seus sócios para que não participem de brigas. O que a gente observa nessas brigas é que surge um ou outro para apaziguar. E os outros? Ser sócio ou participar de uma torcida organizada é ter direitos e deveres para manutenção da paz seja em que local estiverem. Um deve cuidar do outro, e os que não querem a paz dentro do futebol tem que ser impedidos de participarem de torcidas organizadas ou qualquer outra atividade coletiva que esteja ligada ao desporto brasileiro. As organizadas é um braço da sociedade e creio que eu e você adoraria curtir nosso Brasil e nosso esporte predileto(Futebol) em paz e sem que ocorra mortes e agressões. Por um Futebol limpo e competente dentro e fora dos gramados. Bjs – Sou corintiano e adoraria ver o Juventus nas principais divisões do pais.

  7. MICHELLE,PENSEI QUE TINHA ME CENSURADO,MAS ERREI,DESCULPE.SE EU E MINHA FAMILIA TINHAMOS ADMIRACAO POR VOCE,AGORA VOCE GANHOU A GENTE DE VEZ.E DIFICIL UM JORNALISTA TER INDEPENDENCIA PRA FAZER O QUE PENSA CORRETO.OBRIGADO PELA SUA VALENTIA DE POR MINHA OPINIAO,JA QUE ELA NAO E MUITO FAVORAVEL AO SEU EDUCADISSIMO COLEGA PITECANTROPUS.FEZ NA GAZETA O QUE NAO FOI FEITO NA JP,QUE ALIAS,CADA VEZ PERDE MAIS AUDIENCIA POR IGNORANTES COMO ESTE CIDADAO.PARABENS A VOCE E A GAZETA PELA LIBERDADE DE EXPOR NOSSAS IDEIAS E MEUS PESAMES A JP,QUE JA FOI UM GRANDE MEIO DE INFORMACAO E HOJE NAO PASSA DE UM AMONTOADO DE ESTUPIDOS,COM ALGUMAS PESSOAS DE BEM NO MEIO.

  8. Hoje completa 87 anos o corinthiano Armando Degelo, presidente de honra do Vila Baeta Futebol Clube, de São Bernardo, que adora futebol e não perde um programa Gazeta Esportiva, do qual é fã da mesa redonda.. Ele aproveita para dar parabéns para você, Miichelle, que também fez aniversário essa semana e cumprimenta seus colegas Flávio Prado e Chico Lang. E ainda manda um abraço especial para Alberto Helena Jr, que, como Sr. Armando, conheceu os grandes jogadores de futebol do Brasil e também da Argentina, esses considerados os mais elegantes na época com camisas de tricoline e botões de madrepérola. Abraços a todos!!!

  9. O problema do Brasil é de impunidade em todas as áreas, não só nas torcidas uniformizadas. 1,0% do ser humano deve ser trancafiado, veja o EUA tem 300 milhões de habitantes e próximo a 3 milhões de pessoas presas com 1,0%, Brasil 200 milhões de habitantes com 500 mil presos ou seja 0,25%. A ciminalidade dos EUA é em torno de 8 vezes menor que a brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *