Cinco fatos importantes para o futebol feminino da última semana

A liberdade poética do blog me permite começar esse texto com um pedido de desculpas. Tanta coisa importante aconteceu na última semana no futebol feminino. Tanta coisa que merecia um espaço especial aqui. Mas não deu tempo. Foram dias atípicos que justificam, de alguma forma, o resumo que vai rolar adiante.

Elenquei os cinco fatos mais importantes para o futebol feminino dos últimos dias. Alguns deles serão desenrolados ao longo da próxima semana. Outros, serão pontuados aqui – porque não podem passar em branco. Como diz o poeta tuiteiro: segue o fio.

1. Libertadores começa essa semana

A Copa Libertadores feminina tem início nessa sexta-feira. A competição continental acontece na Argentina até o dia 21 de março. Lá, Corinthians, Ferroviária e Avaí defendem o Brasil. As duas melhores equipes de cada grupo garantem espaço na próxima fase. As quartas, semi e final serão definidas em jogo único.

No dia 5, o Timão encara o El Nacional, no Estádio Dep. Morón, enquanto o Avaí Kindermann duela diante do Deportivo Trópico, Estádio Vélez. Ambos os jogos acontecem às 17h. Por sua vez, a Ferroviária encara o Libertad-Limpeño, do Paraguai, no Estádio José Amalfitani, no sábado, às 19h30. Mas…

2 . Corinthians impedido de embarcar

Quem achou que o maior desafio para chegar à Libertadores de 2020 era conquistar a vaga no torneio, se enganou. Claro que não foi fácil garantir espaço no torneio continental, mas mesmo quem garantiu não está conseguindo, de fato, chegar lá.

Explico: Na última terça, ao chegar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o feminino do Corinthians teve embarque para a Argentina, sede da Copa Libertadores Feminina, negado.

Isso porque o governo local restringiu a entrada de brasileiros no país por conta da pandemia de COVID-19.

Agora, a torcida é que a equipe consiga embarcar na noite desta quarta. O time segue no aguardo por documento assegurando o embarque. Eles estão em contato direto com a Conmebol, que está tratando dos trâmites.

3. Aniversário da Formiga

Hoje, é aniversário de uma das figuras mais importantes do futebol feminino brasileiro: Formiga. Ela ostenta títulos e feitos. Aos 43 anos, soma o recorde de participações em Copas do Mundo, com sete. A meia ainda se prepara para disputar pela sétima vez os Jogos Olímpicos. Vale lembrar que foi medalha de prata em 2004 e 2008. Desde que existe futebol feminino em Copa do Mundo, existe Formiga.

Miraildes é, hoje, a pessoa que mais vestiu a camisa canarinho na história do futebol brasileiro – entre homens e mulheres. Ao todo são 26 anos de seleção. Então, o singelo registro do aniversário da grande. Em breve, voltamos com mais.

Dos 43 anos de Formiga, 26 foram no futebol (Foto: Instagram @gazetaesportiva)

4. Melhores do ano

Mais uma vez ele, o Corinthians dominou a premiação de Melhores do Ano da CBF. Ao todo, o Timão esteve presente em oito categorias.

Vice-artilheira do Corinthians, Gabi Zanotti foi eleita a melhor meia e Craque do Brasileiro Feminino A-1 2020.O gol mais bonito do Brasileiro Feminino foi o da volante Ingryd, diante do Palmeiras, na segunda partida semifinal do torneio.

Além delas, a goleira Lelê, atualmente no Benfica, a zagueira Erika, a lateral-esquerda Tamires, a meio-campista Andressinha, bem como o técnico, Arthur Elias, também foram premiados.

Dá uma olhada na relação de premiados:

Craque da Galera: Kaká (Flamengo)

Revelação: Jaqueline (São Paulo)

Gol Mais Bonito: Ingryd (Corinthians)

Melhor Goleira: Letícia (Corinthians)

Melhor Zagueira: Agustina (Palmeiras)

Melhor Zagueira: Érika (Corinthians)

Melhor Lateral: Tamires (Corinthians)

Melhor Lateral: Bruna Calderan (Avaí/Kindermann)

Melhor Volante: Andressinha (Corinthians)

Melhor Volante: Julia Bianchi (Avaí/Kindermann)

Melhor Meia: Gabi Zanotti (Corinthians)

Melhor Meia: Duda (Avaí/Kindermann)

Melhor Atacante: Carla Nunes (Palmeiras)

Melhor Atacante: Lelê (Avaí/Kindermann)

Melhor Técnico: Arthur Elias (Corinthians)

5. Os feitos de Edina

Não é futebol feminino, mas vale destacar. Ela é árbitra, mas é craque em quebrar barreiras no futebol. Depois de fazer parte do primeiro trio de arbitragem feminino a comandar uma partida oficial da Fifa no futebol masculino, Edina Alves será ela a primeira mulher a apitar um Dérbi. O duelo entre Corinthians e Palmeiras acontece na Neo Química Arena e é válido pela segunda rodada do Campeonato Paulista, na noite dessa quarta-feira.

1 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *