Malandro é malandro, mané é mané…podes crer que é…

Palmeiras perdeu final do Paulista 1986 para Inter de Limeira (Foto: Acervo/Gazeta Press)

O futebol anda muito estranho, misterioso, mudado, e essa mudança não foi pra melhor…
O que leva um atleta a perder suas qualidades, ou demonstrar falta de vontade, levando a mídia à conclusões inevitáveis, e as vezes, precipitadas? São possibilidades que nunca se confirmam, como, por exemplo, pagamentos atrasados…Se alguns jogadores decidirem fazer corpo mole, e o time começar a perder, a torcida deixar de comparecer em massa, dimunui a bilheteria! O patrocinador cansa de investir, o retorno é menor, e menos dinheiro para os cofres do clube…que vantagem Maria leva? E se o time cair de divisão então, é um ano de sofrimento e humilhação, luta bárbara pra voltar, com o dinheiro pingando nas contas no clube…ou seja, quem, propositadamente, empurra seu time pra baixo é um Zé Mané…e a conclusão é lógica, como cantava o embaixador dos morros e favelas, Bezerra da Silva…
MALANDRO É O CARA QUE SABE DAS COISAS…MALANDRO É AQUELE QUE SABE O QUE QUER…MALANDRO É O CARA QUE TÁ COM DINHEIRO…E NÃO SE COMPARA A UM ZÉ MANÉ…
Uma outra possibilidade de jogador fazer corpo mole é não ir com a cara do treinador!!!
Verdade! Forma-se um grupinho e na guerra com o cidadão ninguém ganha nada, só perde…
Lembro de uma pergunta de Roberto Avallone para os integrantes do “Mesa redonda, futebol debate”, na Tv Gazeta: “jogador derruba treinador?” Os outros 3 jornalistas foram sutis e diplomáticos, entendendo que não acreditavam em tal prática. Ainda ingênua, mas corajosa, disse que sim, que tinha um clube com sua estrela maior no Departamento médico há cerca de 30 dias, time indo mal das pernas, e que o treinador estava com os dias contados…mais uns dias, o dito cujo foi demitido, e a estrela do time voltou rapidinho!
Quem aqui se lembra da Copa do mundo na Itália em 1990?
Apesar da forte desconfiança em relação ao técnico Sebastião Lazaroni, os convocados poderiam formar um time titular campeão, sim senhor…
Mas…e há sempre um mas quando se perde a luta, os atletas ficaram insatisfeitos com o que chamaram de falta de transparência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no caso com o patrocinador, (uma marca de refrigerante) num mal entendido em que a entidade iria repassar x por cento, depois era menos, e quando foi mais já era tarde…
Mais uma situação que faz um time perder sem merecer, é a mais que conhecida “panelinha” de atletas, quando os mais famosos e mais caros, que deveriam ser exemplo para os mais jovens de comportamento ético e profissionalismo, decidem impor as regras e mandar mais que o treinador, e até, mais que o diretor, e porquê não, mais que o presidente do clube?
E por fim, uma situação não inédita seria a briga pelo estrelismo, ou, a guerra das estrelas…
Dois personagens que poderiam contar bem essa história seriam Mirandinha e Edmar, centroavantes do Palmeiras em 1986. Havia 2 ou 3 jogadores pró-Edmar, 2 ou 3 pró Mirandinha, e os que não se comprometiam, em cima do muro. Final do campeonato paulista, 100 mil torcedores no Morumbi, Palmeiras vice-campeão!!!
Internacional de Limeira, com mérito, primeiro time do interior a ser campeão estadual!
De todas essas possibilidades, qual a que mais se assemelha hoje com um time paulista que não parece disposto a ganhar???
É pra pensar…
Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *