Muitas vezes é falta de caráter…

Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras

Tenso..!
Tempos intranquilos…as perguntas estão em todas as mentes…quem vai ganhar, quem leva o prêmio da confiança do povo brasileiro; quem levanta as taças dos mais variados torneios; e a Copa do Mundo, será nossa?
Por toda essa ansiedade, e com nossa capacidade de capitalizar os melhores e piores momentos, haverá lisura em tudo que vai se decidir nestes dias importantíssimos para os brasileiros?
Se depender de uma das frases mais marcantes de Nelson Rodrigues, não!
“MUITAS VEZES É A FALTA DE CARÁTER QUE DECIDE UMA PARTIDA. NÃO SE FAZ LITERATURA, POLÍTICA OU FUTEBOL COM BONS SENTIMENTOS”
Nelson Rodrigues, pernambucano, foi escritor, jornalista, teatrólogo, cronista esportivo, e ao que tudo indica, não tinha muito orgulho dos nossos costumes!
E hoje, quem se orgulha de sua pátria e dos seu povo, do seu futebol e dos seus torcedores, dos seus autores e suas obras?
Fiquemos por aqui e observemos nosso comportamento em todos os setores da vida pública e privada! Sei que alguém por aí vai fazer piada grosseira e sem graça do “pública ou privada”…
E assim se repete a piada, sucessiva e incansávelmente, cada pensamento externado, cada torcida enrustida, cada sentimento exposto…não se respeita mais o semelhante, independentemente de sua idade, cor, religião, ou condição social…
Exemplos: O São Paulo na decisão da Copa Sulamericana? É segunda divisão da Libertadores, vale nada, premiação insignificante! Mas os que cairam fora, e os que nem entraram, gostariam de estar lá! E levando vaga para a Liberta de 2023!
O Flamengo vai decidir a Copa Libertadores da América com o Athletico Paranaense? Também, com o time que tem, e o VAR de reforço até eu! O mesmo se aplica à decisão da Copa do Brasil, entre Flamengo x Corinthians! Se a arbitragem não tirasse o Palmeiras, queria ver!
E por falar em Palmeiras, que depende só dele pra terminar o ano campeão brasileiro, a crítica menos feroz é: “que futebolzinho o time do Abel Ferreira está jogando…está indo na sorte!”
Ou seja, nada presta, ninguém joga nada, o futebol está horroroso, as torcidas estão se pegando até nas estradas, e salve-se quem puder! Na verdade, as brigas de torcidas estão ficando piores, e a punição até agora, é zero! Mas sempre foi assim, e a tendência, lamentavelmente, é piorar!
Saindo do campo da bola, partindo para o trabalho da imprensa, ataques gratuitos e ofensas desnecessárias chovem nas redes sociais: o narrador é horrível, grita muito, pensa que a gente é surdo? Ou: torcedor demais, narra como torcedor, xinga feito maloqueiro, e esquece que tem 2 times em campo! Pior: em alguns casos é verdadeira a acusação…
Se for mulher narrando ou comentando então, meu Deus! Sai de baixo que aí vem tudo de ruim que se pode ter ou fazer. E se acontecesse só no jornalismo esportivo, mas não!
É em todos os segmentos, principalmente na política!
Ninguém está satisfeito? Existe alguma chance de voltar a ser feliz?
Quando alguém entrou numa rede social detonando o rei Roberto Carlos e seu especial de fim de ano, alegando que “o cantor está muito velho” e já deu o que tinha de bom, se é que um dia teve, fiquei pensando cá com meus botões, se essas pessoas esperam chegar à idade do Rei, ou se já se sentem entrando no último vagão para a grande viagem!
É, Nelson Rodrigues…muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida!
Tinhas razão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *