Os “velhos” do futebol

Zé Roberto encerrou a carreira no Palmeiras (Foto: Divulgação/Cesar Greco)

Num país que flerta com o preconceito em suas mais variadas formas, tempo houve em que era chamado de “vovô” o jogador de futebol logo após completar 30 anos..!

Era mais como uma chamada à razão de que estaria chegando a hora de pensar em parar de jogar, de pendurar as chuteiras… e não era pejorativo o tom, mas a palavra estava lá: vovô!

Pode ser muito raro, mas acontece, ser vovô, de fato, aos 33 anos!

Pergunte ao Raí, ex-meia do São Paulo e da Seleção brasileira… pois que sua filha Emanuela, aos 16 anos, teve uma filha Naíra, neta de Raí, antes de completar 34 anos…

Com o tempo, aumentou a longevidade do atleta no desempenho de suas funções.

Alguns venceram as barreiras do tempo e ultrapassaram a casa dos 40 anos correndo atrás da bola…

Afinal, Paulo Roberto Falcão já tinha dito: “O jogador de futebol morre duas vezes! Uma, quando para de jogar… a outra quando morre de fato!”.

Então, vale tudo pra prorrogar a primeira morte… Isso inclui não ingerir bebida alcoólica, não usar drogas, não fumar, manter alimentação sadia e saudável, dormir horas necessárias pra manter o físico em dia, portanto, nem pensar em baladas, noitadas, e por aí afora!

Enfim, levar uma vida quase monástica, excetuando-se a parte que se refere à solidão.

Entre os que foram longe na prática profissional do futebol, nem todos cumpriram todas as regras todo o tempo. Exemplo? Romário!

O Baixinho gostava de uma noitada (deve gostar ainda) mas, segundo ele mesmo, as principais extravagâncias ele não adotava! Jogou até os 43 anos!

Zé Roberto, do Grêmio, Santos, Palmeiras e Seleção brasileira, parecia um garoto aos 42 anos, correndo pelo Palmeiras.

E agora, aos 47 anos, anuncia sua volta ao mundo da bola: assinou contrato com o Resenha FC, do Piauí, e vai disputar o mundial de futebol 7, de 21 a 23 de novembro, no Rio de Janeiro… É difícil parar mesmo!

Outros que bateram a casa dos 40: o zagueiro Mauro Galvão, parou aos 40 anos; o goleiro Magrão, ídolo do Sport, 43; Paulo Bayer, 41!

E, se você tiver curiosidade e pesquisar, vai achar, em clubes menores, de 5 a 10 atletas com mais de 40 anos, jogando bola… Isso em termos de Brasil, pelo mundo tem mais!!!

Por isso, nada de estranhamento se o Grêmio renovar o contrato de Diego Souza, 37 anos… Se o Corinthians renovar com Fabio Santos e Diego Ribas, 37 no Flamengo!

Pode observar: nos momentos de crise, a cobrança maior é em cima dos chamados veteranos.

Isso pode ser um recurso dos clubes de ter ídolos repatriando seus atletas, já que a molecada tipo Vini Jr, Rodrigo e outros, todos na Europa… Então, quem não tem cão…

E você, o que acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *