Endocanabinoides, a “morfina” da atividade aeróbica

Alguma vez você já se perguntou como um corredor de ultramaratona consegue se manter correndo por horas e horas e ainda cruzar eufórico a linha de chagada? Já se perguntou como esses atletas, conseguem manejar dor, percepção temporal, tédio e manter o ânimo de continuar correndo? Pois bem, a explicação pode estar há centenas de anos.

Endocanabinoides promovem um grande bem estar em atividades aeróbicas longas

Nossos  ancestrais precisavam passar horas andando e correndo em busca de alimentos e, para isso, necessitavam de um sistema endógeno que fosse capaz de proporcionar energia de alta eficiência e economia, aumento de foco, ânimo, analgesia e auto controle, para que eles tivessem uma investida de sucesso em sua caçada. Atendendo a esta demanda, nosso organismo desenvolveu um mecanismo eficiente conhecido como sistema endocanabinoide.

Corredores terminam a prova com euforia

O sistema endocanabinoide é composto por neurotransmissores, frutos da degradação de gordura e que se ligam a receptores específicos chamados canabinoides. Este sistema é responsável por regular processos fisiológicos relacionados ao apetite sensação de dor, humor, memória e muitos outros.

Existem dois endocanabinoides mais estudados que são: anandamida e o 2- araquinoidilglicerol (muito abundante no cérebro), estes atuam em receptores denominados CB1 e CB2. Os receptores CB1 são encontrados predominantemente no cérebro e no sistema nervoso central, sendo o principal alvo da anandamida, bem como do THC exógeno, o componente ativo mais conhecido da planta Cannabis. O CB2 concentra-se em todos nos órgãos, músculos e sistema linfático.

A analgesia dos endocanabinoides permite um sprint final

A ativação deste sistema produz estados psicológicos de euforia, prazer, analgesia comparada aos opióides, levando à sensação de bem estar e dificuldade de estimação do tempo.

Estudos têm demostrado que o exercício físico de longa duração como em uma corrida, ativa o sistema endocanabinoide, sugerindo um novo mecanismo induzido pelo exercício nas alterações do estado mental.

Uma vez que essas substâncias reduzem a sensação de dor e alteram processos emocionais, este sistema pode participar nos efeitos psicológicos induzidos pelo exercício.

Os endocanabinoides representam um grande bastidor nas provas de longa distância

O sistema endocanabinóide está envolvido na mediação de alguns dos efeitos fisiológicos e cognitivos do exercício físico voluntário em humanos e outros animais, como contribuir para a euforia induzida pelo exercício, além de modular a atividade locomotora e motivacional em troca de recompensas. 

Em humanos, verificou-se que a concentração plasmática de certos endocanabinoides (anandamida) aumenta durante a atividade física. Uma vez que os endocanabinoides podem efetivamente penetrar na barreira hematoencefálica, foi sugerido que a anandamida, juntamente com outros elementos neuroquímicos , contribui para o desenvolvimento de euforia induzida por exercício em humanos, um estado coloquialmente referido como “euforia do corredor.”

A economia energética do sistema endocanabinoide permite o atleta alcançar longas distâncias

E agora? Ficou curioso para experimentar essa sensação de euforia e bem estar? Então já programe um treinamento aeróbico de longa duração. Não esqueça de consultar seu médico para antes realizar um checkup para liberação, bem como um educador físico  para montar sua planilha de treino.

Bom treino!

Dr Bruno Sthefan
Médico do Esporte

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *