Lesões de menisco em atletas. Entenda tudo!

Lesão de menisco. Comum no futebol

As lesões do joelho são bem frequentes nos esportes e o entorse é o principal mecanismo de trauma relacionado. Várias estruturas são envolvidas no trauma de joelho e uma bem comum é o menisco. Mas, você sabe o que é o menisco? Dr Caio Fortuna médico ortopedista especializado em joelho, descreve com muita riqueza tudo que se precisa saber sobre o menisco e suas afecções no esporte.

Dr. Caio Fortuna, ortopedista especialista em joelho

O menisco é uma estrutura fibrocartilaginosa (formada principalmente por colágeno tipo I) presente no joelho entre os ossos do fêmur e da tíbia.Possuímos 2 meniscos em cada joelho, o medial e o lateral. Os meniscos tem forma semi-circular/ circular semelhante a letra “C” e apresentam inúmeras funções.Entre as principais funções do menisco estão a absorção de impacto, estabilização articular e lubrificação.

Dr. Caio Fortuna, médico do futebol da base do São Paulo

A vascularização do menisco também apresenta uma particularidade. Ele não apresenta vasos sanguíneos em toda a sua extensão. Ele possuí vasos sanguíneos apenas em sua porção mais periférica (zona vermelha-vermelha) e em parte da sua porção central (zona vermelha-branca), sendo a porção mais interna avascularizada, sem vasos (zona branca-branca). Essa informação é relevante pois ajuda a definir o tratamento (como veremos mais adiante).

Avaliação física bem direcionada é fundamental

Como ocorre as lesões meniscais?

 Nos atletas as lesões meniscais ocorrem mais frequentemente por traumas indiretos (entorses do joelho), ou como resultado de uma mudança rápida de direção, como movimentos de giros, dribles e cortes muito comum em diversos esportes como futebol, futebol americano, handball etc. Em esportes de salto, como basquete e vôlei, o momento angular( vetor de movimento) seguido de rotação pode ser a causa da lesão.

As lesões meniscais podem ocorrer também sem histórias de traumas, em atletas mais velhos, como parte de um processo degenerativo.

Como é feito o diagnóstico da lesão meniscal?

 Em 75% dos casos uma história bem detalhada sobre o problema seguida de um exame físico adequado são suficientes para fazer o diagnóstico, sem a necessidade de nenhum exame complementar. Por isso. não subestime as perguntas e a necessidade de ser examinado pelo seu médico.

O exame de imagem complementar mais indicado na suspeita de lesão meniscal é a ressonância magnética que auxilia na confirmação diagnóstica e na caracterização do tipo de lesão meniscal.

Exames de imagem completam o diagnóstico e avaliação da lesões meniscais

 Lesão meniscal é sinônimo de tratamento cirúrgico?

 Antigamente achava-se que o menisco não tinha função e as lesões meniscais eram tratadas de maneira agressiva com remoção de parte ou até mesmo do menisco na sua totalidade. Com a evolução dos estudos sobre o menisco, percebeu-se que os casos onde foram feitas a ressecção total ou parcial do menisco evoluíram com degeneração articular importante.

 Sendo assim hoje o tratamento da lesão meniscal visa o alívio da dor, dos derrames (inchaço) articulares de repetição e do bloqueio articular procurando preservar a maior quantidade de tecido meniscal.Dessa maneira nem toda lesão meniscal é de tratamento cirúrgico.

 O tipo de tratamento dependerá de inúmeros fatores como: idade do paciente, tipo de lesão, região do menisco lesionada (se em área com vascularização sanguínea ou não), estabilidade do joelho, leões associadas e atividade desempenhada pelo atleta/paciente.

A lesão no menisco pode te afastar do esporte

O tratamento pode ser dividido em conservador (sem cirurgia) e tratamento cirúrgico.O tratamento conservador visa alívio/controle dos sintomas e é baseado principalmente em readequação muscular, exercícios de propriocepção e adaptações das atividades.

Eletroestimulação para tratamento não cirúrgico de lesões do meniscoi

O tratamento cirúrgico visa sempre a máxima preservação do menisco, sendo possível em alguns casos a sutura do menisco (dar pontos).

 Existe também tratamento com transplante de menisco porém esse é indicado em casos muito restritos e exige recursos específicos para realização do procedimento.

 Como prevenir as lesões meniscais?

 Melhor do que tratar é prevenir.Hoje em dia a medicina tem trabalhado cada vez mais com prevenção, e na medicina esportiva e cirurgia de joelho não é diferente.

 

A prevenção das lesões meniscais envolve um trabalho de fortalecimento, controle neuromotor e proprioceptivo. Por isso, independente da modalidade que você pratique sempre reserve um tempo e associe os trabalhos preventivos de força, alongamentos, trabalho de mobilidade, proprioceptivo e de controle neuromuscular. Isso contribuirá para te manter em atividade e de maneira saudável.

Vida longa no esporte!

 Outras estruturas importantes do joelho também costumam ser afetadas no mesmo mecanismo de lesão do menisco como é o caso dos ligamentos, sendo o cruzado anterior um dos mais acometidos. O fortalecimento muscular voltado para atividade esportiva envolvida, associado a treinos proprioceptivo são extremamente importantes na prevenção de lesões do joelho.

Bom treino!

Dr Bruno Sthefan
Médico do Esporte

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *