Mulheres negras, professoras de Educação Física

Em um momento em que a sociedade convive com as mais impróprias atitudes com os seus semelhantes, representadas pelas mortes de pessoas negras e, em alguns espaços, justificando suas atrocidades pela cor da pele, temos a satisfação de receber um livro da Coleção “Educação Física: formação para o cotidiano escolar” com o título? MULHERES NEGRAS: Professoras de Educação Física, da Editora CRV.

Reproduzimos, aqui, os termos que conduzem ao interesse pela leitura desta obra:

“Este livro intenciona tornar pública a trajetória de um grupo de mulheres negras que, a partir de suas escolhas e trajetórias, tornaram-se Professoras de Educação Física (na Educação Básica e no Ensino Superior). A Educação Física Brasileira é repleta de contradições, uma delas é que historicamente forjou a constituição e o enaltecimento de um perfil corporal que privilegiou o home, branco e de uma determinada classe social, por exemplo: a manifestação do branqueamento, os estereótipos étnicos, a desconsiderações das questões gênero e o mito da “mulher frágil e sensível”. As mulheres negras, ao lado dos homens negros, aparecerem no processo histórico da Educação Física, esporadicamente, como “exceções”. Ora para justificar o desempenho em uma determinada modalidade esportiva, ora para reforçar situações de superação e de esforço individual fora do contexto das conquistas coletivas e da representatividade da mulher negra na Educação Física brasileira. Esta obra é enriquecida por um encontro solidário e corajoso de Mulheres Negras, Professoras de Educação Física que se posicionam, expressam opiniões, interpretações, pesquisas, pontos comuns que buscam racializar a área e politizá-la, construindo assim, a Negritude dentro e fora da academia. A pauta antirracista precisa ser de todas e todos que se preocupam com a vida humana.

Bora ler e socializar as questões e trajetórias intensamente vividas e reportadas pelas autoras, humana e corajosamente expressadas.

Daniel Carreira Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *