Zubeldia, um “Carpini” com grife que fala espanho!

Impressionante como no futebol brasileiro se engana fácil. Basta encobrir um fato com esperteza e todo mundo se encanta. É o caso do novo técnico do São Paulo, Luis Zubeldia. Ele vem substituir Thiago Carpini, que perdeu o cargo por ter a fama subido à cabeça. Na verdade, o argentino de diferente tem a língua (fala espanhol) e uma certa grife.  A diferença é ter uma maior rodagem em times do Equador, Colômbia e Paraguai. Emplacou mesmo na LDU, onde conquistou o campeonato colombiano e a Copa Sul americana.

Carpini tinha 39 anos. Zubeldia, 43.  Idade por idade, truco! O argentino tem lá uma asa negra contra o São Paulo. Em 2021 quando estava no Lanús eliminou o Tricolor em pleno Morumbi. Pela LDU de Quito mandou o São Paulo para o devido espaço de novo. Tem apenas um título na curta carreira, campeão equatoriano. Ou seja, a primeira grande equipe a ser dirigida por ele será a são-paulina. Zubeldia não passa de outra aposta dos dirigentes, meio perdidos diante da irregularidade mostrada após a saída de Dorival Júnior para a seleção brasileira.

Não será um trabalho fácil para o novo treinador com grife do Mais Querido. Primeiro, não conhece o elenco. Deverá levar alguns meses para chamar cada um pelo nome. Depois, argentino gosta de uma retranca, jogadas pelas alas e contra-ataque velozes. Vai meio na contra-mão da tradição tricolor, que é mais ofensiva, com as linhas próximas uma das outras. Defende em bloco e ataca da mesma forma. Zubeldia irá resolver os problemas do time? Não creio. Numa dessa veio para confundir e não para explicar, como diria o finado e sábio Velho Guerreiro, Chacrinha.

E tenho dito!