VP mexeu bem e Timão venceu

Corinthians venceu com gol contra em Itaquera (Foto: Danilo Fernandes/FramePhoto/Gazeta Press)

Foi um duelo tático. De um lado, o português Vitor Pereira. De outro, o argentino Vojvoda. E deu o portuga da Fiel. O Corinthians derrotou por 1 a 0 o outrora temível Fortaleza e pulou de novo para a ponta da tabela do Brasileirão. O único gol da partida foi contra, do zagueiro Jussa e os grandes destaques da partida, para variar, foram Cássio e Willian. Um com defesas importantes na etapa inicial e o camisa 10 por chamar a responsabilidade para si em toda partida.

De última hora, o técnico corintiano testou negativo para Covid-19 e pode dirigir a equipe do banco de reservas. E uma novidade chamou a atenção. Du Queiroz cedeu lugar para Paulinho, para atuar ao lado de Maycon, para muitos a dupla de volantes ideais. A dupla teoricamente formava um meio campo forte, completado por Renato Augusto e Willian. Já Fortaleza veio na retranca, com o treinador Vojvoda apostando em três volantes.

GOL ANULADO 

Equipe alvinegra com o velho problema de sempre. Toque cadenciado, lento e com pouca objetividade. No entanto, em uma arrancada pela direita, beque escorregou, bola bateu no cotovelo de Júnior Moraes, levantou rapidamente e tocou para redes.VAR entrou em ação e anulou o lance. Optou por assinalar mão do centroavante.

Matheus Jussa aproveitou sobra e de média distância deu trabalho para Cássio. Adversário ganhou confiança e criou boa oportunidade com Pikachu. Gigante errou na saída de bola e quase complicou-se. Romero chegou atrasado. Fortaleza equilibrou as ações, principalmente no meio campo. Time de Vojvoda mais entrosado.

GOL ANULADO II

Moisés arriscou de longe, Cássio rebateu e Romero tocou para o gol. No entanto, bandeirinha levantou o instrumento. Jogador impedido. Não era uma boa jornada de Maycon e Renato Augusto. De fora da área, Mário testou o goleiro. Frágil demais a marcação na cabeça de área. Paulinho contundiu o joelho esquerdo e saiu para a vinda de Du Queiroz.

Timão sem dar um chute a gol até os 30 minutos. Nervosos, alvinegros erraram passes e mal passavam do círculo central. No ataque, apenas Roger Guedes tentou algo produtivo. O tal de Junior Moraes com péssima atuação. Uma apresentação frustrante alvinegra depois dos 2 a 0 em cima do Boca Junior pela Libertadores.

CÁSSIO ESPERTO 

Em descida de Pikachu pela direita, Moisés mandou por cima com perigo. Só dava o time pernambucano. Corintianos reclamaram de pênalti em Junior Moraes. Arbitro e VAR ignoraram. De falta, Roger Guedes obrigou goleiro a espalmar no susto. Aos 45, primeira finalização a gol do Timão.

Rafael tocou para Moisés e de novo Cássio encaixou. Equipe do técnico VP péssima sem vontade e precipitada na criação e saída de bola. Não soube sair da postura alta do Fortaleza e Cássio acabou sendo o destaque alvinegro. Jogadores pareciam cansados e sem vontade.

GOL CONTRA

No intervalo, VP colocou Raul Gustavo no lugar de Renato Augusto. Uma substituição no mínimo estranha e diferente, dentre outras. Porém, anulou o domínio do oponente e buscou a vitória. Em descida pela direita, Pikachu nem cruzou e nem chutou. Pelota para fora. Corinthians sem meia armador pela primeira vez na temporada. Em cobrança de escanteio curta para Maycon pela direita, Gil atrapalhou o zagueiro Jussa que fez contra, 1 a 0.

Hércules de longe apertou Cássio. Willian passou a flutuar pelo campo e ora armou, ora caiu pelas pontas. Camisa 10 chamou a responsabilidade e infernizou a defesa do Fortaleza. Jô e Mantuan chegaram nos lugares de Junior Moraes e Roger Guedes. Adversário sentiu e cedeu espaços.

JÔ DE PIVÔ

Gil, de cabeça, aproveitou cobranca de escanteio pela esquerda e o goleiro Max fez um “milagre”. Jogadores do Fortaleza não conseguiam segurar Willian e nem evitar o velho e bom pivô feito pelo veterano Jô. Mantuan, por pouco, não fez o terceiro. Cevallos travou na hora “h”. Passe de Jô. Gustavo Mosquito substituiu o destaque da partida, o extraordinário Willian.

Árbitro deu cartão amarelo para VP, por reclamação. João Vitor recuou mal para Cássio e quase marcou contra. E não deu tempo para mais nada. Timão melhorou bastante com as alterações do técnico portuga, que neutralizou o adversário na etapa final e somou três preciosos pontos no campeonato brasileiro.

E tenho dito!