A recuperação do São Paulo

Foto: Van Campos/Ofotografico/Gazeta Press

O São Paulo venceu com certa tranquilidade a equipe do Vasco da Gama por 2 a 0, na noite desta quarta-feira à noite, no Morumbi. Esse foi o primeiro jogo válido pela Copa do Brasil e o resultado trouxe uma certa paz de espírito ao clube. Afinal, domingo passado, foi goleado impiedosamente pelo Flamengo, partida do Brasileirão. Decisão da vaga fica para semana que vem, no Rio de Janeiro. Um empate garante o time são-paulino nas Quartas de Final da competição, essa na base do mata-mata.

Primeiro tempo com Tricolor babando. Benitez era o “maestro” no meio campo, as chances foram surgindo normalmente, uma atrás  da outra. Reinaldo deixou Rigoni cara a cara com Vanderlei e perdeu gol certo. Benitez lançou Pablo que, ao invés de chutar, preferiu passar para Rigoni. Lance inacreditavelmente desperdiçado.

Timidamente, Vasco tinha dificuldades para entrar tabelando. Ai Léo Jabá (ex-Corinthians) bateu de longe, por cima. Inspirado, Benitez deu um passe de quarenta metros para Rigoni. Desta vez, argentino livrou-se do zagueiro e bateu no canto oposto, 1 a 0. Na sequência, Igor Gomes matou de esquerda e bateu de direita. Quase!

Tricolor estava com sede de gols. Pablo penetrou pelo meio e obrigou Vanderlei a trabalhar. Escanteio pela direita, Igor Gomes arma para Miranda, de cabeça, por pouco não ampliar. Time de Crespo perdendo vários gols. Faltava tranquilidade a hora da finalização.

De repente, São Paulo diminuiu a intensidade e deu campo para o valente Vasco, que deixou a modéstia de lado e se atraveu ofensivamente. Boa articulação vascaína, Marquinhos Gabriel (outro ex-corintiano) bateu forte e Volpi encaixou. Arboleda sentiu a parte posterior da coxa direita e foi substituído por Bruno Alves.

Logo de cara na etapa final, Cano chutou forte. No rebote, Bruno Gomes mandou para fora. Na resposta, Rigoni rolou para trás e Pablo perdeu o equilíbrio. Centroavante são-paulino, na sequência, teve ótima oportunidade e desperdiçou de novo. Jogo rápido e de igual para igual. Cano recebeu pela direita e concluiu mal.

Pablo segurou a jogada e passou para Benitez. Meia deu de bandeja para Rigoni. Hermano acertou o poste direito de Vanderlei. Deu azar! Entraram Gabriel Sara e Marquinhos. Zeca finalizou e Volpi pegou fácil. A briga estava no meio campo. De um lado Benitez. De outro, Marquinhos Gabriel. Os dois eram os cérebros da equipes pelo setor e a partida ganhou ritmo e emoção.

Miranda e Cano trocaram empurrões e até tapas. Arbitragem fez vistas grossas. Crespo apostou em Liziero e Talles. Reinaldo cobrou escanteio pela direita. Pablo de cabeça, no primeiro pau, ampliou para 2 a 0. Tento redimiu a péssima atuação do atacante, que vivia um jejum longo. No último minuto da prorrogação, Marquinhos chutou no cantinho esquerdo e Vanderlei salvou. Fim de partida. Bom resultado para o São Paulo.

E tenho dito!