São Paulo desanima qualquer cristão

São Paulo foi goleado pelo Flamengo (Foto: Divulgação/Alexandre Vidal)

Flamengo passou por cima do pobre São Paulo como um caminhão, nesta tarde de domingo, em pleno Maracanã. Uma goleada de 5 a 1, de virada, até quebrou um tabu (Mengo não vencia o adversário há nove partidas). Bruno Henrique foi o grande destaque. Foi autor de três gols e ainda teve outro anulado (passava por um jejum de gols de cinco jogos). Completaram o placar Gustavo Henrique e Wellington contra. Uma decepção para o torcedor são-paulino, afinal a equipe saiu na frente e poderia ter feito mais gols. Fantasma do rebaixamento ainda apavora o Morumbi. É para desanimar qualquer cristão…

Partida começou agitada. Só o Tricolor perdeu três gols feitos até os 12 minutos. Duas com Vitor Bueno e uma com Miranda. Em uma delas, Bueno ficou cara a cara com Diego Alves, que praticou uma defesa sensacional. Na base da correria e de toques rápidos, a equipe do técnico Hernan Crespo tentou surpreender o Mengo de Renato Gaúcho.

Foi um sufoco são-paulino. Os donos da casa ficaram pasmos diante de tanta pressão. Só foram incomodar aos 17 minutos, quando Gabigol disparou pela esquerda e foi pego em impedimento. Ou seja, tricolores estavam “irreconhecíveis”, produzindo até demais para um time cheio de problemas e meio improvisado.

Gabigol arriscou de fora da área e o goleiro Tiago Volpi encaixou com classe. O time da casa chegou finalmente. Bruno Henrique, bem ao seu estilo, penetrou pela esquerda e bateu para Volpi pegar. Depois, pela direita, jogada parecida de Gabigol gol. Chute saiu fraco. São Paulo respondeu com a juventude de Marquinhos.

Tricolor foi diminuindo o “fogo” do início e deu chances de os alas flamenguistas aproveitarem os espaços nas costas dos laterais adversários. Igor Vinícius, mesmo assim, chutou colocado para Diego Alves espalmar com as duas mãos. Era o chamado “toma lá, dá cá “.

Quase gol do Flamengo. Volpi deu para Gabriel Sara, que se atrapalhou e perdeu para Matheuzinho. Lateral foi fominha e tentou pegar goleiro de surpresa e não conseguiu. Um jogo muito corrido. E o raçudo São Paulo teve até mais posse de bola do que o badalado Flamengo. O desafio são-paulino era manter o mesmo ritmo na etapa final, o que não ocorreu. Veio uma tragédia no Maracanã.

Rodrigo Caio falhou feio e Marquinhos ameaçou. Na cobrança de escanteio, Gabriel Sara cobrou na medida para Arboleda, de ombro, abriu o placar, 1 a 0. Pelo primeiro tempo, resultado justíssimo. Arrascaeta tabelou com Bruno Henrique. Atacante amorteceu com o braço e mandou para as redes. VAR, no entanto, anulou o gol.

Igor Gomes e Rigoni entraram na luta. Agora estava nos pés dos jogadores flamenguistas o peso da responsabilidade de resolver a parada. E foi o que ocorreu. Supersticioso, Renato Gaúcho apostou no “talismã”  Michael. Nos últimos jogos, quando o rapaz entra arruma para cabeça do adversário. Dito e feito.

A arrancada do Flamengo começou com Arrascaeta. Ele bateu rápido escanteio pela direita, defesa tricolor desatenta, William Arão furou porém Bruno Henrique, desta vez, aproveitou,  pegou de canela, 1 a 1. Dois minutos depois, Bruno Henrique dominou diante de Igor Vinícius e encheu o pé. Bola entrou no ângulo, onde a tal da coruja mora, 2 a 1, de virada. Golaço.

Para variar, o São Paulo de Crespo caiu de produção no segundo tempo. Não conseguiu se manter em um ritmo constante, regular. Veio Benitez para retomar as redes do jogo. Deu ruim: outro escanteio cobrado por Arrascaeta e Bruno Henrique fez mais um, agora de cabeça, 3 a 1.

O médico do Fla empurrou o auxiliar de Crespo. Argentino tentou revidar. Confusão e expulsão de campo de ambos os lados. Renato colocou Thiago Maia e Pedro. Vitinho bateu falta pela esquerda, Rodrigo Caio tocou para Gustavo Henrique, 4 a 1. Bobeou o veterano Miranda. Vitinho deu para Michael. Wellington, está amado, tentou cortar e marcou contra, 5 a 1. Partida estava liquidada. Faltou estabilidade emocional, fôlego e experiência para o Tricolor. Um vexame.

E tenho dito!