Palmeiras e São Paulo, mano a mano

Foto: Sebastiao Moreira / POOL / AFP

Palmeiras e São Paulo farão as Quartas de Final da Libertadores, em um duelo paulista inesperado. No duelo desta quarta-feira à noite, no Allianz Parque, o Verdão despachou a Universidad Católica, do Chile, por 1 a 0. O Tricolor, na véspera, passou de maneira heróica pelo Racing (3 a 1) e garantiu a vaga.

Será o duelo entre o técnico português Abel Ferreira contra o argentino, Hernan Crespo. Na última vez que eles se encontraram, o hermano sagrou-se campeão do Paulistão 2021. E agora? O Verdão disponta como favorito. É líder do Brasileirão e o Tricolor, ao contrário, luta para fugir do rebaixamento. Um clássico de tirar o fôlego.

OITAVA VITÓRIA SEGUIDA 

Essa foi a oitava vitória seguida do Palmeiras na temporada e a décima do portuga no Allianz Parque. E foi uma partida eletrizante no primeiro tempo. As duas equipes saíram para o ataque. Time chileno precisava de um gol para levar para os pênaltis. Palmeirenses em grande fase também pretendiam decidir logo a parada e definir a classificação. Ninguém estava com receio de arriscar, de se expor. Claro que, no mano a mano, a equipe brasileira tinha mais recursos e se impôs.

Lanaro desviou de cabeça e Zampedri deu uma meia bicicleta e Wewerton encaixou no meio do gol. Jogada de Zé Rafael pela esquerda, deu para Gustavo Scarpa, que cruzou. Dayverson testou para fora. Wesley fintou o zagueiro e bateu. Goleiro deu rebote. Dayverson pegou de primeira e acertou o travessão. Ataque começou com Scarpa.

Lançamento de Danilo de pé esquerdo que deixou Wesley frente a frente com Sebastián Pérez. Bola explodiu na cabeça do arqueiro e foi para fora. Na cobrança de escanteio, Dayverson cabeceou, Pérez espalmou no reflexo e a pelota beijou o travessão antes de sair. Verdão trocava passes e buscava colocar a pelota no chão. Já a Católica insistiu no jogo aéreo. Era o que restava para fazer.

Pressão total. Wesley alçou na grande área,  Raphael Veiga pegou de voleio e estourou no poste esquerdo. Na sobra, Marcos Rocha bateu de direita sem chances de defesa, 1 a 0. O time de Abel Ferreira tomou conta do espetáculo, tentou aumentar o placar, sem sucesso.

PÉREZ PEGOU ATÉ PENSAMENTO 

Na etapa final, o Palmeiras manteve o ritmo e empurrou o time do Chile para o campo de defesa. Adversário ficou sem opções de saída de jogo e foi se encolhendo. Depois de um cruzamento da direita de Marcos Rocha foi a vez do zagueiro Renan bater forte. Bola explodiu no peito de Pérez.

Escanteio pela esquerda, Valência subiu no segundo andar e cabeceou por cima. Falha da zaga alviverde. Vieram Dudu, Breno Lopes e Mayke. Dudu também entrou. Zé Rafael, sem ângulo, arriscou e de novo Pérez salvou. Em outros dois lances, não saiu o gol do Alviverde por falta de sorte. Um.o beque tirou em chute de Dayverson e outro em mais um “milagre” de Pérez em finalização de Zé Rafael, outra vez um dos melhores em campo.

Com classificação segura, entraram Kuscevic e Gabriel Veron. Uma vitória tranquila palmeirense, que poderia ter sido bem mais dilatada no placar se não fosse a jornada sensacional do goleiro Sebastián Pérez. O cara fechou o gol da Católica e foi o melhor em campo, sem dúvida.

E tenho dito!