Absoluto, Brasil derrubou tabu

Foto: Divulgação/Lucas Figueiredo

Brasil deixou os problemas extra-campo do lado de fora, foi para cima do Paraguai e conquistou uma oportuna vitória por 2 a 0, para calar as críticas e mostrar que o futebol brasileiro ainda é forte. Caiu um tabu de 35 anos, nesta terça-feira, em Assunção. Afinal seleção não conseguia vencer lá nem a pau. Os gols foram de Neymar e Paquetá. Em nenhum momento paraguaios ameaçaram.

Não deu nem para respirar. Seleção foi fulminante. Gabriel Jesus desceu pela direita e cruzou. Richarlison passou em branco. Já Neymar bateu consciente, de primeira, 1 a 0. Alderete, na resposta, disparou uma “bomba” de esquerda. Ederson espalmou. Paraguaios foram visivelmente surpreendidos e sentiram o golpe.

Fred lançou Richarlison, que carimbou o goleiro Antony Silva. Brasil ligadissimo na partida. Miguel ameaçou e Militão salvou. Aos poucos a equipe da casa ocupou os espaços deixados pela seleção, que recuou e afrouxou na marcação.

Em contra-ataque, Neymar esticou para Richarlison. Atacante bateu com estilo e fez um golaço. No entanto, árbitro e VAR consideraram lance irregular e anularam o que seria o segundo da Canarinho, que jogou de camisa azul.

Na etapa final, Brasil valorizou  posse de bola e não deixou os paraguaios terem o domínio da partida. Richarlison, em ótima jornada, cruzou e Antony Silva atrapalhou-se e que levou o segundo. Paquetá, então, substuiu Fred. Técnico Tite sacou um volante e colocou um meia.

Gabriel Jesus recuperou o lance e rolou para Neymar. Camisa 10 penetrou, bateu cruzado e raspou o poste direito. Baixou o “Garrincha” em Richarlison. Ele driblou defesa paraguaia e foi calçado por Gustavo Gomes  a hora “h”. Tite, sacou Firmino e pôs Douglas Luís.

Técnico tirou Richarlison e Gabriel Jesus para mandar a campo Gabigol e Cebolinha. Mesmo assim, Paraguai pressionou. Alberto Espinola obrigou Ederson à ótima defesa. Em cobrança de falta,  Neymar apareceu e quase marcou. Gabigol bateu cruzado e passou raspando.

Neymar roubou na intermediária. Percebeu Paquetá fechando  a diagonal e rolou. Ex-rubro negro chutou no canto oposto, 2 a 0. Belo gol. Brasil chegou a 18 pontos em seis jogos e disparou na tabela. Sem falar que caiu um tabu de 35 anos sem vitória sobre o Paraguai jogando lá. Vitória de peso, depois de muita fofoca, acusações, ameaças de intervenção e outros problemas extra-campo.

E tenho dito!