Frango do goleiro e Palmeiras saiu na frente

(Foto: Cesar Greco)

O Palmeiras teve uma atuação apenas razoável. Porém, fez o suficiente para derrotar o Defensa y Justicia  por 2 a 1, nesta quarta-feira à noite, no Estádio Florêncio Varella, pelo primeiro jogo da disputa da Recopa Sul americana, na Argentina. Brilhou Gustavo Scarpa com um gol decisivo de falta, apesar da falha grotesca do goleiro. Time da casa reclamou bastante de um gol anulado de Bou. Rony e Brain Romero completaram a artilharia.

Mesmo sentido a falta de ritmo de jogo, o time do técnico Abel Ferreira controlou muito bem o adversário no primeiro tempo. Ainda mais depois de abrir o placar. Willian Bigode tocou para Rony. A bola bateu na mão do zagueiro e sobrou para o palmeirense. Por cobertura, 1 a 0. Um belo gol.

Como de costume, aliás, equipe palmeirense deu a bola para o adversário e optou pelo contra-ataque. A rigor, tática infeliz. Sorte do Alviverde estar o oponente em péssima jornada. Wewerton, na verdade, foi acionado duas vezes. Na primeira, grande defesa em chute de Braian Romero. Espalmou no canto direito. Puro reflexo e muita agilidade. Na segunda, molezinha. Tirou de “manchete”.

A diferença técnica entre as duas equipes era visível. Verdão com muito recurso individual, bom sentido coletivo e consciência de jogo. A etapa final começou movimentada. Bruno Lopes foi fofinha e mandou para fora. Pizine cruzou forte e perdeu a chance. Ai, então, uma triangulação do Defensa terminou em empate, gol de Brain Romero, 1 a 1. Falha de Felipe Melo, mal posicionado.

Gustavo Scarpa, de falta, obrigou o goleiro Usain a tocar para escanteio bola dificílima. O portuga, além de Scarpa, mandou a campo Danilo e Patrick de Paula. Esteves também entrou. A maioria dos substituídos cansou e deu espaço preciosos para o valente Defensa. Em cobrança magistral de falta, Scarpa colocou o Palmeiras na frente de novo, 2 a 1. Falhou Usain, famoso “mão de alface”.

Os argentinos empataram com Bou. Bandeirinha alegou impedimento. Lance duvidoso. Atacante tinha sim condições legais. VAR alegou irregularidade um lance antes. Abel Ferreira mandou a “equipa” segurar o resultado. E deu tudo certo, apesar de o Verdão terminar a partida totalmente desfigurado. Decisão do título ficou para Brasília, embora o Palmeiras esteja com excelente vantagem.

E tenho dito!